quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Efemérides astronômicas e chuvas de meteoros- Agosto/2013


Observar Mercúrio
Local: Próximo ao horizonte leste. 
Horário: Poucos instantes antes do nascer do Sol.
Visibilidade: Visível a olho nu (observações difíceis).
Observações:
Este planeta poderá ser contemplado até 10 de agosto aproximadamente.As observações serão difíceis.É importante um horizonte livre de interferências. 

Observar Vênus 
Local: Acima do horizonte oeste.
Horário: ~15 minutos depois do ocaso do Sol.
Visibilidade: Visível a olho nu. 
Observações:
Visível durante todo o mês de agosto.Durante o anoitecer do dia 9 de agosto teremos um belo espetáculo de Vênus próximo da Lua. 

Observar Marte
Local: Horizonte leste.
Horário: Poucos instantes antes do nascer do Sol.
Visibilidade: Visível a olho nu (pode ser facilmente localizado).
Observações:
Neste mesmo horizonte é possível contemplar Marte,Mercúrio (até 10 de agosto ~) e Júpiter.

Observar Júpiter 
Local: Acima do horizonte leste.
Horário: Poucos instantes antes do nascer do Sol.
Visibilidade: Visível a olho nu. 
Observações:
O tempo de observação de Júpiter aumenta conforme os dias passam devido o horário em que Júpiter vai nascer.Com o auxílio de um telescópio,vale observar as luas galileanas.

Observar Saturno 
Local: Próximo ao zênite (ponto mais alto em relação ao observador).
Horário: Logo após o pôr do Sol.
Visibilidade: Visível a olho nu.
Observações:
Com o auxílio de um telescópio vale a pena observar os belos anéis desse planeta. 


CHUVAS DE METEOROS 
Também chamados popularmente de estrelas cadentes,meteoros são vestígios de matéria especial (meteoróides) que entram na nossa atmosfera e causam um efeito luminoso (denominado meteoro).Quando os meteoróides conseguem atravessar nossa atmosfera e chegar a superfície,denominamos meteoritos (IDENTIFICAR METEORITOS).

Observe a tabela abaixo,para consultar informações sobre as chuvas de meteoros para esse mês (FONTE: Momento Astronômico).

Chuva
P
M
C
CCT
THZ
r
V
LUA (%)
Comentário
Alpha Capricornids (CAP)
15/07
11/09
01/08
Capricórnio
a = 306
d = -08
6 a 14
2.2
lentos
s/l - 18%
8.1
Southern Iota Aquarids (SIA)
01/07
18/09
06/08
Aquário
a = 337
d = -12
7 a 8
3.0
?
s/l
8.2
Perseids (PER)
17/07
24/08
12/08
Perseus
a = 48
d = +58
100
2.2
59
s/l
8.3
Northern Delta Aquarids (NDA)
16/07
10/09
13/08
Aquário
a = 339
d = -17
15 a 20
?
42
44% - s/l
8.2
Kappa Cygnids (KCG)
03/08
25/08
18/08
Cisne
a = 286
d = +59
3
3.0
25
94%
8.4
Northern Iota Aquarids (NIA)
11/08
10/09
25/08
Aquário
a = 350
d = -00
5 a 10
3.0
31
65% - s/l
8.5
Alpha Aurigids
25/08
06/09
31/08
Cocheiro
a = 84
d = +42
10
?
66
23%
8.6

INFORMAÇÕES PARA OBSERVAÇÃO DA TABELA:
CHUVA - indica o nome da chuva em questão;
P - Período em que ocorrerá a chuva;
M - Momento máximo que irá ocorrer a chuva. Essa é a melhor data para observar;
C - Constelação associada a chuva;
HORÁRIO - Horário sugestivo para observação. O horário sugerido para observação leva em consideração a menor influência da Lua, o melhor momento inicial para observação do radiante da chuva e as diferentes latitudes no Brasil. Serve apenas como sugestão de orientação para observação.
CCT - Posição sugerida de observação dadas em coordenadas equatoriais, sendo:
a: ascensão reta;
d: declinação.
THZ - Taxa Horária Zenital - um número máximo calculado de meteoros que um observador pode apreciar, numa noite sem a inferência da Lua, com o céu perfeitamente limpo e com radiante sobre a cabeça do observador (zênite). Quando ocorrer uma chuva periódica, ou seja, sem previsão da taxa por hora, a mesma será representada pela letra P;
r - Índice provável de magnitude da chuva. Quanto menor o valor mais fácil será sua observação;
V - Velocidade de entrada atmosférica do meteoro, dada em km/s. As velocidades variam entre 11 km/s (muito lento), 40 km/s (médio) e 72 km/s (muito rápido).
LUA (%) - Porcentagem do disco iluminado para o melhor momento de observação da chuva. No caso sem influência da Lua durante a chuva de meteoros é atribuído o símbolo s/l.

