quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Nasce e morre uma estrela

Introdução
As estrelas possuem um ciclo de vida,elas nascem e morrem.As estrelas,no estágio final de vida,podem se tornar até mesmo buracos negros,ou estrelas muito maiores.
Praticamente o nascimento de todas as estrelas são iguais,o que mais se modifica é a maneira em que cada uma morre.

1
No geral as estrelas nascem numa região conhecida como berçário estelar.Todos esses berçários espalhados pelo espaço possuem imensas nuvens moleculares.Essas nuvens são formadas de gás e poeira,podem até mesmo ocupar uma área do tamanho do sistema solar.Com a gravidade os gases e a poeira acabam se juntando e a nuvem molecular começa a perder as partes mais densas.
Berçário de estrelas Nebulosa da Águia.
2
Aos poucos uma parte desprendida,que ganha mais calor e densidade,começa a girar em torno de si,e vira espécie de um disco.A estrela vai nascer,quando a densidade e o calor ficarem realmente bem altos,muito mais altos no disco,com isso,os átomos de hidrogênio se fundem,virando hélio.Começa então,a fusão nuclear.O processo leva dezenas de milhões de anos.

3
Com a fusão nuclear,a estrela começa a queimar combustível,as estrelas pequenas ou médias,esse processo pode levar por volta de 10 bilhões de anos,e atualmente o nosso Sol,está nesse processo.Já para as grandes estrelas,essa fase na vida,dura somente milhões de anos.O principal material para essa queima é o hidrogênio,quando ele acaba,passa a ser o hélio.
Nosso Sol,está atualmente nesse processo,de fusão nuclear.
4
Quando a fusão do hélio passa a ser a principal,a estrela ganha energia extra e se expande,virando então uma gigante vermelha,após esse crescimento o destino de cada estrela vai depender do seu tamanho.Estrelas com massa oito vezes maior que a do Sol,se tornam supergigante vermelha.
Gigante vermelha BD 48 740 
5
Opção 1 
Para uma estrela como a nossa a fase de gigante vermelha dura uns 2 bilhões de anos.Depois disso o astro expulsa as camadas externas e vira uma nebulosa planetária.No centro da nebulosa fica o cadáver do velho astro,uma estrela anã branca.
Feita por carbono e oxigênio ela termina os dias esfriando por bilhões e bilhões de anos,porém nunca se apagam!
Nebulosa Planetária NGC 7293
Opção 2
Estrelas maiores que o Sol tem um final mais catastrófico,nelas a fusão nuclear não termina e o hélio vai se tornando elementos cada vez mais pesado,até chegar ao ferro.O núcleo vai ficando denso,e não aguentando mais tanto peso se desaba,liberando muita energia,essa forte energia faz com que a estrela se despedace.Esse fenômeno é conhecido como supernova.
Supernova Blast Wave
6
Opção 1
A detonação de uma supernova pode criar uma estrela de nêutrons.Isso ocorre se o núcleo que entrou em colapso tiver menos de que três massas solares.Nesse caso,resta-se da supernova somente uma crosta de ferro sólido,e debaixo desta está cheio de nêutrons,uma partícula atômica.
Estrela de nêutrons.
Opção 2
Caso o núcleo que originou a supernova tiver mais que três massas solares,o destino dessa estrela é se contrair e se contrair,até virar um ponto de gravidade pura.Cria-se então um buraco negro,que nem mesmo a luz escapa da gravidade.
Exemplo de buraco negro.