quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

12 fatos astronômicos marcantes em 2012

01-O robô Curiosity
Sem dúvidas alguma,o robô Curiosity da Nasa,conquistou o nosso primeiro lugar nesse ranking.O robô,que chegou em Marte esse ano,tem como principal missão encontrar vestígios de possível existência de vida no planeta.As informações recolhidas por esse robô são enviados para uma central,aqui na Terra,uma vez por dia.O robô deve passar dois anos lá,investigando o solo marciano e estudando possíveis vestígios de vida por lá.Porém nesses poucos meses que o robô passou por Marte,já obteve resultados e informações extravagantes,como o registro de um eclipse marciano,estudo de uma rocha marciana que possui semelhança com as rochas terrestres,e agora no final do ano de 2012,um encontro que deve mudar os registros históricos,como disse o diretor da missão,Curiosity encontrou vestígios de vida no planeta.

02-Petróleo e açúcar no espaço
Açúcar espaço (Foto: ESO/L. Calçada & NASA/JPL-Caltech/WISE Team)
Recentemente foi descoberto na Nebulosa Cabeça de Cavalo,o ''ouro negro''! É o que revela a pesquisa dos astrônomos do Instituto Max Planck, da Alemanha. Pela primeira vez, foram encontradas moléculas interestelares de C3H+, que integra a família dos hidrocarbonetos - partículas fundamentais na composição do petróleo. De acordo com o estudo, a nebulosa contém 200 vezes mais hidrocarbonetos do que a quantidade total de água em nosso planeta. A reserva fica na constelação de Órion e está a cerca de 1.400 anos-luz de distância da Terra (ou 26 milhões de anos de viagem da nave Voyager 1, a mais rápida da Terra).
Um pouco antes dessa descoberta reveladora,descobriram também o açúcar no espaço!
Os cientistas encontraram açúcar envolta de uma jovem estrela,as simples moléculas de glicose estão localizadas a 400 anos-luz do nosso Planeta.Segundo o principal autor do artigo, Jes Jørgensen, do Instituto Niels Bohr, na Dinamarca, essa forma de açúcar não é muito diferente da que usamos para adoçar o café, por exemplo. Moléculas assim são um dos ingredientes necessários para a formação do RNA, composto orgânico que está ligado ao DNA e é um dos elementos essenciais à vida.

03-Morte de Neil Armstrong
O primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, em 1969. (Foto: Nasa)O primeiro homem a pisar na Lua,Neil Armstrong morreu aos 82 anos,nos Estados Unidos no dia 25 de agosto de 2012.Armstrong foi o comandante da Apollo 11, missão que chegou ao satélite da Terra em 20 de julho de 1969. Ao ser o primeiro ser humano a pisar em outro corpo celeste, Armstrong proferiu a frase: “Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.”Armstrong foi também,líder de diversas outras missões importantes da Agência Espacial Norte Americana,Nasa.
A nota da família sobre a morte de Armstrong é encerrada com um pedido: "Para aqueles que perguntam o que podem fazer para honrar a Neil, temos um simples pedido. Honrem seu exemplo de serviço, feitos e modéstia, e a próxima vez que você der um passeio em uma noite clara e vir a Lua sorrindo para você, lembre de Neil Armstrong e dê uma piscadela para ele.”

04-Primeira missão privada à ISS
Cápsula Dragon acoplada à ISSA nave Dragon,feita pela empresa Space X,realizou alguns testes em maio desse ano,e em outubro completou a primeira missão espacial até à ISS privada.O ''feito'' abre as portas para novos contratos com empresas como a Space X,já que depois do fim dos ônibus espaciais a Nasa ficou dependente da Soyuz.
Em maio,em sua versão teste a Dragon levou mais de 400 quilos em carga,e transformou-se,a partir daí,a primeira missão privada a acoplar na ISS,em outubro,em sua versão definitiva,levou mais de 500 quilos de equipamentos e então participou de uma operação espacial real.

05-Eclipse total do Sol
eclipse
Não poderíamos esquecer dos incríveis e raros eclipses solares,a Austrália pôde presenciar o último eclipse solar de 2012.Alguns meses antes o Japão,também pode contemplar esse belo espetáculo,os japoneses vivenciaram um eclipse solar a 25 anos atrás,mas 25 anos em em Okinawa,esse eclipse pôde ser visto em todo arquipélago,sendo que a última vez que todo o arquipélago viu um eclipse solar foi a 932 anos atrás!

06-Sistema com 4 estrelas 
Em 2012,também foi anunciado por uma equipe de astrônomos,a descoberta de um planeta que tem seu céu iluminado por quatro estrelas! Sim,esse planeta tem quatro sóis!  O PH1, um planeta gasoso gigante do mesmo tamanho de Netuno e com cerca de seis vezes o da Terra, orbita em torno das duas primeiras estrelas, de massas respectivamente de 1,5 e 0,41 massa solar, em 138 dias.As duas outras estrelas fazem parte desse sistema planetário a uma distância de cerca de mil vezes a que separa a Terra do Sol.
























