quarta-feira, 3 de abril de 2013

Os piores dias na Terra (O Universo)

Os piores dias na Terra
Baseado na obra da série ''O Universo''
Em toda sua história a Terra passou por dias horríveis que criaram a vida,acabaram com os seres e reestruturaram o nosso Planeta,permitindo a nossa origem.São dias ruins que naturalmente aconteceram e ainda vão acontecer.

Introdução
Você acha que passar muito tempo no trânsito,ter que resolver diversos problemas,que passou o dia com dor de cabeça,entre outros dias ruins na nossa vida são os piores dias que temos na Terra.Mas não é bem assim.Vamos retratar abaixo,7 dias terríveis que a Terra sofreu muito,mais muito,dias que você iria torcer para nunca viver.
Baseado na série ''O Universo-Piores dias na Terra'' o Blog Explorando o Universo apresenta a você os piores dias na Terra.

7º pior dia na Terra O impacto de Theia 
Um dos piores dias na Terra aconteceu no início de sua história quando um visitante inesperado apareceu e ameaçou acabar com a Terra antes da vida nascer.
A Terra sofria diversos choques de corpos que se batiam para formar novos planetas.Atingida pelos rochedos o planeta cresceu,tomando tamanho que se tem hoje,e desenvolveu ainda a atmosfera a crosta e seu manto.A vida estava para surgir mas um planeta,Theia,beirava nossa órbita e a invasão acabou da pior forma possível: Theia chocou-se com a Terra.
Theia tinha aproximadamente o tamanho de Marte e o evento alterou muita coisa formada na Terra até então.A atmosfera da Terra foi lançada ao espaço enquanto os núcleos se fundiam.O acúmulo de material ejetado ao espaço criou um enorme anel de material em torno da Terra,que se juntou e criou-se então nossa companheira,a Lua.Demorou cerca de 150 milhões de anos para nosso planeta se estabelecer novamente.
O ponto positivo do impacto foi a criação da Lua,que então,estabilizou o eixo de rotação do nosso planeta,propiciando o surgimento de vida novamente.
Depois disso tudo parecia tranquilo demais.Mas não seria bem assim,pois nosso planeta pode nos surpreender a cada minuto,ou segundo.

6º pior dia na Terra Intenso bombardeio de corpos
A Terra seguiu novamente o fogo cruzado.Depois de 150 milhões de anos após o impacto de Theia,a crosta se solidificou novamente e pode ter criado os primeiros oceanos,propícios a criar vida.Mas um outro evento levaria a Terra novamente para a estaca zero.As órbitas dos gigantes gasosos de nosso Sistema Solar, perturbou as órbitas de diversos asteroides e cometas.Trilhões deles se soltaram das suas órbitas e foram na direção dos planetas rochosos de nosso sistema.Asteroides do tamanho do Texas atingiram o planeta Terra nessa época.
Todo o oceano desapareceu.Esses impactos tiveram continuidade pelos próximos 200 milhões de anos.Os impactos abalaram a Terra,e as marcas só não são visíveis hoje,pois o processo erosivo de bilhões de anos,e o movimento das placas tectônicas ''apagaram'' essas marcas violentas.Diferentemente da Lua,que ainda mostra que foi também atingida por milhares de corpos.Especulações indicam que esse bombardeio trouxe para a Terra metais preciosos como ouro,prata e platina,esses materiais ficaram na crosta da Terra e após a solidificação foi possível,com a tecnologia atual,extrair esses metais do nosso solo.

