Júpiter:O maior de todos!
O primeiro planeta dos chamados gigantes gasosos teve seu nome inspirado no deus grego Zeus,o rei do Olimpo.A composição de Júpiter é de hélio e hidrogênio,majoritariamente é muito similar a de estrelas e até mesmo do Sol.
O maior planeta do sistema solar possui um campo magnético muito intenso.Seu diâmetro supera onze vezes o da Terra e sua massa é mais de 300 vezes maior.A rápida rotação do planeta,cerca de 9h50 min para dar a volta ao seu redor-provoca ligeiro achatamento nos pólos.Em conseqüência,o diâmetro equatorial é maior do que o polar.A velocidade de rotação de rotação de 40mil Km/h é 25 vezes mais rápida do que da Terra.
Chama a atenção pela Grande Mancha Vermelha-uma gigantesca zona de turbulência,com pressão elevadíssima,observada há mais de 300 anos-e também por contar com dezenas de luas.
O equivalente a mil Terras
Júpiter é o quinto planeta mais distante do Sol e o maior do sistema solar,se fosse oco,caberiam mais de mil Terras em seu interior.É também o que possui o maior número de luas conhecidas.
O maior dos planetas do sistema solar é chamado de gigantesco gasoso.A denominação tem sua razão de ser.Júpiter é formado principalmente de gases e não tem uma superfície definida como a da Terra.Em outras palavras,não é possível determinar o ponto exato em que termina a atmosfera e começa a terra firme.Como decorrência,o planeta possui um volume colossal-mais de mil vezes superior ao da Terra.Sua massa,porém,é''apenas'' 318 vezes maior.
Em média,Júpiter localiza-se a 778 milhões de quilômetros do Sol,mas sua órbita faz com que ele chegue a ficar até 960 milhões de quilômetros afastado da estrela.No ponto mais próximo,pode chegar a 600 milhões de quilômetros.Essa longa distância da fonte de calor faz com que sua temperatura média seja bastante baixa,registrando cerca de -147ºC.
Mesmo assim,Júpiter tem um núcleo muito quente e libera para o espaço o triplo da energia que recebe do Sol.Esse planeta só não é uma estrela como o Sol porque a sua massa não consegue elevar a pressão e a temperatura dos gases ao ponto de produzir reações nucleares como o Sol.Caso isso acontecesse,ele poderia ser considerado um sistema solar em miniatura,com sua coleção de mais de 60 satélites naturais.
O núcleo de Júpiter,minúsculo em relação a seu tamanho,corresponde a 4% da sua massa total e é recoberto por uma grossa camada de hidrogênio líquido e metálico.Nessas condições ,a alta condutividade elétrica do hidrogênio aliada à velocidade de rotação explicam o grande campo magnético de Júpiter,aproximadamente 12 vezes maior do que o da Terra.A atmosfera é composta de hidrogênio e hélio e supõe-se que tenha 200 Km de espessura.
A rotação de Júpiter é a mais rápida entre os planetas do sistema solar:leva 9 horas e 50 minutos para dar uma volta em si mesmo,a uma velocidade orbital de 12 Km/s.Já sua translação,em virtude da longa órbita que descreve,correspondente a quase 12 anos terrestres.
Com instrumentos de observação,pode-se ver que o planeta apresenta,a partir dos pólos,grandes faixas paralelas horizontais,além de outra estreita na zona equatorial.As quatro faixas principais possuem cores que vão do violeta ao rosa,que seriam traços de sua de sua espessa atmosfera gasosa.A Grande Mancha Vermelha é uma enorme tempestade que,supõe-se,dura vários séculos.Ela tem aproximadamente 25 mil quilômetros de diâmetro-equivalente a três diâmetros terrestres-e os ventos atingem a cerca de 400 Km/h.
Satélites e anéis de Júpiter
Em 1610,o astrônomo Galileu Galilei foi o primeiro a observar,com o seu famoso telescópio,quatro satélites naturais de Júpiter.Eram os que mais brilhavam:lo,Europa,Ganimedes e Calisto.Outras luas:Amaltéia,Himalia,Elara,Pasifae,Sínope,Lisitéia,Carme,Ananque,Leda,Tebe,Métis e Andrastéia,foram descobertas mais tarde,principalmente entre 1892e1979.
As sondas norte-americanas enviadas ao planeta,a partir da década de 1970,colheram mais informações sobre Júpiter.Descobriram,por exemplo,um sistema de anéis,bem mais discreto que Saturno,que circunda o planeta.Os anéis são finos e compostos por partículas de poeira,sendo que os dois mais externos têm menos de mil metros de espessura.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.