sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

|cobertura completa| Meteorito fere 1.145 pessoas na Rússia

-Prejuízos chegam a 65 milhões de dólares.
BALANÇO OFICIAL:1.145 pessoas foram hospitalizadas após a queda do meteorito
Mais sobre os fragmentos encontrados até então

Encontrado fragmento do meteorito que teria caído em lago

Veja a mensagem do Blog Explorando o Universo para Rússia

Meteorito é observado cair nos EUA,e se assemelha aos fragmentos que caíram na Rússia.

O meteorito que atingiu a região russa dos Urais,deixou cerca de 950 feridos segundo informações repassadas pelo governador da região de Cheliabinsk, Mikhail Yurevich, à agência pública Ria Novosti.O balanço de feridos divulgado anteriormente era de 500 feridos.
 meteorito caiu na região na madrugada de sexta feira (horário de Brasília) e deixou diversos estragos em mais de 6 cidades.Os locais foram atingidos por fragmentos do meteorito, que danificaram residências, prédios e fábricas, além dos efeitos da corrente elétrica. Há relatos de que uma parte do meteorito caiu no fundo de um lago.
Muitos dos feridos são pessoas atingidas por estilhaços de vidros e outros materiais,que foram estilhaçados com a onda de choque.Poucos são os registros de pessoas que tiveram cortes profundos.
A imprensa havia divulgado também,anteriormente,que se tratava de uma chuva de meteoritos,informação corrigida depois:
"Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera", disse à agência Interfax a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.
O vídeo divulgado abaixo no canal You Tube,mostra um pouco do pânico vivido pela população da Rússia:


O meteorito atingiu a superfície de nosso planeta bem no dia em que o asteroide 2012 DA14 passa bem próximo da Terra,atingindo uma distância de aproximadamente 22.000 quilômetros,o asteroide possui cerca de 50 metros de diâmetro.
Porém a Agência Espacial Europeia já informou que não existe relações com o asteroide o incidente ocorrido.
Esse é o pior acidente da história do planeta que se tem indícios,envolvendo pessoas,antes nenhum acidente com seres humanos havia acontecido por conta de uma queda de meteorito.
O primeiro ministro russo,Dmitri Medvedev,advertiu que a queda do meteorito,que deixou mais de 500 feridos,demonstra a vulnerabilidade de nosso planeta.Medvedev está na cidade siberiana de Krasnoyarsk, onde participa de um fórum econômico internacional.
"Espero que não haja consequências graves, no entanto, isso (a queda do meteorito) é uma prova de que não apenas a economia é vulnerável, mas todo o nosso planeta", disse Medvedev, segundo as agências russas.
Veja outro vídeo divulgado,desse acidente na Rússia,o vídeo mostra o pânico e medo da população ao ver as bolas de fogo caírem em suas direções:


Saúde dos feridos
-1.145 pessoas hospitalizadas segundo balanço oficial.
O ministério russo diz que 1.145 pessoas foram hospitalizadas com a queda do meteorito.

Mais sobre o corpo celeste 
Segundo relatos de pessoas que presenciaram o acidente,achavam que eram um avião explodindo próximo ao local,as explosões eram estrondosas.
O meteorito pesava várias toneladas e poderia ter várias dezenas de metros de comprimento, segundo cientistas consultados pelos meios de imprensa russos.
"Era um meteorito bastante grande, pode ser que de várias dezenas de metros de comprimento. (...) Os corpos de menos de 50 metros se desintegram quase sempre na atmosfera, e se não se queimam totalmente, chegam à Terra pequenos fragmentos", disse Nikolai Zheleznov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada.
Sergei Smirnov, cientista do Observatório astronômico de Pulkovo, afirmou que o objeto "tem uma massa de várias dezenas de toneladas, seguramente, que se pôde ver com clareza no céu".
Segundo o porta-voz o corpo celeste pesava cerca de 10 toneladas e se espalhou por mais de 6 cidades após a entrada na atmosfera.

Balanço do prejuízo

As autoridades russas divulgaram no sábado 16, o balanço final dos danos causados pela queda do meteorito."Os danos não foram tão grandes para um incidente de tamanhas proporções", declarou, à agência RT, Mikhail Yurevich, governador da área federativa de Chelyabinsk Oblast. De acordo com Yurevich, 30% das janeas destruídas já foram consertadas.
Os prejuízos totais chegam a 65 milhões de dólares.Mais de 100 mil proprietários tiveram prejuízos com o fenômeno.
Fonte Terra,

Imagens 

Uma fábrica ficou parcialmente destruída na cidade de Chelyabinsk,após a queda do corpo.

Segundo informações o corpo celeste pesava 10 toneladas e se espalhou por várias cidades.

Vidros e janelas foram quebrados com o forte estrondo.

Passagem do corpo deixou muita fumaça na região.