07-Primeiro homem na Lua 43 anos
Há quem diga ainda que o homem,não foi à Lua em 1969,para muitos tudo não passou de uma grande fralde,o que é uma mentira! O homem estava na Lua a 43 anos atrás!
Em 2012 comemorou-se 43 anos exatos do primeiro homem na Lua,o primeiro passo de um ser do Planeta Terra na Lua! 
Porém ainda há,e sempre terá os ''negacionistas'' que sempre acham que encontram provas de que o homem não foi a Lua.

08-Meteorito de 300kg 
No ano de 2012,também foi encontrado um meteorito de 300 quilos na Polônia.O meteorito representa a descoberta mais importante no leste da Europa.Segundo os pesquisadores o achado,quando estudado,pode abrir novos horizontes para desvendar a origem do universo.
Cientistas apresentam meteorito de 300 kg. Foto: AFP

09-Galáxias mais distantes
O telescópio espacial Hubble detectou recentemente,as galáxias mais distantes já vistas.As galáxias primitivas surgiram pouco depois do Big Bang,e tem cerca de 13 bilhões de anos.A descoberta pode ampliar respostas sobre a origem do universo.
As observações, efetuadas durante seis semanas em agosto e setembro, permitiram descobrir sete novas galáxias, a mais antiga delas com 13,3 bilhões de anos.

10-Maior sistema de rios 
A sonda Cassini,fez uma importante descoberta: a maior rede de rios fora do nosso Planeta.Ao contrário de água,o rio em Titã tem hidrocarbonatos em estado líquido.
A lua de Saturno,teria um rio de 400 quilômetros.
Titã é o único corpo do Sistema Solar, além da Terra, a ter líquidos estáveis em sua superfície. Só que, ao invés de água, a lua tem hidrocarbonetos - como etano e metano - em seus rios e lagos.
Segundo a missão, é a primeira vez que se registra um sistema de rios tão grande e complexo fora do nosso planeta. Os cientistas acreditam que os hidrocarbonetos líquidos preenchem o curso porque ele aparece escuro nos registros do satélite. O rio acaba no mar Kraken que, em tamanho, estaria entre os mares Cáspio e Mediterrâneo.

11- Apenas 13 vezes maior que Júpiter
O planeta Júpiter é o maior planeta do sistema solar,é um gigante gasoso,cabe nele,cerca de mil planetas terras! E agora foi encontrado um planeta 13 vezes maior que Júpiter.
Astrônomos descobriram recentemente a fotografia rara de um grande "mundo alienígena". Chamado de Kappa Andromedae b, o planeta teria 13 vezes mais massa do que Júpiter e, consequentemente, seria muito maior do que qualquer outro planeta do nosso sistema solar.
De acordo com o Huffington Post, o planeta gasoso, classificado como "super Júpiter", orbita em torno da estrela Kappa Andromedae a 170 anos-luz da Terra. Segundo o site, existem mais de 850 planetas conhecidos fora do sistema solar, mesmo que possam existir bilhões de astros solitários na nossa galáxia. Dos que são conhecidos, porém, apenas uma pequena fração foi diretamente fotografada.
A foto do planeta foi registrada através do telescópio japonês Subaru, no Hawaii, por Joseph Carson, do Instituto de Astronomia da Faculdade de Charleston e Max Planck, na Alemanha. Normalmente, é muito difícil fotografar "mundos alienígenas", pois, segundo especialistas, eles se tornam "extra brilhantes" por causa de suas estrelas vizinhas.

12-Mercúrio: água congelada e materiais orgânicos
O pólo norte do primeiro planeta do sistema solar,Mercúrio,possui água congelada e materiais orgânicos,as observações realizadas pela cápsula de exploração planetária Messenger encontraram água gelada e materiais orgânicos em algumas regiões do polo norte de Mercúrio, informou nesta quinta-feira a Nasa (agência espacial americana).
A sonda, lançada em 2004 para o estudo do planeta mais próximo ao Sol, pesa 485 quilogramas, chegou às proximidades de Mercúrio em 2008 e se posicionou em sua órbita em março de 2011.
A missão formal de coleta de fundos do aparelho começou um mês mais tarde e desde então a Messenger tirou mais de 100 mil fotos.
As observações prévias de Mercúrio, feitas da Terra e com telescópios e radares, indicavam que poderia haver gelo nas áreas permanentemente cobertas por sombras nas crateras nos polos do planeta.
De sua órbita em torno do planeta, a cápsula observou áreas brilhantes e escuras definidas com luz infravermelha nessas regiões.
Em entrevista coletiva, os pesquisadores da Nasa explicaram que os dados dos instrumentos da Messenger, incluído um altímetro por laser e um espectrômetro de nêutrons, confirmaram que há gelo nas crateras do polo de Mercúrio.
Os cientistas acreditam que as áreas brilhantes nas imagens feitas pela cápsula representam o gelo que está perto da superfície de Mercúrio, enquanto as áreas escuras correspondem a regiões onde o gelo está coberto por uma camada de material rico em componentes orgânicos.
fonte:EFE.