quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Norte verdadeiro

Introdução
Suponha que você tenha decidido viajar para o Pólo Norte. Voc­ê não tem como pegar um avião até lá. Então, você tira a bússola do bolso, observa a agulha virar para o norte e traça um caminho, certo? Errado. Para chegar ao Pólo Norte, ou norte verdadeiro, apenas seguir a agulha da bússola não funcionará.
Se quiser ir de um ponto na extremidade inferior de um mapa para um ponto na extremidade superior, você precisará seguir o norte verdadeiro. Norte verdadeiro é uma direção geográfica representada nos mapas e globos pelas linhas dalongitude. Cada linha de longitude começa e termina nos pólos da Terra e representa o percurso direto norte e sul.

anatomia da Terra
As bússolas, por outro lado, levam você ao norte magnético, um ponto nas regiões árticas do Canadá que muda constantemente de lugar com base na atividade dos campos magnéticos da Terra. O ferro líquido no centro do planeta age como um grande ímã, criando um campo magnético relativamente fraco. A força desse campo magnético possui um componente horizontal na direção do norte magnético. A agulha de uma bússola é magnetizada e livremente suspensa para permitir que a força horizontal a direcione ao norte magnético.
Mas o ímã da Terra não está perfeitamente alinhado com os pólos geográficos. Por essa razão, existe uma diferença entre o norte verdadeiro em um mapa e o norte indicado por uma bússola. Essa diferença é chamada de declinação magnética e é medida pelo ângulo entre o norte verdadeiro e o norte magnético quando traçado em um mapa.
As declinações magnéticas variam conforme o lugar, dependendo da intensidade dos campos magnéticos da Terra. Por exemplo, se você segurar uma bússola na Nova Zelândia, o norte magnético estará cerca de 20º a leste do norte verdadeiro, enquanto a declinação em Los Angeles será de 12º. As linhas geográficas existem onde o norte verdadeiro e o norte magnético estão alinhados, e são chamadas de linhas agônicas. Na América do Norte atravessam a península da Flórida até os Grandes Lagos e o Oceano Ártico.
Dadas essas irregularidades, como você chegará ao Pólo Norte ou a um destino no norte verdadeiro? Continue lendo para descobrir como pode fazer isso - a qualquer hora do dia e com ferramentas de navegação naturais e artificiais.

Pontos históricos interessantes
  • Primeiro século - os chineses inventam a bússola.
  • 720 d.C. - os chineses reconhecem a existência da declinação magnética.
  • Século 12 - a tecnologia da bússola chega à Europa.
  • 1520 - George Hartman mede a declinação magnética.
  • 1700 - Edmund Halley faz o primeiro mapa de declinação magnética conhecido do mundo.
  • 1851 - o pólo norte magnético é descoberto.

    [fonte: Pesquisa Geológica do Canadá]