5º pior dia na Terra Terra Bola de Neve 
Depois da estabilização do planeta quanto os bombardeios contínuos,houve uma catástrofe global gelada que ameaçou novamente acabar com a vida que se reconstituía.
Este não foi somente um dia ruim para Terra mais sim centenas de milhares de anos ruins.O planeta tornou-se uma bola de neve.Os glaciais invadiram as áreas temperadas,e cobriram todo o planeta de gelo.O Equador tinha a temperatura que hoje o pólo sul tem.
Esse episódio congelante pode ter acontecido duas vezes,o primeiro há 1 bilhão e 400 milhões de anos.
Para resfriar mais ainda a Terra,a maior parte da luz que o planeta Terra recebia era refletido pelo gelo,tornando a Terra um lugar inóspito,frio,congelado,deserto.
Mas como o planeta congelou? O responsável pode ter sido a própria vida que aqui existia.O gás mais abundante nessa época era o metano e não o oxigênio,a vida aqui,não usava o oxigênio,e este era considerado um veneno.As criaturas unicelulares usaram o metano como parte de seus processos de vida.Ao usar a luz do sol para a realização da fotossíntese,foi liberado uma quantidade imensa de oxigênio:a vida fazia então,um novo produto tóxico.Quando o oxigênio apareceu uma mudança radical aconteceu:ele oxidou o metano que fazia o planeta quente,e transformou em dióxido de carbono,a catástrofe matou as criaturas dependentes do metano e nosso planeta vivia uma nova era: gelo.
A vida sobrevivente teve de procurar um local quente e propicio para se desenvolver e conseguir sobreviver,a vida então,abrigou locais onde os vulcões abriam espécie de crateras e filamentos no gelo,ali era quente e ainda haviam gases e outros elementos perfeitos para a vida desenvolver.
O gelo somente derreteu após a liberação de diversos gases,que os vulcões liberavam,assim foi criado o efeito estufa,que conseguiu aquecer novamente o planeta.A segunda bola de neve deve ter ocorrido há 600 milhões de anos,e ambas permitiram a diversificação de formas de vida. A vida agora,sobrevivia ao cataclismo e voltava mais forte do que nunca.

4º pior dia na Terra Extinção Ordoviciano 
Grandes assassinatos em massa permitiram o desaparecimento de muitas espécies.Durante o período nosso planeta estava coberto por três grandes oceanos e quatro super continentes.A terra era estérea mas os oceanos não,eram cheios de vida.Já existiam os primeiros peixes e corais coloridos da Terra.Então um cataclismo misterioso varreu os mares e 60% da vida na Terra desapareceu.O motivo ainda é um pouco desconhecido mas existem suspeitas de que um novo esfriamento pode ter ocorrido,mas dessa vez as placas tectônicas deveriam ter levado os continentes quentes para os pólos do planeta,baixando então a temperatura global.
Ainda há suspeitas que uma explosão de raios gama,tenha sido a responsável pelo desaparecimento.Uma explosão de raio gama,resumidamente falando,emite dois raios em sentidos opostos,o que estiver nessa mira de raios superpotentes pode sofrer sérias consequências,o que teria acontecido com a Terra.A grande explosão teria acabado com a camada de ozônio,expondo os animais a extrema radiação,modificando o DNA e causando mutações,a radiação exposta seria letal.Ainda pode ter havido a combinação de nitrogênio com oxigênio, e criado uma barreira de gases que barravam a luz solar,resfriando novamente todo o planeta.
Quanto a radiação no planeta,pode ter acontecido de nosso Planeta estar fora da área protetora da nossa galáxia,ficando vulnerável a qualquer radiação.De tempos em tempos,nosso sistema sobe e desce em relação à nossa galáxia,saindo então da área natural de proteção.

