sábado, 9 de fevereiro de 2013

Especial FAQs astronômicos

Introdução
A astronomia é uma ampla ciência com muitas dúvidas não só para leigos mas até mesmo para astrônomos e pesquisadores da área.Reunimos abaixo diversos FAQs sobre essa ciência.

☄ O que é parsec?
Parsec se trata de uma unidade de medida de distância astronômica.igual a 206 265 unidades astronômicas (cerca de 3,26 anos-luz). O parsec é a distância à qual nos teríamos que colocar para ver a distância Terra-Sol com uma separação angular igual a 1 segundo de arco. 

☄ Qual a diferença entre meteoro,meteorito e meteoroide?
Meteoroide é usado para designar quando o material (rocha) ainda está vagando pelo espaço sideral.Quando entra em nossa atmosfera produz um efeito luminoso denominado meteoro.E se a rocha espacial conseguir resistir a queima da atmosfera e chegar ao chão,se chama meteorito.

☄ Existe água em Marte?
Sim,parece ser bem seguro essa informação.Há evidências da substância nas calotas polares do planeta,no norte e no sul.Estudos ainda indicam que Marte já abrigou muita água,com rios em sua superfície.

☄ O que é a ''Grande mancha vermelha'' em Júpiter?
Essa mancha se trata de uma enorme tempestade que existe na superfície desse planeta gasoso,ela é enorme.

☄ Só Saturno possui anéis?
Não! Todos os planetas jovianos do nosso sistema possui anéis.O seu tamanho e algumas únicas características permitiram isso.Muitos pensam que só Saturno possui anéis,por esse planeta ser muito conhecido por seus sistemas de anéis.Porém Júpiter,por exemplo,também têm anéis.Júpiter,Saturno,Urano e Netuno são os planetas jovianos.

☄ O homem foi na Lua?
Sim! E hoje em dia,muitos astrônomos confirmam isso por diversos fatores.Muitos dizem porque o homem nunca mais foi lá,mas não sabem que depois da primeira missão principal (Apollo 11) houve diversas outras missões onde houve sim pouso na Lua com homens.

☄ Há vida lá fora?
Ninguém sabe de nada! Não há nenhuma comprovação científica que pode afirmar isso.

☄ Quais planetas é possível ver da Terra?
É possível observar do nosso planeta Mercúrio,Vênus,Marte,Júpiter e Saturno a olho nu.Com auxílio de telescópios é possível até mesmo observar as luas Galileanas de Júpiter.

☄ Marte poderá ter anéis?
Sim! No futuro Marte poderá ter um sistema de anéis.O motivo,é a alta proximidade da lua Fobos.Há duas hipóteses para um acontecimento ''inédito''.Sua órbita desce 1,8 metro por século,é estimado que em 50 milhões de anos,ou Fobos irá de despencar sobre Marte,ou mais provavelmente,antes que isso aconteça,as forças gravitacionais irão destruir o satélite,e então,criar anéis em torno de Marte.

☄ O que é astrofísica?
A astronomia moderna usa muito a física para fazer pesquisas e cálculos na área de astronomia,designando-se então astrofísica.Uma mistura de astronomia com física.

☄ Como encontro a esfera celeste?
A esfera celeste,é o local onde vemos projetado as estrelas,planetas,e outros corpos celestes.

☄ O Sol sempre nasce no leste?
Não.O Sol nem sempre nasce no leste,nos solstícios há uma diferença,e o Sol possui um desvio do leste.O mesmo acontece no seu pôr,nos solstícios ele não se põe no oeste.

☄ Qual a idade do nosso planeta?
Os geólogos e astrofísicos calculam que nosso planeta possui cerca de 4,6 bilhões de anos.

☄ O que é cinturão de asteroides?
É um local entre Marte e Júpiter que existem milhares de corpos rochosos.

☄ Qual a causa das marés?
As marés na Terra tem a influência principalmente da Lua,mas o Sol também contribuí para isso.

☄ A Lua influência no corte de cabelo?
Não existe nenhuma informação científica que diz isso.A Lua influência nas marés da Terra,povos antigos achavam que ela influenciava em nosso corpo por ser composto principalmente de água.

Tem alguma dúvida sobre astronomia e queria muito saber a resposta?
Envie sua dúvida para martinez_higor@yahoo.com iremos publicá-la aqui,nessa página.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.