domingo, 1 de janeiro de 2012

Marte o planeta vermelho

    

                                                           EXPLORAÇÃO-CARACTERÍSTICAS
                                                                     TUDO SOBRE MARTE

Marte é o quarto planeta a partir do Sol.Com metade do tamanho da Terra,é o mais explorado por sondas espaciais.Desde os anos de 1960,quando as Mariner aproximaram-se do planeta,até os dias de hoje,com o envio de veículos-robô para estudar a superfície,a curiosidade por nosso vizinho só tem aumentado.Sua cor avermelhada sempre foi associada a forças destruidoras,por isso o planeta foi batizado com o nome do deus romano da guerra-para os gregos,Ares.Seus dois satélites naturais receberam os nomes dos filhos de Ares com Afrodite:Fobos e Deimos.Por algum tempo,imaginou-se que o misterioso mundo era habitado por seres inteligentes,até que imagens mostraram a desoladora paisagem marciana.A busca atual é por indícios de vida microscópica.


Vizinho que desperta curiosidade:
Marte,o planeta mais pesquisado e visitado por missões espaciais não tripuladas,desperta grandes interesses.Há tempo o ser humano busca sinais de vidas inteligentes e ao mesmo tempo microbianas,no mundo ao lado.
Marte é o planeta que mais desperta a curiosidade do ser humano,sendo até hoje o mais visitado por sondas espaciais.Desde a década de 1960,diversas missões não tripuladas enviaram imagens,pousaram em sua superfície e coletaram dados da atmosfera e do solo em busca de vida extraterrestre.Atualmente,no entanto,a procura não é extremamente por organismos complexos,e muito menos por civilizações avançadas,mas por seres vivos microscópicos.
Marcianos,aliás,sempre povoaram o imaginário humano.Em 1877,o astrônomo italiano Giovani Schiaparelli,utilizando modestos instrumentos de observação,descobriu na superfície marciana formas semelhantes a canais.Em 1906,o norte-americano Percival Lowell alimentou a lenda da existência de seres inteligentes ao imaginar que aquelas formações seriam dutos de irrigação artificial.Mais do que isso,as manchas escuras na superfície,que mudavam de coloração de acordo com a época do ano,foram descritas como vegetações que se desenvolviam no calor e se recolhiam com o frio.
Apenas nas décadas seguintes,com o aprimoramento das técnicas de observação e o envio de missões espaciais,é que se chegou a conclusão de que os canais não eram obras de engenharia alienígena e as mancha escuras não estavam relacionadas a vegetação.Para a decepção de muitos,a explicação científica é menos fantasiosa e bem mais simples:a paisagem é decorrente das características do relevo e dos fenômenos atmosféricos.


Menor do que a Terra
Marte tem diâmetro de 6.794 Km,corresponde à metade da Terra.O dia marciano possui praticamente à metade do da Terra.O dia marciano possui praticamente a mesma duração da Terra:24 horas e 37 minutos.Já o ano é bem mais longo:687 dias para completar o movimento de translação.
Marte localiza-se em média,a 228 milhões de quilômetros do Sol,com variação entre 206,6 milhões e 249,2 milhões de quilômetros.Em relação à Terra,o planeta vermelho chega,quando mais perto do Sol,a menos de 56 milhões de quilômetros.
Há uma acentuada diferença de temperatura entre o verão e o inverno em Marte.No verão,a temperatura máxima fica em torno de 22ºC no local mais quente.Como sua atmosfera é muito fina,à noite essa mesma região pode registrar -70ºC.Nas regiões mais frias,a temperatura cai para -140ºC








Missões não tripuladas:
As primeiras sondas a se aproximarem do planeta vermelho,no final da década de 1960,foram as norte-americanas Mariner 4,6 e 7.Em 1971,uma cápsula da sonsa soviética Marte 3 pousou no planeta.De lá para cá,outras missões espaciais capturaram preciosas informações sobre relevo,atmosfera,composição e estrutura de Marte.
O relevo é bastante diversificado,com imensos vulcões,cânions gigantes,planícies,dunas,crateras,calotas polares e vales.Pode ter sido esculpido por água corrente que teria existido em um passado muito distante.Há,no entanto,pesquisadores que acreditam que o agente modificador do relevo do planeta poderia ter sido a lava vulcânica.
Na superfície são vistas manchas claras e escuras,que mudam constantemente de aparência-a provável explicação para a diferença de coloração são as violentas tempestades de areia que assolam o planeta.As áreas claras constituem cerca de dois terços da superfície e são compostas de rochas vermelhas e porosas.As zonas escuras são cinza-azuladas,que ganham aspecto esverdeado no verão e na primavera.O Hemisfério Note tem duas dessas manchas,originadas pelo vento,que transporta poeira e areia escura.
Nos pólos norte e sul existem calotas de gelo seco.O tamanho delas varia de acordo com as estações,atingido o ápice no inverno e praticamente desaparecendo no verão.Supõe-se que em Marte exista água congelada na região próxima dos pólos e sob a superfície.