Ferramentas de navegação
Uma das maneiras mais simples de se encontrar o norte verdadeiro é usando um GPS (Sistema de Posicionamento Global). Um GPS reconhece sua localização compilando as informações do local, fornecidas por vários satélites que orbitam a Terra. Você pode selecionar um ajuste de 'norte verdadeiro' em seu GPS e digitar o destino, que ele se encarregará do resto.
Alguns telefones celulares também possuem recursos de bússola. O Verizon Navigator, por exemplo, tem instalado um hardware de GPS. Esses tipos de telefones estão se tornando cada vez mais populares, especialmente no Japão, onde alguns modelos permitem que os usuários os apontem para um destino e o telefone retorna as direções,     literalmente, passo a passo. Existem também programas gratuitos de bússola que você pode baixar da Internet diretamente em seu celular. A bússola funcionará quando você apontar o telefone na direção do sol.
Para encontrar o norte verdadeiro em uma bússola, você precisa saber seu valor de declinação local, ou a diferença angular entre o norte verdadeiro e o norte magnético. Essa informação ficará listada na legenda do seu mapa, ou você poderá encontrá-la nos sites do governo, como o Centro Nacional de Dados Geográficos (em inglês). Por que passar por todo esse transtorno? Mesmo uma diferença de 1º no norte verdadeiro e no norte magnético pode desviar você até 280 metros do seu curso.
                              bússola
                                   Ajuste sua bússola para encontrar o norte verdadeiro
Existem algumas opções para ajustar a bússola ao norte verdadeiro. Primeiro, verifique se o número da declinação é positivo ou negativo, que é determinado pela sua posição - leste ou oeste da linha agônica. Se estiver a leste da linha, será negativo, o que significa que você deverá girar o anel no sentido horário; se estiver a oeste, será positivo, e você terá que girar o anel no sentido anti-horário.
Algumas bússolas permitem que você ajuste manualmente a agulha para compensar a declinação. Você também pode usar o anel chanfrado da bússola para definir a declinação magnética girando-o até que a seta de direção aponte para seu valor de declinação. Então, segure a bússola com a mão. Quando a agulha e a seta de direção estiverem alinhadas, a direção da seta de navegação na base apontará para o norte verdadeiro. Você também pode fazer isso alinhando a seta de direção e a direção da seta de navegação. Em seguida, segure a bússola e gire seu corpo até que a agulha aponte para sua declinação. A seta de direção e a direção da seta de navegação indicam o norte verdadeiro.
bússola
                     Você pode ajustar a bússola para encontrar o norte verdadeiro.

Sol
Se ficar perdido durante o dia, em qualquer lugar, sem um mapa,uma bússola ou um GPS à mão, o melhor método para encontrar sua direção é olhar para cima. O movimento do sol pode indicar o norte verdadeiro. Mas para usar esse guia solar, você precisará se lembrar de algumas coisas importantes. No Hemisfério Norte, o sol sempre nasce no leste e se põe no oeste. Ao meio-dia, ele está no meio do horizonte e segue na direção sul. Isso significa que, quando você estiver de frente para o sol ao meio-dia, andar em direção a ele o levará ao sul. Caso ele esteja nas suas costas, você estará andando para o norte. No Hemisfério Sul ocorre o contrário.
                            relógio
                              Você pode usar seu relógio para encontrar o norte verdadeiro.
Se não for meio-dia e você quiser saber sua direção durante a luz do dia, um relógio analógico pode substituir uma bússola. Primeiro, certifique-se de que ele esteja marcando a hora certa. Depois, aponte o ponteiro da hora para o sol. Segurando o relógio no lugar, imagine um ângulo formado pelo ponteiro da hora e uma linha do 12 até o centro do relógio. Trace uma linha imaginária dividindo esse ângulo ao meio. Tal linha indica o sul no Hemisfério Norte. Durante o horário de verão, crie o ângulo a partir do 1, e não do 12.
No Hemisfério Sul, aponte o 12 para o sol. Em seguida, forme um ângulo imaginário entre o ponteiro da hora e uma linha do 12 ao centro do relógio. A linha que divide esse ângulo ao meio representa o norte.
Não tem relógio? Sem problema. Desde que saiba a hora certa, você pode desenhar seu próprio relógio em um papel e usá-lo da mesma maneira.
                 método da sombra do sol
Você pode usar uma vareta e as sombras do sol para encontrar o norte verdadeiro aproximado.