3º pior dia na Terra A extinção dos dinossauros
Sem dúvida alguma a extinção dos dinossauros é uma das catástrofes mais comentadas por todas.Os dinossauros dominaram o mundo pré-histórico por cerca de 200 milhões de anos.De repente,algo matou dois terços das criaturas vivas do nosso planeta,inclusive os animais mais gigantescos.Depois de anos a procura de pistas,todos concordam que um impacto matou os dinossauros,mas não foi bem assim na teoria para um grupo de cientistas.
Há evidências de um impacto de um asteroide de diâmetro de nove quilômetros,há 65 milhões de anos,o corpo teria o tamanho do Monte Everest,e causou imensa destruição,não somente no momento da queda.Primeiro os danos foram percebidos no local,em seguida no planeta inteiro.Há hipóteses de que não foi só o asteroide que causou a extinção desses dinossauros,não foi bem um asteroide caindo na cabeça de cada um dos dinossauros,os efeitos secundários da queda do corpo,como as chuvas ácidas e a mudança na biosfera,dentre outras,foram responsáveis pela morte desses enormes animais.
Há ainda cientistas que dizem que o forte vulcanismo,próximo da índia atualmente,liberou muitos gases tóxicos,não somente há 65 milhões de anos atrás,mas antes disso também,a concentração desses gases teria influência na morte dos dinossauros?
Os dinossauros podem ter sido atingidos em um golpe duplo,primeiro o asteroide e seus efeitos secundários e em seguida os efeitos desse vulcanismo.
Um grupo de cientistas ainda dizem que não somente um corpo atingiu a Terra naquele dia,mas sim diversos outros corpos,a cratera próxima ao México,atualmente,não seria a maior,mas sim a mais popular.Ha próximo do continente africano uma suspeita de cratera,porém esta não possui comprovações que foi causada por um impacto.Quem sabe esses ''outros corpos'' não foram estilhaços do corpo principal,ao entrar na atmosfera.

2º pior dia na Terra Extinção permotriássica 
Foi a maior mortandade que a vida na Terra teve.E é um dos maiores mistérios as suas causas.Há quase 200 milhões de anos antes da extinção dos dinossauros,90% de toda a vida sumiu do nosso planeta misteriosamente.O evento durou algumas centenas de milhares de anos e foi o mais catastrófico da Terra,ganhando o 2º pior dia da Terra,foi o maior e pior de todos.A sobrevivência da vida ficou por um fio.Um dos principais suspeitos é um super vulcão que produziu uma erupção de milhões de anos e produziu um dos maiores fluxos de lava já conhecidos,suficiente para cobrir os Estados Unidos não só uma vez,mas diversas vezes.E esse não seria o único vulcão gigante.Estes eram simplesmente comuns na Terra e a Terra era bombardeada com lava,como se uma mangueira de bombeiro espalhasse lava para todos os lugares.Isso teria matado tudo em seu caminho.
Acredita-se que esses leitos de carvão onde hoje situa a Sibéria,iam queimando e liberando gases para a atmosfera causando um forte efeito estufa e estes colocaram pressão na biosfera terrestre.Então,o aumento da temperatura global foi fatal para muitos animais.Ainda existe muita discussão para detectar vestígios e hipóteses sobre esse péssimo dia.

O PIOR DIA NA TERRA Apocalipse Solar
Em 5 bilhões de anos nosso Sol chegará a seu ponto final e sofrerá mudanças drásticas,que vão afetar diretamente os planetas que orbitam em torno dessa estrela.Ele se inchará até se tornar uma estrela gigante vermelha.Com 200 vezes o seu tamanho atual,ao inchar vai engolir Mercúrio e Vênus,nosso planeta ou será jogado para fora ou será engolido também.
A notícia boa...Os seres humanos não estarão mais aqui para verem o Planeta Terra ser torrado.
A notícia péssima....Teremos morrido bem antes disso acontecer!

O Sol fica mais brilhante a cada bilhão de ano que se passa,em 1 bilhão de anos o Sol estará brilhante suficientemente para expulsar todo o dióxido de carbono da atmosfera.
Todos que dependem do dióxido de carbono,como as plantas terão fortes dificuldades em sobreviver,claro.
Quando as plantas morrerem e os oceanos secarem haverá uma nova extinção em massa.A era dos animais termina aí.O fim destes será em 500 milhões de anos.
A Terra certamente passará por mais desastres até chegar a esse ponto,onde o Sol acabará com a vida.Já podemos ver que a Terra é um planeta surpreendente,pode acontecer qualquer coisa,em poucos anos.Não estamos em uma fase tão estável,a última vez que achávamos isso,fomos bombardeado por diversos asteroides.A Terra não está sozinha,as mudanças a bilhões e bilhões de quilômetros também nos afetam.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.