quinta-feira, 7 de março de 2013

A origem da vida_Exobiologia

Introdução
Ao longo de toda a história várias e várias teorias foram criadas para explicar a origem da vida na Terra e a criação do Universo.
Seja ou não um cientista esta é a curiosidade de muitos,de onde vimos? Como tudo surgiu? A postagem a seguir mostra a teoria da origem da vida.
Na imagem acima,uma fonte geotérmica no Parque Nacional de Yellowstone,estado de Wyoming,Estados Unidos.O lago possui cerca de 90 metros de diâmetro e 50 metros de profundidade e é alimentado por águas,cujas temperaturas podem passar de 70ºC,devido à atividade vulcânica no subsolo.As cores tão intensas e brilhantes do terreno ao redor correspondem a minerais depositados e a uma variedade de microrganismos presente em cada uma das áreas,que suportam temperaturas de até 55ºC,considerado para a maioria dos seres vivos terrestres,uma temperatura letal.Esse ambiente pode ser similar aos que devem ter existido na Terra primitiva.

Origem dos seres e dos corpos
Entre as teorias mais conhecidas e mais aceitas atualmente está a teoria da Grande Explosão,conhecida também como Big Bang.A teoria diz,que o Universo estava originalmente concentrado em um volume extremamente pequeno com altíssima temperatura.Em algum momento teve início um processo de expansão.
A sucessão dos acontecimentos ocorridos a partir desse evento,determinando o estado atual do universo pode ser assim resumida:
  • formação das partículas mais elementares da matéria;
  • formação dos prótons e nêutrons,as partículas constituintes dos átomos;
  • produção dos átomos mas simples,como os de hidrogênio e de hélio;
  • formação das nuvens de matérias que originaram galáxias e estrelas;
  • formação dos sistemas planetários,incluindo o Sistema Solar e a Terra.
Os principais eventos desse gigantesco processo podem ser vistos no quadro logo abaixo.
Os Sistema Planetários,por sua vez,nasceram e cresceram de nuvens de poeira e gás chamados de discos protoplanetários.A matéria contida nesses discos começou a concentrar-se e a formar uma estrela em seu centro,com planetas a sua volta.É provável que o nosso sistema planetário tenha surgido de uma nuvem de poeira e gás,proveniente de uma explosão de uma estrela existente antes do nosso Sol.A maior parte dessa massa,formou-se o Sol,mas o movimento de rotação da nuvem transformou-a em um disco,no qual se formaram agregados de matéria que originaram os planetas que hoje conhecemos.A formação do Sistema Solar ainda é alvo de grande investigação.A imagem a cima é um exemplo de nuvem de poeira e gás.

Tabela dos principais acontecimentos
na história da evolução do nosso universo 
TEMPO / ESTÁGIO 
0 segundo- Início da evolução do universo.
(dez elevado a menos três-segundos)- Surgem o tempo,o espaço e a energia.
(dez elevado a menos trinta-segundos)- Expansão do Universo.Formam-se partículas de matéria.
3 minutos - Formam-se átomos de hidrogênio de hélio.
1 bilhão de anos-Formam-se galáxias,aglomerados globulares,estrelas,quasares e outros astros e corpos que existem no universo.A evolução do universo continua.Alguns bilhões de anos mais tarde surge o Sol,a Terra e os planetas do Sistema Solar.


Formação da Terra
Evidências indicam que a Terra se originou há aproximadamente 4,5 bilhões de anos,no mesmo período que o restante do Sistema Solar.No princípio,a Terra era uma esfera incandescente com a superfície fundida,que lentamente foi resfriando até a solidificação dessa crosta.Forma-se assim a sua primeira camada.Ao final de todo processo origina-se uma massa única denominada Pangeia.
A imagem ao lado é a representação da Pangeia.

Vestígios de vida mais antigos
Muitos cientistas acreditam que os primeiros vestígios de vida conhecidos foram produzidos por cianobactérias,bactérias fotossintetizantes constituídas de células isoladas ou reunidas em filamentos.A atividade das cianobactérias poderia ter produzido substâncias que provocaram a precipitação de carbonato de cálcio e outros sedimentos marinhos,formando assim as estruturas conhecidas como estromatólitos.Na Austrália foram encontrados estromatólitos estimados em 3,5 bilhões de anos.
Porém alguns cientistas dizem que os mais antigos fósseis de bactérias foram formados em área pertencente ao atual Canadá há 1,9 bilhões de anos atrás.
Veja as imagens abaixo de alguns estromatólitos,a segunda imagem é uma visão interior.
 

Teoria da evolução molecular (ou química) da vida
As ideias atuais sobre o aparecimento de vida na Terra consideram que moléculas orgânicas simples teriam sido sintetizadas na atmosfera primitiva da Terra,e posteriormente, acumuladas nos oceanos,onde sofriam novas reações e gradativamente iriam combinar-se entre si formando moléculas mais complexas.Posteriormente teriam adquirido propriedades rudimentares existentes nos seres vivos,formando os chamados sistemas protobiológicos de moléculas.

Exobiologia
A exobiologia é um ramo relativamente novo dentro da biologia que estuda cientificamente a possibilidade da existência e a manutenção de vida no exterior de nosso planeta.Os exobiologistas utilizam diversos métodos de análise,tais como espectroscopia,estudo dos cometas,de meteoritos ou de seus respectivos rastros.Até mesmo por meio de observações telescópicas,sinais de rádio etc.

Meteoritos-Desvendando origens
Os meteoritos são rochas espaciais que conseguem atravessar nossa atmosfera e chegar até o chão.Esses corpos são originados de restos de matérias deixados no universo,e possuem uma idade muito antiga.Estimam que alguns tipos tenham a idade do nosso sistema.Quando coletados e estudados esses corpos podem trazer para oc cientistas uma grande quantidade de informação sobre a origem de astros do universo.Essas rochas extraterrestres podem ser encontradas por qualquer um,até mesmo por você.
-Saiba as características dos meteoritos e como proceder se você achar que tem um meteorito. 
É importante contarmos com sua colaboração! Você pode ajudar a ciência dar grandes passos.

Tem alguém aí?
Astrobiólogos estudam origem da vida na Terra para entender se ela pode existir em outros astros por aí
A origem da vida e a existência de vida extraterrestre são alguns dos grandes enigmas não resolvidos da ciência.Questões como essa são estudadas por astrônomos,biólogos,geneticistas,químicos,físicos,geólogos e engenheiros.Reunidos em uma só disciplina própria a astrobiologia.
Recentemente diversos estudiosos na área estiveram no Rio de Janeiro,para estabelecer e debater as novidades da área.Entre os principais temas discutidos estavam a existência de estrelas e planetas de interesse astrobiológico nas proximidades do Sol ou a sobrevivência de moléculas orgânicas no espaço.Uma das estrelas do evento foi a biólogo norte-americana Janet Louise Siefert,da Universidade de Rice (EUA).
Ela explica que entes de nos indagarmos sobre a existência de vida extraterrestre,deveríamos refletir sobre a própria definição de vida na Terra.Na Terra ela é formada a partir de átomos de carbono que,combinados com outros átomos formam moléculas complexas,como o DNA.Mas seria possível a existência de outras formas de vida sem carbono?A bióloga afirma que não consegue imaginar outros elementos químicos capazes de atingir a complexidade de ligações químicas característica do carbono [...]
Mas ela própria não descarta a ideia ''Se formos a Marte e descobrirmos vida extraterrestre feita de carbono,proteínas e DNA,conseguiríamos reconhecê-la.Mas e se fosse outra forma de vida?''.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.