Para conhecer outra forma de saber sua direção, encontre uma vareta (que será espetada no chão) e um grande local ensolarado. Para isso, lembre-se de que, quando o sol faz as sombras, elas estão na direção contrária a sua posição no céu. Isso significa que, quando o sol está no lado leste do céu, as sombras apontam para o oeste.
Pegue uma vareta, de preferência com 1 metro de altura, e espete-a no solo em uma área ensolarada, de modo que você possa ver a sombra da vareta. Use uma pedra ou outro objeto pontudo e marque a ponta dessa sombra no chão. Como as sombras se movem do oeste para o leste durante o dia, esse primeiro ponto significa o oeste.
Espere aproximadamente 15 minutos e marque para onde a sombra da vareta se moveu. Agora, você deve ter duas marcas no chão: a primeira representa o oeste, e a segunda, o leste. Se traçar uma linha entre os dois pontos, você terá uma idéia geral de sua linha leste-oeste. A partir daí, pode desenhar sua linha norte-sul a um ângulo de 90º da linha leste-oeste.
Embora essas não sejam orientações direcionais precisas, existem outras pistas na natureza que ajudam a orientar você para o norte verdadeiro.
  • Musgo nas árvores - apesar de a convenção comum sustentar que o musgo cresce na face norte das árvores, nem sempre esse é o caso. No entanto, no Hemisfério Norte, o musgo na face sul será mais grosso e verde, pois esse lado geralmente recebe uma quantidade maior de sol. No Hemisfério Sul, esse fenômeno acontece na face Norte.
  • Árvores - a casca pode ser mais escura, e os ramos, mais estendidos ao céu na face sul das árvores, pois ela não recebe tanto sol. No Hemisfério Norte, a lógica é invertida.
  • Neve derretida - No Hemisfério Norte, a neve pode derreter com mais rapidez na face sul (mais quente) das superfícies rochosas ou das montanhas.
  • Formigueiros - as formigas, no Hemisfério Sul, normalmente constroem seus ninhos na face norte das árvores, onde é mais quente.

musgo
No Hemisfério Sul, o musgo na face norte das árvores geralmente é mais verde.

Lua e estrelas
Mesmo que o sol se ponha à noite, a lua e as estrelas também podem dar uma luz para o norte verdadeiro.
De acordo com o Guia de Sobrevivência do Serviço Aéreo Especial, uma lua crescente ou minguante pode oferecer algumas direções gerais. Se a lua nascer antes do pôr-do-sol, a face clara estará no oeste. Se ela nascer depois da meia-noite, a face leste será iluminada. Uma vez que souber uma direção, ficará fácil definir as demais.
Para entender o porquê, lembre-se de que vemos o sol se movendo do leste para o oeste em nosso horizonte. Também sabemos que a lua orbita a Terra, e que a parte dela que vemos depende da forma como a luz do sol é refletida. Quando a lua está entre o Sol e a Terra, ela parece invisível. Mas à medida que se movimenta em sua órbita anti-horária de 28 dias, a lua crescente primeiro fica visível na parte ocidental do céu, próximo ao poente; ela é iluminada pelo sol, que está no oeste. Então, quando a lua começa a diminuir, e sua órbita chegar ao lado oposto da Terra, ela ficará visível após a meia-noite. Nesse momento, ela é iluminada pela luz do sol oriental.
                  estrela do norte
       À noite, no Hemisfério Norte, as constelações podem indicar o norte verdadeiro.

Se a lua não estiver visível, você também poderá usar as estrelas para saber a direção. Elas ajudaram os exploradores a navegar durante séculos. No Hemisfério Norte, a estrela do norte, ou Polaris, indica o norte verdadeiro. Você pode encontrar a Polaris localizando primeiro as constelações Ursa Maior e Ursa Menor. Faça uma linha imaginária das duas "estrelas indicadoras" na base da cavidade da Ursa Maior à última estrela, que é a mais iluminada, na cauda da Ursa Menor. Polaris também é a estrela intermediária da constelação vizinha em forma de 'M' - a Cassiopéia.
                            cruzeiro do sul
                   No Hemisfério Sul, a constelação Cruzeiro do Sul indica a direção sul.

O Hemisfério Sul não tem uma estrela que se possa comparar à Polaris, mas a constelação Cruzeiro do Sul pode dar uma boa idéia de onde está o sul. Localize a constelação e as duas estrelas indicadoras em sua ponta, e estenda a linha cerca de cinco vezes seu comprimento original. Nesse ponto, desça uma linha imaginária perpendicular à terra e marque o sul.


Outro significado de norte verdadeiro

Talvez você já tenha ouvido a expressão "encontrar o norte verdadeiro" em conversas que não estejam relacionadas a caminhadas ou viagens. Na verdade, é um ditado comum que significa encontrar o rumo na vida pessoal. O norte verdadeiro tem uma conotação positiva e está associado ao cumprimento de metas e realização de desejos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                    
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.