                                  A exploração de Marte
  


     

Marte vem sido sendo explorado por diversas sondas,o planeta vermelho fascinou todos da Terra.Robôs como o da imagem ficam no planeta,recolhendo amostras de solo e fazendo pesquisas.

Marte:O mais visitado 
Marte foi o planeta mais explorado por sondas espaciais.Após as visitas realizadas pela Mariner 4 e 9,nas décadas de 1960 e 1970,iniciou-se,a partir de 1996,um processo contínuo de investigação do Planeta Marte.A Mrs Pathfinder foi,até o momento o mais bem -sucedido expedição ao planeta vermelho.
A grande inovação foi a presença de veículos robotizados,capazes de caminhar na superfície marciana para analisar o solo do Planeta.Em 2003,o programa Mars Exploration Rovers enviou dois veículos:O Spirit e o Opportunity,para realizar estudos sobre a minerologia e a história do clima e a água de Marte.

Sondas Enviadas:

Mars Global Surveyor foi uma sonda espacial da NASA lançada a 7 de Novembro de 1996, que chegou à órbita do planeta Marte no dia 12 de Setembro de 1997. A sua missão principal começou em Março de 1999 e terminou em Janeiro de 2001. A missão foi depois estendida de Fevereiro de 2001 a Novembro de 2006.
   A 22 de Novembro de 2006, a NASA em comunicado informou que a sonda deveria estar inoperante para qualquer projecto científico. Após duas semanas de esforços para recuperar a sonda através de tentativas de envio de comandos (directos via Terra e indirectos via rovers Opportunity e Spirit na superfície marciana) e visualização directa (através da Mars Reconaissance Orbiter) a NASA conclui que após 10 anos em órbita de Marte e mais de 240.000 imagens enviadas, a sonda Mars Global Surveyor terá deixado de estar operacional.
   A NASA também pousou dois veículos robóticos de controle remoto (rovers) na superfície de Marte, o Opportunity e o Spirit (ver informação abaixo). Ambos obtiveram valiosas informações científicas do solo marciano e continuam ainda em funcionamento.

   A Mars Odyssey foi uma sonda lançada em 7 de Abril de 2001, e que chegou a Marte em 24 de Outubro de 2001. Além das experiências científicas programadas para realizar com a Mars Odyssey, esta  serviu também como retransmissora dos sinais de rádio dos rovers Opportunity e Spirit
  Uma outra sonda importante enviada para Marte foi a Mars Express, lançada pela Agência Espacial Europeia.
   A sonda foi lançada para o espaço no dia 2 de Junho de 2003 por meio de um foguete Soyuz-Fregat (o Fregat é o quarto estágio do lançador Soyuz). A Mars Express foi a primeira missão europeia a visitar outro planeta.
   Ela foi projectada para pesquisas relacionadas com a geologia e a história de Marte, sendo um de seus objectivos primários a descoberta de traços de água. São ao todo sete instrumentos científicos a bordo da nave, para executar uma série de experiências à distância. A sonda também desceu na superfície marciana o Beagle 2 Lander, mas cujo       contacto por rádio foi perdido logo após o pouso, tornando-o assim inútil.
   Em fevereiro de 2005 foi anunciada a descoberta, pela Mars Express, de evidências de um mar congelado logo abaixo da superfície do planeta, somente 5º ao norte do equador do planeta, com uma extensão de 900 km. A importância da descoberta é que esta é a primeira evidência da existência de água, longe dos pólos do planeta. Mas a mais importante descoberta da Mars Express é a existência de gelo em Marte, obtida por meio de uma câmera estereoscópica HRSC. Trata-se de uma superfície circular de gelo, de 35 km de comprimento e 2 km de profundidade, localizada no fundo de uma cratera, numa grande planície no polo norte do planeta.

