sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Erros astronômicos...

A astronomia é uma ciência longa,com diversas áreas específicas,e as vezes não nos damos conta disso e cometemos erros astronômicos isso não acontece só com as pessoas,mas sim com canais de tv e propagandas.Listamos aqui alguns erros já registrados,não estamos,de maneira alguma,criticando,mas sim comentando erros que não escapam para astrônomos amadores!

01- A Lua iluminando o Sol
A cantora Paula Fernandes,se confundiu muito na hora de compor a música ''Para você''.Todos nós sabemos,espero,que a Lua não possui luz própria,diferente do Sol,que é uma estrela.Se a Lua não possui luz própria é impossível ela iluminar o Sol! Não para a cantora,que canta um trecho na música dizendo o seguinte ''Eu quero ser para você,a Lua iluminando o Sol''.

02- Castigo ''demorado''
Que criança não conhece o Pato Donald? O desenho entretém as crianças durante muito tempo na frente da TV,quando o episódio é no espaço,melhor ainda!
Porém nem o Pato mais famoso da Tv deixou de errar na parte astronômica! Em um episódio,o pato iria ficar de castigo por 1 ano-luz! Não é por causa do tempo que está errado,mas sim o erro cometido,a medida ano-luz não é uma medida de tempo e sim uma medida de distância.
Ex:''O novo planeta descoberto fica a 3 anos-luzes da Terra''.

03-Erro na propaganda
Nem mesmo o TSE ficou de fora da lista de erros na parte da astronomia,uma propaganda lançada em 2008,deixou a desejar para astrônomos amadores.

Um dos erros mais comentados na propaganda foi a parte em que ele fica bravo,por o lampião ter apagado,se ele realmente queria observar o céu noturno,não iria nem ligar com o fato de ter apago,afinal,as luzes atrapalham muito a observação do céu!
Outro erro comentado também,foi a luz no céu.Não deve ser um cometa não pode ser,já que passou muito rápido!

04-Fim do mundo na Globo
A propaganda da Globo em relação ao fim do mundo também apresentou erro! A propaganda apresenta diversos fatores que podem ocasionar o fim do mundo,porém há um grande erro quando falam ''Um meteoro vai cair na Terra?'',meteoros não podem nos fazer nada! Meteoro é o nome do efeito luminoso,quando partículas de asteroides,cometas,entram na atmosfera!
Outro erro é mostrar a calda luminosa no asteroide,se aquilo for um cometa está errado,pois na propaganda fala meteoro,o que também está errado! Então,corrigindo podemos pensar que é um asteroide,porém asteroide ou meteorito,eles não podem possuir calda luminosa antes de entrar na atmosfera da Terra!A queima de material ao entrar na atmosfera é que causa isso,mais um erro!

05-Pica pau no espaço
Por ser um desenho animado,nem deveríamos comentar sobre,mas vale a pena relembrar,que sempre que o Pica pau vai ao espaço,muitas vezes ele vai sem roupa espacial,e não flutua!Ele fica no solo como se estivesse em nosso Planeta,que tem uma densa atmosfera.Outro fator que deve ser lembrado é a comunicação no espaço,eles conversam entre si normalmente,e também não usam oxigênio!

06- 5 pontas!
Uma conhecida minha me contou um cúmulo que ouviu,num diálogo entre duas meninas,veja só:
Personagem A: -Eu sou o Sol,sou o centro do universo!
Personagem B: -E eu sou uma estrela.
Personagem A: -Mas o Sol é uma estrela!
Personagem B: -Eu sei,mas eu sou uma estrela de cinco pontas!

1º O Sol não é o centro do universo. 2º-Não existem estrelas de cinco pontas,como desenhamos!