terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Colocando fogo com água

Os astronautas da ISS estão testando uma água com propriedades estranhas, a água que na maioria das vezes é usada para apagar um incêndio está sendo testada para fazer o contrário, começar um. 
Os astronautas estão testando uma água, que sim, ao invés de apagar o fogo ela contribui para começar as chamas, ''Nós a chamamos de 'água supercrítica' '', diz Mike Hicks do Centro de Pesquisas Glenn, em Ohio, ''E tem algumas propriedades interessantes''. 



A água torna-se ''supercrítica'' quando é comprimida a uma pressão de 217 atm e aquecida acima de 373o C. Acima do ponto que chamam de ''ponto crítico'' a água torna-se em algo que não é líquido, nem sólido, nem gasoso. É algo mais ''gás líquido''. 
"Quando a água supercrítica é misturada com matéria orgânica, uma reação química ocorre fazendo a oxidação." Diz Hicks. "É uma forma de queimar sem chamas."
"Quando nós empurramos um fluxo de resíduos molhados acima do ponto crítico, a água supercrítica rompe as ligações dos hidrocarbonetos. Em seguida, eles podem reagir com o oxigénio. "
Mas enfim, o que tudo isso tem a ver com a Estação Espacial Internacional? Hicks explica que ela oferece um laboratório de microgravidade única para  estudo das propriedades da água supercrítica. 
E os experimentos com esse tipo de água poderão ser utilizados aqui na Terra, a marinha dos EUA já começou a usar tecnologias de água supercrítica para purificar fluxos de resíduos a bordo de alguns de seus navios. 
Hicks diz que eles estão apenas começando.