sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Luas do Sistema Solar

Introdução
Assim como a Terra possui sua lua,a maioria dos planetas do Sistema Solar também tem a sua,ou talvez as suas luas! Alguns planetas chegam a ter dezenas de luas.Veja abaixo sobre as luas do Sistema Solar e também um pouco mais sobre elas.

Mercúrio 
Ficheiro:Mercury in color - Prockter07.jpg
Mercúrio é o primeiro planeta do nosso sistema e não possui nenhum satélite natural.

Vênus
Ficheiro:Venus-real.jpg
Em ordem de distância do Sol,Vênus é o segundo planeta e também não possui nenhum satélite natural.Vênus é o segundo corpo celeste mais brilhante do céu noturno,ficando atrás do nosso satélite.

Terra
Ficheiro:The Earth seen from Apollo 17.jpg
Full Moon Luc Viatour.jpg
Lua
Nosso planeta possui uma lua,chamada de Lua! A Lua está localizada a cerca de 384.000 quilômetros do nosso planeta.O ponto mais próximo do nosso planeta é de 356.777 quilômetros de distância e seu ponto mais distante é de 406.655 quilômetros de distância.
Sua formação ainda é um mistério para os cientistas que trabalham com algumas hipóteses,como por exemplo,o fato de que um corpo do tamanho de Marte,tenha se chocado com nosso planeta e liberado partículas ao redor da Terra,que com o passar do tempo se juntaram e formaram a Lua.Um fato curioso de nossa Lua é só podermos ver um de seus lados.

Marte
Ficheiro:Mars Hubble.jpg
O planeta vermelho,possui dois satélites naturais em torno de si,trata-se de Fobos e Deimos.
Phobos, fotografado por Mars Global Surveyor em 01.06.2003 (NASA).
Fobos
Fobos é a maior lua do planeta e a mais próxima do planeta,Fobos é em todo o sistema solar o satélite natural que orbita mais próximo do planeta,se encontra a menos de sete mil quilômetros da superfície marciana.Sua órbita desce 1,8 metro por século,é estimado que em 50 milhões de anos,ou Fobos irá de despencar sobre Marte,ou mais provavelmente,antes que isso aconteça,as forças gravitacionais irão destruir o satélite,e então,criar anéis em torno de Marte.
Uma imagem de Deimos obtida pelo orbitador Viking 1.
Deimos
A segunda lua de Marte,Deimos,é a menor e bem mais afastada do planeta,acredita-se que Deimos se trate de um asteroide,que antes de ser capturado pela órbita de Marte,''fazia parte'' de Júpiter,Deimos teria sido perturbado de sua órbita por Júpiter e que acabou por ser capturado pela gravidade de Marte, passando a ser seu satélite.Deimos possui um formato bem irregular,sua superfície possui mais crateras,se comprado com a outra lua,Fobos.Quando Marte é visto de Deimos,ele aparece como um objeto com dimensões bem maiores que a Lua cheia,quando vista da Terra,cerca de 1.000 vezes maior e 400 vezes mais brilhante.

Júpiter
Ficheiro:Jupiter.jpg
O grande gasoso possui 63 satélites descobertos,se formos falar de todos eles gastaríamos um grande espaço,é por isso que vamos então falar de algumas delas.Em uma postagem recente do nosso Blog falamos sobre as luas galileanas ( veja a post aqui ),tratam-se de quatro luas de Júpiter (Io,Europa,Calisto e Ganimedes).Então vamos tratar de outras luas desse planeta.
Concepção artística de Temisto
Temisto 
Temisto é um dos satélites de Júpiter,possui 8 quilômetros de diâmetro,e é o satélite natural irregular mais próximo do planeta.
O satélite Métis,foi descoberto pela Voyager 2,e sua órbita está localizada dentro do anel principal de Júpiter,e é um contribuidor de material paras os anéis.
O satélite Tebe,é o quarto em termos de distância de Júpiter,aparentemente existem três ou quatro grandes crateras em sua superfície.
Existem ainda muitos outros satélites naturais de Júpiter,porém muito pouco se sabe sobre eles.

Saturno
Ficheiro:Saturn (planet) large.jpg
O planeta dos anéis não têm somente muitos anéis,Saturno possui 61 luas identificadas.
Vamos falar um pouco sobre algumas dessas luas.
Encélado e Titã são mundos especialmente interessantes para os cientistas planetários, primeiramente pela existência de água líquida a pouca profundidade de sua superfície, com a emissão de vapor da água geyser. Em segundo porque possui uma atmosfera rica do metano, bem similar a da terra primitiva.O sistema de satélites maiores de Saturno, que vai até Jápeto, se espalha por cerca de 3,5 milhões de km, enquanto Febe, um satélite menor, faz parte de um sistema de satélites irregulares externos e se localizam a cerca de 12,9 milhões de km do planeta.A sonda Cassini-Huygens em junho de 2004 fotografou o que são considerados mais dois satélites de Saturno, que foram batizados de Methone e Pallene. A 1 de Maio de 2005, um terceiro satélite natural foi descoberto na Falha de Keeler (um intervalo existente no Anel A de Saturno), e foi temporariamente designado de S/2005 S 1. O outro satélite existente dentro do sistema de anéis de Saturno é Pã.

