domingo, 1 de janeiro de 2012

Cometas-Espetáculos nos céus


Os cometas estão entre os mais atraentes corpos celestes e são conhecidos a muito tempo atrás.Para muitos,o seu aparecimento era sinal de castigo dos deuses ou prenúncio de tragédias.Atualmente sabe-se que eles são resquícios da formação do sistema solar.Os cometas são pequenos corpos celestes,com poucos quilômetros de diâmetro,gelados e escuros.Compõem-se de poeira cósmica,rocha,gases,e moléculas orgânicas ricas em carbono.Os de curto período encontram -se em órbitas além de Netuno;já os de longo período situam-se na chamada Nuvem de Oort,na fronteira do sistema solar.Muitos deles desviam-se em direção ao Sol e,durante a aproximação,formam as espetaculares caldas de gases e poeira com mais de 100 mil quilômetros de comprimento.Até hoje cerca de 2 mil cometas foram vistos e catalogados pelo homem.O mais famoso deles,o Halley,cuja periodicidade é de 76 anos,aparece em registros chineses datados de 246 antes de Cristo.

Viajantes do Espaço
O primeiro registro de um cometa foi encontrado em documentos chineses de 2316 a.C.Naquela época,esse tipo de objeto era associado à má sorte.Hoje,porém,é um dos que mais desperta a atenção dos astrônomos.

Os cometas são resquícios da formação do sistema solar.Acredita-se que tenham sofrido o menor número de modificações desde aquela época e,por isso,são capazes de fornecer aos cientistas precisas pistas sobre o surgimento da Terra e dos demais corpos celestes.Eles constituem-se apenas de um núcleo sólido e sua composição é uma mistura de gelo,gases e poeira cósmica.
Ao se aproximar do Sol,o cometa ganha a cabeleira e a cauda características devido ao aquecimento do núcleo,que começa a evaporar-se e a dissipar-se pela ação dos ventos solares.Quanto mais próximo estiver do Sol,maior será a cauda,que pode atingir milhões de quilômetros.Quando está longe do Sol,o núcleo resfria-se e a sua matéria fica congelada.Nessa condição,os cometas são chamados de ''icebergs sujos ''ou ''bolas de gelo sujas''.
Cometa perde sua calda.(Encke)

Origem dos Cometas
Os cometas podem ser divididos em dois grupos:
Os de curto período:que levam até alguns milhares de anos para completar uma volta em torno do Sol.
Os de longo período:que podem permanecer durante milhões de anos em sua órbita.
Em 1950,Jan Hendrik Oort levantou a hipótese de que os cometas de longo período seriam originados de uma imensa nuvem esférica,a chamada nuvem de Oort,que abriga trilhões de ''detritos'' na fronteira do Sistema Solar com o espaço exterior.Alguns desses corpos seriam atraídos para as regiões internas do sistema solar,transformando-se em cometas de longo período.
Em 1951,Gerard Peter Kuiper sugeriu que cometas de curto período seriam provenientes de uma região próxima à órbita de Plutão,batizada com o nome de Cinturão de Kuiper.

Cometas famosos
Os cometas são batizados com o nome dos descobridores.A seguir,alguns dos mais conhecidos.

Halley
Identificado em 1682 pelo astrônomo e matemático inglês Edmund Halley,o cometa é visível a cada 76 anos,quando fica próximo da Terra.A última vez em que isso ocorreu foi em 1986.A próxima vista do Halley deve acontecer em 2061,a NASA estima que a sua aparição será no mês de junho.
Segundo a NASA em 1910 a velocidade que ele passou pela Terra era de 70.6 Km/s já em 1998 a sua velocidade era de 63.3 Km/s.A órbita de Halley é retrógrada,ou seja,ele gira ao contrário em relação aos planetas.
Veja fotos e vídeos do cometa Halley:
      

Hale Bopp
Foi avistado em 1995,pelos norte-americanos Alan Hale e Tom Bopp.Sua órbita em torno do Sol é de 4.200 anos. Os cientistas acreditam que o cometa Hale-Bopp começou a sua vida como qualquer outro cometa - mais um aglomerado de gases e poeiras - tendo sido formado no inicio do nosso sistema solar, biliões de anos atrás, e que, há uns milhões de anos, foi atraído para o campo gravitacional do Sol. Agora ele está a caminhar pelo campo gravitacional do Sol a cerca de 60 000 Km por hora numa órbita que o faz passar pela Terra todos os 4 000 anos (período).
Veja fotos e vídeo do cometa Hale Bopp:

        

       

Biela
Descoberto pelo austríaco Wilhelm von Biela,em 1826,reapareceu em 1846 e 1852.Desde 1866 não foi mais visto.Supõe-se que tenha sido desintegrado por uma chuva de meteoritos.

West
Um dos mais brilhantes e majestosos cometas já observados pelo homem.Foi visto pela última vez na metade do século XX.Ao se aproximar do Sol,partiu-se em quatro fragmentos.

  

Encke 
Visto pela primeira vez pelo alemão Johann Franz Encke,tem órbita de 3,3 anos,a mais curta de que se tem conhecimento.
  


Hyakutake 
Encontrado pelo astrOnoomo japonês Yuki Hyakutake em 1996,tornou-se famoso por passar a uma distância de aproximadamente 15 milhões de quilômetros da Terra.

  

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.