domingo, 1 de janeiro de 2012

A camada atmosférica





Um outro fator que torna nosso planeta diferente é a camada atmosférica.
A atmosfera separa a superfície terrestre do espaço.Composta por diversos gases-entre eles o oxigênio,essencial para a sobrevivência da grande maioria dos seres vivos-,estende-se por mais de mil quilômetros de altitude.


A temperatura média da superfície terrestre é de 14ºC e varia muito pouco ao longo dos anos.A regulação térmica da Terra,essencial para a manutenção da vida,deve-se principalmente à presença de uma atmosfera.Na Lua, por exemplo,ela não existe,e assim a amplitude térmica diária é de centenas de graus.
Esta camada de ar que envolve a Terra atua na absorção da energia do Sol,criando um efeito estufa natural e mantendo a temperatura estável.A atmosfera é composta por cerca de 78%de nitrogênio,21% de oxigênio e 1% de argônio,além de uma quantidade ínfima de outros gases,entre eles dióxido de carbono,neônio,hélio e metano.
Na Terra primitiva,porém,a composição de gases era bem diferente,e apresentava uma taxa muito menor de oxigênio.Esse elemento,primordial para a vida,provavelmente originou-se a partir da radiação ultravioleta proveniente do Sol e da fotossíntese realizada pelas algas.
A atmosfera ainda protege o planeta de choques de pequenos corpos celestes que,em contato com ela,se queimam e se desintegram.Além disso,permite a redistribuição dos elementos,por meio das massas de ar e da água evaporada nos mares,o chamado ciclo da água.


As cinco camadas 
A atmosfera terrestre se estende por mais de mil quilômetros de altitude e está dividida em cinco grandes camadas:troposfera,estratosfera,mesosfera,termosfera e exosfera.
troposfera,que concentra cerca de dois terços da massa total da atmosfera,é a mais próxima da superfície terrestre e atinge aproximadamente 10 quilômetros de altitude.Esta camada concentra todos os eventos climáticos,como ventos,tempestades,geadas e neve.
estratosfera tem cerca de 50 quilômetros de altitude.Suas temperaturas são muito baixas,chegando a atingir cerca de -50ºC.Nela se localiza a chamada camada de ozônio,gás que protege a Terra dos raios ultravioletas do Sol.
mesosfera atinge 80Km de altitude e nela se registra a temperatura média mais baixa,cerca de -95ºC.
termosfera,também chamada de ionosfera,estende-se por aproximadamente 640Km de altitude e tem temperatura próxima de 1.000ºC em seu limite superior.
Por fim,a exosfera marca a fronteira entre a atmosfera e o espaço cósmico.Ali a temperatura apresenta variações extremas,entre 1.000ºC durante o dia e -270ºC à noite.


Alta velocidade
O furacão é um fenômeno atmosférico,originado do aquecimento da massa de ar situada próxima aos mares tropicais.Quando o ar quente e úmido se eleva,ocorre a condensação do vapor em nuvens e chuva.O processo de condensação libera calor e faz com que o ar,ainda mais leve,suba ao ponto de constituir o olho do furacão.Para que um furacão se forme a temperatura deve estar entre 26,5ºC e 27ºC.Isso explica o porquê da sua ocorrência sempre próxima aos trópicos.É considerado um furacão ou ciclone aquele que tem ventos acima de 120Km/h.
  
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.