domingo, 1 de janeiro de 2012

Tipos de Satélites



                                                Na Órbita da Terra
Os satélites artificiais tornaram-se realidade no final dos anos de 1950.Assim,agilizaram as comunicações e permitiram a observação da Terra na mínimos detalhes.


O cientista britânico Isaac Newton (1642-1727) foi o primeiro a sugerir,por volta de 1680,que um objeto lançado a determinada velocidade e altura poderia girar indefinidamente ao redor da Terra-ou seja,entrar em órbita do planeta.Pouco menos de três séculos depois,os primeiros satélites artificiais foram enviados ao espaço.No final do século XX quase 5 mil desses aparatos rodeavam o planeta.
Os satélites tê importância prioritária no mundo e são responsáveis pela agilização das comunicações,pelo registro das condições meteorológicas e pelo apeamento da Terra,entre outras funções.Transmissões de TV,sinais de celulares,funcionamento do Sistema de posicionamento Global(GPS),por exemplo,dependem desse tipo de satélite.


Primeiros Satélites:
O primeiro satélite,o soviético Sputnik 1,lançado em 4 de outubro de 1957,foi confeccionado às pressas para ser lançado antes de um satélite norte-americano.(Nessa época a União Soviética e os Norte Americanos participavam de uma grande disputa como a corrida espacial).Já o Explorer 1,o satélite pioneiro dos Estados Unidos,foi ao espaço em janeiro de 1958.
No mesmo ano,o governo Norte-Americano realizou a primeira experiência de comunicação de um satélite,o Score,que transmitiu uma mensagem de Natal do presidente Dwight D. Eisenhower.Dois anos depois,o Echo 1 já refletia ondas de rádio e o primeiro satélite meteorológico foi colocado em órbita:o Tiros 1,lançado em abril de 1960.Em 1964,entrou em operação o Telstar1,até então o único capaz de transmitir sinais de televisão e de telefonia entre Europa e Estados Unidos.Em abril de 196,por sua vez,foi lançado o primeiro satélite comercial de comunicação,o Intelstar1.


Satélites Brasileiros:
O Brasil também lançou seus satélites ao espaço.O primeiro foi Brasilsat A-1,em 1985,destinado ao serviço de telefonia,televisão,radiodifusão e transmissão de dados para todo o país.Um ano depois,foi a vez do Brasilsat A-2,que pode atender também aos outros países da América do Sul.Em seguida foram lançados outros satélites brasileiros,com destaque para o SCD1 e o SCD2, utilizados para a coleta de dados ambientais.


Os satélites e suas funções:
Satélites de comunicação-servem para transmitir sinais de televisão,rádio,telefonia e internet.
Satélites de monitoramento remoto-estudam a superfície terrestre e são capazes de produzir fotos em alta definição.
Satélites meteorológicos-captam as atividades atmosféricas que auxiliam na previsão do tempo.
Satélites de posicionamento Global-representam a maior novidade do gênero.Dados de diferentes satélites são cruzados e enviados para um aparelho móvel de posicionamento global(GPS),que fornece a localização exata de embarcações.aeronaves,veículos terrestres e até pessoas.em qualquer parte do mundo.
Satélites de pesquisa científica-servem para as observações astronômicas.O mais famoso deles é o telescópio Hubble.
Satélites militares-são utilizados em investigações diversas,podendo tirar fotografias,facilitar o contato entre tropas ou interceptar comunicações.
Satélites de sensoriamento remoto-é uma técnica de obtenção da informação sobre um objeto,uma área,uma feição,ou um fenômeno no planeta Terra sem que haja contato físico.Atualmente são obtidas através de sensores em satélites que geram imagens. 


Altitude diversificada:
A órbita do satélite pode variar bastante,dependendo da sua função.Os geoestacionários,por exemplo,estão sempre posicionados sobre o mesmo ponto do globo,pois têm velocidade igual a de rotação da Terra,ou seja,cerca de 107 mil Km/h.Eles situam-se a uma altitude de aproximadamente 36 mil quilômetros e são utilizados nas comunicações e na previsão do tempo.
Já os satélites de baixa órbita ,como os de sensoriamento remoto,são largamente utilizados por governos e empresas.Eles podem ficar a menos de 1.500 quilômetros de altura e são capazes de dar uma volta ao redor da Terra em aproximadamente 1 hora.A vantagem desse tipo de satélite é que o foguete para levá-lo ao espaço pode ser menor,o que torna mais barato.
Os satélites são equipados com propulsores que controlam o posicionamento inicial e fazem as correções de órbita.O combustível utilizado por eles é composto de uma mistura de substâncias químicas,que podem ser sólidas ou líquida.
Quando termina sua vida útil,o satélite é trazido de volta para a Terra,e o atrito com a atmosfera provoca sua desintegração,restando apenas fragmentos incandescentes,como ocorre com os meteoros.


Trabalho Integrado:
A imagem mostra o projeto de uma rede de satélites da agência espacial européia.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.