quinta-feira, 6 de junho de 2013

Superlua 2013 acontece dia 23 de Junho.Veja informações.



O que é?
O evento denominado Superlua acontece quando a Lua atinge seu ponto mais próximo do nosso planeta,que é também conhecido como perigeu lunar.O destaque para o evento é quando o perigeu lunar acontece juntamente com a fase cheia da Lua.

Superlua 2013
A Superlua 2013 acontece dia 23 de Junho, como dito anteriormente o evento acontece quando a Lua atinge o seu perigeu,simplificando,o ponto mais próximo da Terra.O perigeu lunar acontece devido a órbita da Lua em torno da Terra ser oval e não circular.
Existe também o apogeu lunar,que é o contrário do perigeu,o apogeu é o ponto que a Lua fica mais longe do nosso planeta.
A Lua nesse dia estará cerca de 50.000 quilômetros mais próxima do nosso planeta.Estando apenas a 356.991 quilômetros de distância do nosso planeta.O perigeu acontece às 07 horas e 32 minutos,horário de Brasília.
A Lua deverá também ficar cerca de 14% maior e 30% mais brilhante em relação ao apogeu.
O evento da Superlua acontece pelo menos uma vez em cada em ano, e traz ótimas oportunidades para registrar a Lua.
A Superlua 2013 será a maior aproximação da Lua com a Terra durante todo o ano.

Dicas para fotografar
A dica é fotografar a Superlua quando ela estiver próxima ao horizonte e/ou em contraste com objetos como árvores,por parecer ainda maior.
Outra dica que podemos dar em particular para quem deseja fotografar o evento é tirar ótimas fotos e em seguida enviar uma delas,para o Concurso Nacional de Astrofotografias! (Participar do Concurso Nacional de astrofotografias)


Apogeu Lunar 
Já que falamos do perigeu lunar acima aproveitamos para falar que no dia 9 de julho a Lua irá atingir seu apogeu,ficando a 406.490 quilômetros de distância da Terra.Veja na imagem a diferença no tamanho da Lua durante o apogeu e o perigeu respectivamente:


Catástrofes
Com a proximidade da Lua com a Terra no dia 23,as marés podem subir um pouco mais,porém questão de poucos centímetros.A Nasa já alertou que o evento não causa nenhuma catástrofe.E que as Superluas não querem dizer nada a respeito de desastres naturais.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.