quinta-feira, 2 de maio de 2013

Efemérides astronômicas e (chuvas de meteoros e eclipses)-Maio/2013

Observar Mercúrio
Horário: Visível poucos instantes após o pôr do Sol. (aprox.20min).
Local no céu: Visível a olho nu no horizonte oeste. (Logo após o ocaso do Sol).
Notas: Do dia 24 de maio até o dia 29,deste mês,haverá uma aproximação de Mercúrio,com os planetas Vênus e Júpiter.(conforme mostra a imagem abaixo).Vale ainda,contemplar com o auxílio de telescópio as fases de Mercúrio.No dia 22 de maio Mercúrio deverá estar com 88% do seu disco iluminado.
Movimentos aparentes de Mercúrio, Vênus e Júpiter, em 24 de maio de 2013.
Movimentos aparentes de Mercúrio, Vênus e Júpiter, em 25 de maio de 2013.
Movimentos aparentes de Mercúrio, Vênus e Júpiter, em 29 de maio de 2013.
Imagens extraídas de www.momentoastronomico.com.br 

Observar Vênus
Horário:Logo após o ocaso do Sol.
Local do céu:Horizonte oeste.Visível a olho nu.
Notas:Para o início de Maio,este planeta estará difícil de ser visto,devido estar muito próximo ao horizonte oeste.Porém com o passar dos dias deste mês Vênus estará cada vez mais alto.


Observar Marte
Ainda nesse mês,não será possível contemplar o planeta vermelho no céu noturno.


Observar Júpiter
Horário: Logo após o pôr do Sol.
Local do céu: Acima do horizonte noroeste.Visível a olho nu.
Notas: Júpiter poderá ser facilmente contemplado após o pôr do Sol.Basta procurar o horizonte noroeste,no alto e você encontrará esse belo planeta com forte brilho.Com o auxílio de um simples telescópio é fácil observar as Luas Galileanas,Io,Europa,Calisto e Ganimede orbitando em torno do planeta.
Posição das luas galileanas, para 15 de maio de 2013, às 19h30min.
Imagem extraída de www.momentoastronomico.com.br


Observar Saturno
Horário: Logo após o pôr do Sol.
Local do céu: Pouco acima do horizonte leste.Visível a olho nu.Mesmo em cidades grandes.
Notas: Com o auxílio de algum instrumento óptico você pode ainda contemplar os belos anéis desse planeta.Vale a pena contemplar!
_____________________________________________
Chuvas de meteoros para Maio/2013 
Leia as dicas do EarthSky para apaixonados por chuvas de meteoros:
Clique aqui (texto traduzido)

Confira a tabela abaixo e veja os principais dados referentes as chuvas de meteoros para o mês de Maio/2013.Os meteoros (estrelas cadentes) são traços luminosos proporcionados pela rápida passagem de corpos variados na alta atmosfera terrestre.Esses corpos são chamados meteoroides e atingem diâmetros na ordem entre alguns microns ou milímetros.

Chuva
P
M
C
CCT
THZ
r
V
LUA(%)
Comentário
Eta Aquarídeos (ETA)
19/04
28/05
06/05
Aquário
a = 22:32
d = -01
70
2.4
55
12%
8.1
Librídeos de Maio
01/05
09/05
06/05
Libra
a = 14:52
d = -18
2 a 7
?
?
s/l - 12%
Lua não atrapalha a observação.
Eta Lirídeos (ELY)
03/05
14/05
09/05
Lira
a = 19:08
d = +44
3
3.0
43
s/l
Lua não atrapalha a observação.
Ophiuchideos do Sul de Maio
21/04
04/06
13/05
Ofíuco
a = 16:48
d = -23
?
?
?
s/l
Lua não atrapalha a observação.
Ophiuchideos do Norte de Maio
08/04
16/06
18/05
Ofiúco
a = 16:52
d = -15
3
?
?
58% - s/l
Lua não atrapalha a observação.
Sagitarídeos
15/04
15/06
19/05
Sagitário
a = 18:48
d = -03
5
?
30
69% - s/l
Conjunto de diversas chuvas.