   Spirit é o nome do veículo explorador do planeta Marte cuja designação oficial é MER-A. Foi a primeira das duas Missões de Exploração de Marte, denominadas em inglês de Mars Exploration Rovers. Ele aterrou com sucesso no planeta vermelho no dia 3 de Janeiro de 2004. A sua sonda gémea, a Opportunity aterrou com sucesso a 24 de Janeiro de 2004, denominando-se oficialmente MER-B.
   Em janeiro de 2009 a NASA celebrou o 5º aniversario da missão, que tinha prazo de duração de apenas três meses. Ao longo deste periodo foram enviadas pelos robos mais de 250.000 imagens do planeta.







Montes e Vales
Marte é um planeta rochoso que possui núcleo rico em ferro.Sua atmosfera é composta predominantemente de dióxido de carbono.A cor avermelhada resulta da coloração do solo,rico em óxido e ferro.A superfície apresenta extremos geológicos resultantes de atividade vulcânica,bombardeado de meteoritos,inundações e tempestades de vento.
Existem duas regiões principais:as planícies do norte,caracterizado por terrenos baixos e planos,e os planaltos do sul,onde há um grande número de crateras resultantes de impactos.Entre essas regiões,estão os principais territórios vulcânicos de Marte:Tharsis e Elysium.
A região de Tharsis é um planalto,com cerca de 8 mil quilômetros de diâmetro,contendo três enormes vulcões.As montanhas variam entre 35a e 450 Km de extensão e possuem até 20 km de altura.Perto dali localiza-se o Monte Olimpo,o maior vulcão do sistema solar,com 24 Km de altura e uma base de 500 Km de diâmetro.
A região de Elysium,por sua vez,pode abrigar um lado congelado,como sugerem as informações obtidas em 2005 pela sonda Mars Express.Já o Vale Marianers é um sistema de cânions próximo a Tharsis,com mais de 4 mil quilômetros de extensão e 400 de largura.A origem do sistema de cânions pode estar relacionada à ação erosiva da água em tempos remotos.
  
EM CONSTANTE MOVIMENTO
As áreas claras correspondem à superfície rochosa avermelhada e ocupam cerca de dois terços da paisagem marciana.As manchas escuras são resultado das violentas tempestades que carregam poeira e areia escura.

MARTE
Distância média do Sol:228 milhões de Km
Diâmetro:6.794 Km
Variação da temperatura na superfície:-140ºC a 22ºC
Rotação:24 horas e 37 minutos
Translação:687 dias
Satélites:2

As duas luas
Marte possui dois pequenos satélites naturais:Fobos e Deimos.Eles têm,respectivamente,
diâmetros aproximados de 22 e 13 Km.Descobertos em 1877,possuem formas irregulares e percorrem órbitas quase circulares.Os dois satélites têm sempre a mesma face voltada para Marte.Localizado a 23,5 Km de Marte,Deimos percorre uma órbita em 30 horas e 17 minutos.Fobos,por sua vez,tem um período de translação de 7 horas e 39 minutos e situa-se 9,4 mil Km de altitude.









Missão:MARTE
Tanto a literatura como o cinema já projetaram e construíram colônias humanas em Marte.Pelo que parece,no que depender do empenho dos cientistas,a ficção tem tudo para se tornar realidade ainda neste século.

Ao longo dos tempos,Marte inspirou incontáveis histórias e fantasias,o que levou muitas pessoas a acreditarem que marcianos viveriam no mundo vizinho.O exercício de imaginação,no entanto,foi olimpicamente desfeito quando as primeiras fotografias tiradas in loco mostraram a desoladora paisagem do planeta vermelho.
Em meados da década de 1970,as imagens enviadas pelas sondas espaciais comprovaram não existir qualquer traço de civilização inteligente naquele planeta,embora não tenham sido conclusivas sobre a existência de formas simples de vida,como organismos microscópicos.
Curiosamente,é possível que a primeira forma avançada de vida presente em Marte possa ser justamente a humana.A ideia de construir uma colônia em solo marciano nas próximas décadas,já explorada pela ficção científica em livros e filmes,é levada a sério pelos cientistas.
Como o ambiente em Marte não é adequado à presença humana,a atmosfera é rarefeita,as temperaturas atingem dezenas de graus abaixo de zero e a superfície é varrida por constantes tempestades de areia,pensou-se em projetos ousados para a superação desses obstáculos.Um deles seria interferir diretamente no clima global marciano,ajustando-o para criar condições de vida semelhantes às da Terra.Um outro incluiu a construção de uma gigantesca estufa,que permitiria viver em seu interior.
Ainda que as ideias possam parecer mirabolantes,os cientistas apostam que Marte será a próxima fronteira do homem.Por isso,o planeta tem sido alvo constante de pesquisas e destino de diversas missões não tripuladas.

