domingo, 1 de janeiro de 2012

Sondas Espaciais



 

Nenhum outro veículo espacial se revelou tão útil para pesquisas científicas quanto as sondas.Naves não tripuladas,elas chegam aos mais distantes pontos do sistema solar e são capazes de coletar dados sobre planetas,luas,asteróides e cometas,enviando-as à Terra.

No dia 2 de março de 1972 foi lançado ao espaço u objeto que inscreveu seu nome na história da exploração espacial e integrou a lista dos grandes feitos da humanidade:a sonda espacial Pioneer 10.Construída em uma época em que não havia telefonia celular nem computadores pessoais,a sonda foi uma verdadeira obra prima de engenharia espacial.Tanto que,mais de 30 anos após seu lançamento,tendo alcançado os confins do sistema solar,ainda enviava sinais para a Terra.
A Pioneer 10 foi pioneira em muitos aspectos,como ao atravessar o Cinturão de Asteróides,localizado após a órbita de Marte,e ao enviar imagens em detalhes de Júpiter.Além disso,foi a primeira,em 1983,a ultrapassar Plutão,então considerado o último planeta do sistema solar-desde agosto de 2006,Plutão é classificado como planeta anão pela União Astronômica Internacional.Atualmente é o objeto mais distante da Terra já produzido pelo homem.Encontra -se a mais de 12 bilhões de quilômetros-isto é,a uma distância equivalente a mais de 80 vezes,a uma distância que separa a Terra é o Sol.
Assim como a Pioneer 10,outras dezenas de sondas espaciais enviadas ao espaço nos últimos 50 anos funcionam como os olhos dos cientistas no sistema solar.Eles podem chegar a lugares que hoje estão totalmente fora do alcance das viagens tripuladas.Equipadas com os mais diversos instrumentos,as sondas enviam à Terra imagens e outros tipos de informações sobre o Sol,planetas,luas,asteróides,cometas e demais objetos celestes.
Boa parte das sondas cumpre uma missão específica.A Mars Pathfinder,por exemplo,carregou um veículo-robô para explorar a superfície de Marte.A Cassini foi enviada para estudar Saturno.A Deep Impact(impacto profundo) foi lançada para se chocar contra um cometa e enviar dados sobre esse corpo.

Primeira Viagem:LUA
A Lua foi o primeiro destino das sondas espaciais.Em 1959,a União Soviética enviou três veículos.A Luna 1 não pousou no satélites,mas enviou importantes informações.A Luna 2 chegou à Lua,porém espatifou-se na superfície.A Luna 3 registrou as primeiras imagens da face oculta da Lua.Em 1966,a Luna 9 pousou em solo lunar e realizou a primeira transmissão de imagens para TV.
Entre julho de 1964 e março de 1965,as sondas norte-americanas Ranger 7,8 e 9 transmitiram à Terra dezenas de milhares de fotos da Lua.As naves Surveyor fizeram o reconhecimento do solo lunar.Em seguida,foram lançadas as sondas Lunar Orbiter,responsáveis pelo mapeamento do satélite.As imagens foram fundamentais para o planejamento das viagens tripuladas à Lua.
Vênus e Mercúrio
Em dezembro de 1962,a sonda norte-americana Mariner 2 foi a primeira a aproximar-se de Vênus.Por meio dessa missão foi possível constatar a rotação retrógrada e verificar as altas temperaturas e pressão do planeta.
Em 1974,a Mariner 10 enviou cerca de 3,5 mil imagens da densa atmosfera de Vênus.Depois,a sonda seguiu viagem rumo à órbita de Mercúrio,chegando a ficar apenas 327 quilômetros de distância da superfície.Até hoje,foi a única a explorar o planeta mais próximo do Sol.
Mais recentemente,em novembro de 2005,a Agência Espacial Européia(ESA)lançou a sonda Venus Express.Os objetivos científicos incluem estudar a atmosfera e a superfície em detalhes,bem como a interação entre elas.A sonda alcançou seu destino em maio de 2006.A missão tem duração prevista de dois dias venusianos,já que um dia em Vênus equivale a 243 dias na Terra.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.