Extraído de www.momentoastronomico.com.br

Legenda da tabela acima:

CHUVA - indica o nome da chuva em questão;

P - Período em que ocorrerá a chuva;

M - Momento máximo que irá ocorrer a chuva. Essa é a melhor data para observar;

C - Constelação associada a chuva;

HORÁRIO - Horário sugestivo para observação. O horário sugerido para observação leva em consideração a menor influência da Lua, o melhor momento inicial para observação do radiante da chuva e as diferentes latitudes no Brasil. Serve apenas como sugestão de orientação para observação.

CCT - Posição sugerida de observação dadas em coordenadas equatoriais, sendo:
a: ascensão reta;
d: declinação.

THZ - Taxa Horária Zenital - um número máximo calculado de meteoros que um observador pode apreciar, numa noite sem a inferência da Lua, com o céu perfeitamente limpo e com radiante sobre a cabeça do observador (zênite). Quando ocorrer uma chuva periódica, ou seja, sem previsão da taxa por hora, a mesma será representada pela letra P;

r - Índice provável de magnitude da chuva. Quanto menor o valor mais fácil será sua observação;

V - Velocidade de entrada atmosférica do meteoro, dada em km/s. As velocidades variam entre 11 km/s (muito lento), 40 km/s (médio) e 72 km/s (muito rápido).

LUA (%) - Porcentagem do disco iluminado para o melhor momento de observação da chuva. No caso sem influência da Lua durante a chuva de meteoros é atribuído o símbolo s/l.

COMENTÁRIO - Quando existir o número, a chuva será comentada no seu respectivo número.

Comentários referentes as chuvas de meteoros:

8.1 - 06/05 - Chuva de meteoros Eta Aquarídeos
Sem dúvida será uma bela chuva digna de ser contemplada, pois para essa noite a Lua estará com apenas 12% do seu disco iluminado, não atrapalhando a contemplação dessa chuva. Para esse ano, quando a constelação do Aquário surgir no horizonte leste, logo em seguida a Lua irá surgir na constelação de Peixes (pouco abaixo do radiante da chuva). Apesar da Lua estar próxima dessa bela chuva de "estrelas cadentes", seu brilho não irá ofuscar os meteoros.
Para 2010, a incidência era de até 30 meteoros (conforme, Meteor Showers Online) ou até 85 meteoros (conforme, International Meteor Organization) a cada uma hora. Para esse ano, são previstos 55 meteoros, com periodicidade de 40 e 85 meteoros a cada uma hora (conforme, International Meteor Organization).
Durante o mês de maio, a constelação do Aquário irá nascer por volta da 00h30min no horizonte leste. O radiante da chuva, ou seja, local mais propício que surgirá os meteoros, irá nascer por volta da 01h30min. Porém, o melhor horário para observação será após às 03h30min, quando o radiante na constelação de Aquário atinge a altura suficiente para contemplação de todos os meteoros possíveis. 
Vale saber que a contemplação de uma chuva de meteoros pode (e deve) ser realizada a olho nu. Assim, mesmo que o observador tenha dificuldade de localizar a constelação do Aquário, basta olhar para o céu no lado leste, na noite de 06 de maio, por volta das 3h30min, que poderá contemplar algumas "estrelas cadentes" riscando o céu. Melhor ainda para os observadores que estiverem afastados da poluição luminosa produzida pelas grandes cidades. Os meteoros dessa chuva tem a característica de serem rápidos e deixam longos rastros.
_____________________________________________
Eclipses (lunar e solar)
No mês de maio,teremos dois eclipses,sendo um solar e outro lunar.Porém as condições de visualização desses dois eventos não são boas.

-Eclipse Solar Anular 9 de maio
O Eclipse Solar Anular não poderá ser observado no Brasil. Além disso, infelizmente, grande parte desse eclipse irá ocorrer no oceano. Isso impossibilitará transmissões ao vivo, como geralmente muitos observatórios ou astrônomos amadores fazem.
Faixa visível do Eclipse Solar Anular, em 10 de maio de 2013.

-Eclipse Lunar Penumbral dia 25 de maio
Apesar do Eclipse Lunar Penumbral ser observado no Brasil, sua contemplação será imperceptível. Isso porque a Lua ficará apenas 0,5 arco-minutos na penumbra da Terra, ou seja, mesmo o observador mais atento não irá perceber diferença alguma no nosso satélite natural.Uma ótima opção vai ser observar a Lua Cheia,que deverá estar linda no céu!

Bons Céus!