sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Viemos de Marte? Estudo aponta que somos ''marcianos''.

Introdução
Não é brincadeira! Talvez somos todos de origem marciana. Estudo apresentado por químico em conferência na Itália afirma que Terra não teria como suportar minerais que ajudaram na formação da vida.



Um novo estudo apresentado pelo químico Steven Benner, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Westheimer (EUA), em na Conferência de Goldschmidt, em Florença, na Itália; sugere que a vida na Terra pode ter tido suas origens descendentes de Marte,em poucas palavras,a vida teria surgido em Marte e chegado até nosso planeta. 
Você deve estar se perguntando: mas como a vida de Marte chegou até a Terra? Afinal,são planetas vizinhos mas estão bem distantes um do outro. A resposta é simples, pelos meteoritos marcianos. 
Sempre foi muito discutido a junção dos átomos, que formam os três componentes moleculares dos seres vivos (RNA,DNA e proteínas), pela primeira vez.
As moléculas não são as mais complexas que aparecem na natureza, ainda assim não se sabe como elas surgiram. Acredita-se que o RNA (ácido ribonucleico) foi o primeiro a surgir na Terra, há mais de três bilhões de anos.
Uma possibilidade para a formação do RNA a partir de átomos, como carbono, seria o uso de energia (calor ou luz). No entanto, isso produz apenas alcatrão.
Para criação do RNA, os átomos precisam ser alinhados de forma especial em superfícies cristalinas de minerais. Mas esses minerais teriam se dissolvido nos oceanos da Terra naquela época.
Benner diz que esses minerais eram abundantes em Marte. Ele sugere que a vida teria surgido primeiro em Marte, seguindo para a Terra em meteoritos.
Steven apresentou na conferência que os minerais de boro ajudam na criação de aros de carboidrato, gerando químicos que são posteriormente realinhados pelo molibdênio. Assim surge o RNA. O ambiente da Terra, nos primeiros anos do planeta, seria hostil aos minerais de boro e ao molibdênio.
"É apenas quando o molibdênio se torna altamente oxidado que ele é capaz de influenciar na formação da vida", diz Benner. "Esta forma de molibdênio não existira na Terra quando a vida surgiu, porque há três bilhões de anos a Terra tinha muito pouco oxigênio. Mas Marte tinha bastante."
Segundo ele, isso é "outro sinal que torna mais provável que a vida na Terra tenha chegado por um meteorito que veio de Marte, em vez de surgido no nosso planeta".

Outro fator que reforçaria a tese é o clima seco de Marte, mais propício para o surgimento de vida. "As evidências parecem estar indicando que somos todos marcianos, na verdade, e que a vida veio de Marte à Terra em uma rocha", disse Benner à BBC.

O que meteoritos marcianos dizem sobre a vida?
Meteorito Marciano- ALH84001
Marte é o mais provável dos outros planetas para ser um lar para vida. Água líquida e calor vulcânico estavam disponíveis para apoiar a vida, pelo menos no início da história de Marte. Na década de 1970 o Viking

analisou rochas de Marte e do solo, mas não conseguiu encontrar evidências de vida em Marte. Em 1996, uma equipe de cientistas JSC relataram a descoberta de possível vida fóssil no meteorito marciano ALH84001. 
Sua prova incluiu minerais formados em baixa temperaturas que continham pequenas quantidades de orgânicos

compostos, e óxido de minerais que possam ser biogênico, e minúsculas estruturas que se parecem com as bactérias da Terra em miniatura.Depois de três anos de intenso estudo e debate, com os novos dados que suportam ambos os lados, a questão ainda não está resolvida.O meteorito teve uma história tão complexa que nunca pode fornecer uma resposta simples para a questão da vida em Marte.

Links relacionados:
Entendendo mais sobre os meteoritos marcianos.