quarta-feira, 5 de junho de 2013

Os objetos não estão onde você acha que está!

Introdução

Você já deve ter observado o pôr do Sol.Talvez você não sabe que quando você observa o pôr do Sol,quando o Sol está bem no horizonte,quase sumindo,na verdade o Sol já teve seu ocaso há algum tempo atrás! O que estamos tratando nada mais é do que paralaxe!

O que é?
Em astronomia,paralaxe é a diferença na posição aparente de um objeto visto por observadores em locais distintos. A paralaxe estelar é utilizada para medir a distância das estrelas utilizando-se o movimento da Terra em sua órbita.
Paralaxe vem do Grego: παραλλαγή que significa alteração. É a alteração da posição angular de dois pontos estacionários relativos um ao outro como vistos por um observador em movimento. De forma simples, paralaxe é a alteração aparente de um objeto contra um fundo devido ao movimento do observador.

Paralaxe e astronomia
Em Astronomia, os objetos de estudo estão sempre muito distantes.Para obter informações sobre os astros,nem sempre,ou quase nunca é possível pegar uma amostra desse corpo para estudo.Assim os astrônomos conseguiram desenvolver muitos métodos para obter informações sobre os corpos celestes, analisando a luz que recebemos deles, como obter a distância a que um corpo está da Terra. Para fazer isso pode-se utilizar a medida do ângulo de paralaxe. Para entendê-lo basta fazer uma experiência simples: Levante o dedo indicador, e estique o braço. Feche um olho, e observe o seu dedo, e note o fundo atrás dele. Agora feche o olho que estava aberto, e abra o outro, sem mover o braço. Deve-se notar que o seu dedo parece andar em relação ao fundo.

O método da paralaxe consiste em fazer esse mesmo tipo de observação. Para medir distâncias, ao invés do dedo se utiliza uma estrela e ao invés do piscar de olhos se utiliza o movimento da Terra em sua órbita.
Quando olhamos para o céu, em seu conjunto, a distância das estrelas é tão grande que perdemos a noção de profundidade, num primeiro momento. Todas as estrelas parecem então estar à mesma distância, coladas numa grande esfera, a Esfera Celeste. Mas, na verdade, elas não estão à mesma distância, sendo o método de paralaxe usado para medir algumas dessas distâncias.

O Sol

Esta variação aumenta a duração do dia uma vez que faz com que o 
Sol apareça acima do horizonte mesmo quando ele já se pôs. Assim, quando o Sol verdadeiro já se pôs, no caminho que vai do 
horizonte até 35 minutos de arco abaixo dele, sua imagem refratada aparece ainda acima do horizonte.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.