COMENTÁRIO - Quando existir o número, a chuva será comentada no seu respectivo número.

Segue abaixo os comentários publicados pelo site momento astronômico sobre algumas chuvas de meteoros:
1-Chuva de meteoros Alpha Capricornídeos (CAP)
Essa chuva de meteoros (no popular “estrelas cadentes”) irá ocorrer na primeira noite de agosto, podendo ser observada após às 21 horas (aproximadamente) e poderá ser contemplada na constelação do Capricórnio.

Para quem aceita o desafio de observar os meteoros dessa chuva antes das 21 horas, a recomendação é que o observador procure alguma estrela brilhante no horizonte leste, por volta das 19 horas. No caso, pode ser usada como referência a estrela Altair da constelação da Águia, localizada próxima da constelação do Capricórnio.
Com o avançar das horas essa estrela e a constelação do Capricórnio irão ganhar altura. Por essa razão, para às 21 horas, a constelação do Capricórnio poderá ser observada mais acima do horizonte leste, se comparada com a sua posição das 19 horas. Quando for por volta da meia noite, basta olhar para o ponto mais alto do céu (chamado de zênite) e localizar o Capricórnio com sua bela chuva que terá incidência de 6 a 14 meteoros a cada uma hora. Vale lembrar que, quanto mais alto em relação a linha do horizonte leste estiver a constelação do Capricórnio, maior a possibilidade de observação dos meteoros. Por essa razão, recomendamos a observação dessa chuva após às 21 horas.
A Lua não atrapalha a observação esse ano.
2-Chuva de Meteoros iota Aquarideos do Sul (SIA) e delta Aquarídeos do Norte (NDA)
Chuva de meteoros Alpha Capricornídeos O máximo da chuva iota Aquarideos do Sul (SIA) irá ocorrer em 06 de agosto, enquanto que, a delta Aquarídeos do Norte (NDA) terá seu máximo, em 13 de agosto. A chuva iota Aquarideos do Sul irá proporcionar 6 a 14 meteoros a cada uma hora e a chuva de meteoros delta Aquarídeos do Norte irá proporcionar entre 15 a 20 meteoros a cada uma hora. A proximidade das datas e da região dessas duas chuvas de meteoros poderá causar uma "adição" da incidência de meteoros entre essas chuvas e, aparentemente, elevar a taxa horária de meteoros nessa região. Para ambas as chuvas existe uma previsão de meteoros com velocidade lenta.
Para localizar a constelação do Aquário utilize a dica dada sobre a chuva Alpha Capricornídeos do comentário anterior.A figura ao lado ilustra a constelação de Capricórnio,sendo que a do Aquário está abaixo dela.
3-Chuva de Meteoros Perseídeos
Considerada por vários órgãos como sendo uma das maiores chuvas de meteoros, nesse ano, felizmente, a Lua não irá atrapalhar essa bela chuva.
A previsão da taxa horária zenital dessa chuva é de 100 meteoros a cada uma hora, o que significa, aproximadamente, mais de um meteoro por minuto. O máximo dessa chuva irá ocorrer em 12 de agosto, tendo um declínio de 10 meteoros por hora para 15 de agosto, onde o fim de observação irá ocorrer em 10 de setembro. Sem dúvida poderá ser um lindo espetáculo no céu.
Proveniente do cometa Swift-Tuttle que foi observado em 1862, sua órbita foi calculada para um período de 120 anos. A grande expectativa de observar esse cometa em 1982 acabou sendo frustrada e, somente, em setembro de 1992 ele foi observado. O motivo da não observação de 1982 ocorreu pela falta de precisão dos cálculos da época. Em 1992, quando então ele passou deixou novos fragmentos e, assim, tivemos uma chuva com mais de 400 meteoros a cada uma hora.
Os observadores que estiverem no norte ou nordeste do Brasil serão premiados com essa chuva, pois nessas regiões teremos os melhores locais de contemplação. Para os moradores da região sul, a chuva estará localizada muito próxima da linha do horizonte norte o que poderá diminuir e até impedir a observação de vários meteoros. Essa queda da quantidade pode chegar até 10 meteoros por hora. O motivo está na localização do radiante da chuva. A constelação do Perseu é uma constelação boreal, sendo assim, localizada no lado norte do céu e, por essa razão, mais fácil de ser apreciada no Hemisfério Norte. Por essa razão, os moradores das regiões norte e nordeste do Brasil poderão apreciar melhor esse espetáculo.
Para localizar a constelação do Perseu, em 12 de agosto, procure os pontos cardeais norte e nordeste, por volta das 2 horas da manhã e acompanhe a trajetória aparente das estrelas dessa região.

Para outros comentários e outras informações sobre as efemérides astronômicas acesse este link.