Urano 
Ficheiro:Uranus2.jpg
Esse belo planeta gasoso possui 27 satélites naturais.Oberon é a lua mais afastada das cinco grandes luas de Urano. Foi descoberta por William Herschell em 1787. Possui 1600 km de diâmetro e massa aproximadamente igual à da Lua. Sua superfície é rica em gelo e água. Tem cor cinzenta bastante uniforme, interrompida por raios brilhantes situados ao redor de algumas crateras. Não apresenta configurações globais de manchas escuras ou claras. A superfície revela fracos indícios de fendas tectônicas e é crivada de crateras.
Titania (moon) color cropped.jpg
Titânia
Titânia é o maior satélite de Urano e o oitavo maior do Sistema Solar, com um diâmetro de 1578 km. Titânia consiste de quantidades aproximadamente iguais de gelo e rocha, e pode ser diferenciada em um núcleo rochoso e um manto de gelo. Uma camada de água líquida pode existir na divisa entre o núcleo e o manto. A superfície de Titânia, que é relativamente escura e um pouco avermelhada, parece ter sido moldada por impactos e processos endógenos. É coberta por várias crateras de impacto alcançando 326 km de diâmetro, mas possui menos crateras que Oberon. Titânia provavelmente já passou por um evento endógeno que apagou sua superfície antiga e cheia de crateras. 



Netuno
Ficheiro:Neptune.jpg
Esse belo planeta azulado possui 13 satélites naturais conhecidos.
Proteu
Proteu
Proteu é um dos satélites de Netuno,ele é a segunda maior lua desse Planeta e a maior lua não esférica do nosso sistema.Proteu tem mais que 400 quilômetros de diâmetro, maior que Nereida, uma outra lua de Netuno. No entanto, não foi descoberto por telescópios na Terra porque é muito perto do planeta que é perdido no brilho da luz solar refletida.Proteu circunda Netuno a uma distância de cerca de 92.800 quilômetros, e completa uma órbita em 26 horas e 56 minutos. Os cientistas afirmam que é um satélite quase tão grande quanto possível sem ser forçado para uma forma esférica pela sua própria gravidade. Proteu tem uma forma irregular e não mostra sinais de modificações geológicas.
Veja o nome de outras luas de Netuno:

Náiade,Talassa,Despina,Galateia,Larissa,Tritão,NereidaS/2002 N1,S/2002 N2, S/2002 N3,Psámata,S/2002 N4.

Plutão
Este planeta anão possui 5 satélites naturais.
Caronte é um dos mais conhecidos,Caronte forma junto com Plutão um sistema de astros duplos, descoberto por James Walter Christy em 22 de Junho de 1978. É mais conhecido como um satélite natural de Plutão, mesmo tendo a metade do tamanho de Plutão (2400 km- 1200 km). Os dois possuem massas tão semelhantes que não há uma dominância gravitacional de Plutão sobre Caronte. Caronte puxa Plutão com tal força que o eixo de rotação se encontra fora da superfície de Plutão, é como se ambos fossem satélites naturais de um "vazio", caso único no Sistema Solar.O diâmetro de Caronte é de cerca de 1207 km, pouco mais de que metade do de Plutão, com uma área de 4580000 km ². Ao contrário de Plutão, que é coberta com gelos de nitrogênio e metano, a superfície de Caronte parece ser dominada por gelo de água. Também parece não ter atmosfera. Em 2007, observações feitas pelo Observatório Gemini, hidratos de amônia e cristais de água na superfície de Caronte sugeriram a presença de "crio-geysers" ativos.
Nix,é um satélite natural de Plutão. Ele foi descoberto junto com Hidra em junho de 2005, pela Equipe de Busca de Plutão do telescópio espacial Hubble.Embora seu tamanho não tenha sido medido diretamente, estima-se que a lua tenha um diâmetro entre 40 km, se seu albedo for equivalente ao de Caronte (35%), e 130 km, se for de 4%, equivalente ao mais escuro OCK.

Principais satélites do nosso Sistema

Critérios para ser um satélite natural
Os satélites naturais ou luas,ou até mesmo planetas secundários é um corpo celeste que orbita um planeta ou outro corpo.Dessa forma, o termo satélite natural poderia se referir a planetas anões orbitando a uma estrela, ou até uma galáxia anã orbitando uma galáxia maior. Porém, ele é normalmente um sinônimo de lua, usado para identificar satélites não artificiais de planetas, planetas anões ou corpos menores. Por exemplo, a Lua é o satélite natural da Terra.

NÃO CONFUNDA Lua e lua
Há uma grande diferença entre Lua e lua (com letra maiúscula e minuscula).
-lua (com letra minuscula) é usado para designar as diversas luas do sistema solar.Ex: A lua Ganimedes é um satélite natural de Júpiter.
-Lua (com letra maiúscula) é usado para designar a nossa lua. Pois nosso satélite natural se chama Lua.No caso de nosso título usamos letra maiúscula por ser início de frase!