sábado, 29 de junho de 2013

Status Atividade Solar: KP7 (Forte)

Atividade Solar: Status
Uma forte tempestade geomagnética está em andamento desde as primeiras horas desse sábado. A instabilidade atingiu o Índice KP-7 e provocou auroras boreais observadas em diversas localidades do hemisfério norte, além de blecautes de radiopropagação.

Durante a madrugada do dia 29 de Junho de 2013,houve registros que chegaram ao índice KP 7,que é considerado forte.Forte tempestade eletromagnética em andamento nesse inicio de manhã.O índice KP 7 está sendo causada por um fluxo intenso de vento solar de um grande buraco coronal.A instabilidade está associada à passagem da Terra por uma porção do vento solar com polaridade magnética sul, com impacto altamente significativo sobre a magnetosfera terrestre.
O índice KP 7 como pode ser consultado na tabela acima é considerado forte.Segue abaixo as consequências de uma tempestade geomagnética dessa magnitude:
Sistemas de potência: Podem ser necessário correções na tensão. Alarmes falsos podem ser disparados em alguns dispositivos de proteção.Espaço: Correntes induzidas podem afetar sistemas de satélites. Satélites de órbita baixa podem sofrer com o aumento do arrasto da atmosfera. Correções de posicionamento e orientação se tornam necessárias.Outros: Podem ocorrer problemas intermitentes na navegação e orientação por satélites ou através de sinais baixa frequência (beacons, ILS, etc). Comunicações por HF podem ser intermitentes e auroras podem ser vistas em latitudes baixas, ao redor de 50º.

Para ver a previsão de impacto na Terra dessa tormenta,clique aqui.
Mais informações sobre o monitoramento solar,clique aqui.

Gráfico KP :

FONTES: Apollo 11 e Flare Aware