Pesquisa a distância
O ser humano não pisou em Marte e provavelmente só vai faze-lo a partir de 2025,quando está programada a primeira viagem tripulada ao planeta.Os cientistas,porém,já realizaram um mapeamento tão completo do relevo que algumas regiões do planeta vermelho são mais conhecidas do que outras da Terra.
As informações a respeito de Marte têm sido recolhidas durante os últimos 40 anos,desde a chegada das primeiras sondas espaciais Mariner,que revelaram um relevo similar ao da Lua.Em seguida,foi a vez das sondas Viking 1 e 2,enviadas na década de 1970.
A primeira,lançada em agosto de 1975,alcançou a órbita do planeta um ano depois e tornou-se pioneira em solo marciano.Um robô explorou a Planície de Ouro e pesquisou eventual presença de vida.A busca foi em vão,por outro lado,foram feitas imagens da superfície e monitoramento do clima.As fotografias revelaram que o céu de Marte apresentava tom rosado,e não azul escuro,como imaginavam os cientistas.
Em setembro de 1975 foi enviada a Viking 2,que entrou em órbita do planeta em agosto do ano seguinte.Um novo robô pousou na Planície de Utopia,enquanto outra sonda fotografou o satélite natural Deimos.No total,as duas missões Viking registraram mais de 56 mil imagens e mapearam 97% da superfície marciana.

Homenagem em Marte:
A sonda espacial Spirit prestou homenagem aos astronautas norte-americanos mortos no acidente com o Ônibus Espacial Columbia.

Nova empreitada
A partir de 1996,a NASA pôs em operação um novo programa para explorar Marte,o Mars Surveyor Program,que previa o lançamento de uma sonda espacial a cada 26 meses.
A primeira,a Mars Global Surveyor,entrou na órbita marciana em setembro de 1997,com o intuito de coletar dados sobre a superfície,topografia,dinâmica atmosférica,gravidade,campo magnético e composição do planeta.Os objetivos foram ultrapassados:a sonda enviou mais dados científicos do que o total de todas as missões de norte-americanas que até então haviam visitado Marte.
Ainda em 1997,a missão Mars Pathfinder obteve outro sucesso.O módulo de pouso desceu à superfície do planeta com auxílio de pára-quedas e bolsas de ar que absorveram o impacto contra o chão.Em seguida,os veículos-robôs Sojourner,especialmente projetados para as condições do relevo,analisaram a composição química do solo.

Ampla exploração
A Mars Odyssey,enviada em 2001,realizou a análise geológica do planeta,incluindo a busca de água-que poderia ser útil para futuros astronautas e até colônias humanas.Atualmente,a sonda funciona como posto de comunicações para outras missões exploratórias.
Em 2003,a Nasa enviou dois veículos-robôs,chamados Mars Exploration Rovers,movidos a energia solar.O primeiro,o Spirit,desembarcou no planeta em janeiro de 2004.O segundo,Opportunity,chegou no mês seguinte.Ambos realizaram estudos da composição mineral e da história do clima de Marte.Suas análises levam a crer que já existiu água líquida ali.Em 2006 foi lançada a Mars Reconnaissance Orbiter com objetivo de detectar indícios de água na superfície marciana.

Sonda européia
Em junho de 2003,a Agência Espacial Européia (ESA) lançou o Mars Express Orbiter,sonda orbitadora que captou imagens de alta resolução para estudo da topografia,da morfologia da superfície e da composição da atmosfera,além de colher dados para a elaboração de um mapa mineralógico do planeta.Acoplada a ela estava a sonda Beagle 2,veículo-robô que pousou na superfície do planeta em dezembro de 2003.O Beagle 2,porém,foi declarado perdido pela ESA depois de os cientistas não conseguirem mais contato com o aparelho.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.