sábado, 3 de agosto de 2013

Curiosity: 1 ano de explorações em Marte



Introdução
Estamos bem próximos do aniversário de 1 ano de exploração marciana pelo robô Curiosity.O robô está estudando o planeta vermelho em busca de sinais e condições de vida no passado,as explorações completam 1 ano em 5 de agosto. 
O vídeo abaixo fala um pouco do robô que está há 12 meses em Marte em apenas 12 minutos!Além disso,não podemos deixar passar algumas reportagens e notícias sobre as descobertas em Marte!



Curiosity: pesquisas e descobertas em Marte
Há um ano em Marte,o robô procura vestígios de vida no planeta vermelho e estuda as condições que Marte pôde ter tido de abrigar vida no passado.

A CHEGADA EM MARTE
O pouso do robô em Marte aconteceu como o esperado,apesar da tensão do chamado ''7 minutos de terror''. A NASA,disponibilizou um link muito interessante para ver todos os passos do pouso na superfície marciana.É só clicar aqui e ir rolando pra baixo!

FOTO POLÊMICA 
O robô mal pousou em solo marciano e já causou polêmica por um registro:

Muitos ficaram intrigados com a sombra que aparece no horizonte e causou grande repertório.A NASA logo já acabou com os boatos,e afirmou que a ''sombra'' nada mais é que poeira levantada por conta do pouso do robô.

AUTORRETRATO INCRÍVEL
O robô fez um super autorretrato e deixou todos de boca aberta pelos detalhes que puderam ser obtidos com a imagem de 5463x7595 pixels.
Como a Curiosity possui 17 câmeras a bordo, foram tiradas 55 fotografias com câmeras diferentes para fazer uma montagem. As fotos foram tiradas no dia 31 de outubro 2012.


CURIOSITY ENCONTRA ANTIGO LEITO DE RIO EM MARTE
Divulgado pela NASA,a Curiosity descobriu um antigo leito de rio na superfície de Marte. A sonda espacial encontrou afloramentos rochosos entre a margem norte da cratera Gale e a base do monte Sharp, contando com pequenas rochas que parecem ter sido esculpidas e transportadas pela forte ação das águas de um rio.
Diversos indícios sobre a presença de água no Planeta Vermelho já haviam sido descobertos pelos pesquisadores, mas essa é a primeira vez que evidências diretas são encontradas, já que os cientistas estão convencidos de que as rochas foram transportadas e moldadas pela ação das águas na superfície de Marte.

A MISTERIOSA ''FLOR MARCIANA''
O robô fotografou também uma rocha muito interessante,que se assemelha a uma flor!
De acordo com o site NBCNEWS.com, a misteriosa “flor marciana” foi encontrada enquanto a sonda explorava uma área identificada como Yellowknife Bay, no dia 19 de dezembro. Em um primeiro momento, a fotografia enviada à NASA — que mostrava um objeto desconhecido e brilhante — causou bastante surpresa, levando muita gente a especular se se tratava de algum fóssil ou simplesmente uma peça plástica da própria Curiosity.

 

PIRÂMIDE MARCIANA?
Não! Apenas mais uma foto muito interessante registrada pelo robô,com forma muito peculiar.

PEDRA ESTUDADA PELO ROBÔ REVELA SURPRESAS 
Rocha analisada por equipamento da NASA mostra uma composição mais variada do que as amostras encontradas até então.
A primeira rocha marciana analisada pela Curiosity apresentou uma composição mais variada do que as amostra conhecidas pela NASA até então. A pedra se assemelha bastante a algumas rochas raras encontradas no interior da Terra.

A pedra foi batizada de “Jake Matijevic” e tem o tamanho de uma bola de futebol. Segundo os especialistas que tiveram acesso aos resultados, a análise das rochas é um processo fundamental para que possamos compreender elementos da formação do planeta.

PANORÂMICA 
O robô fez uma bela panorâmica do planeta.Vale conhecer clicando aqui.
A panorâmica, composta por imagens liberadas pela NASA em 27 de agosto/2012, mostra o local no qual a Curiosity pousou, incluindo uma vista do Monte Sharp, que se encontra a aproximadamente 20 quilômetros da sonda espacial.

OUTRAS EVIDÊNCIAS DE ÁGUA EM MARTE
Moléculas de água foram encontradas em uma amostra de rochas marcianas coletada pela sonda Curiosity.Uma pesquisadora da CalTech (um conceituado instituto de tecnologia da Califórnia) afirma que, utilizando os equipamentos da Curiosity, foi possível analisar “elevados sinais de hidratação” nos cortes das rochas que foram utilizadas como amostra. Com isso, fica ainda mais evidente que realmente houve água na superfície marciana. O que ainda não está claro são os fatores que levaram o Planeta Vermelho à desidratação.
Encontrada nova evidência da existência de água em Marte

Essas são algumas das inúmeras matérias relacionadas ao robô.E a NASA planeja lançar uma nova sonda para Marte em 2020,o novo projeto buscará sinais de vida e pode dar as bases para uma missão de exploração humana.O projeto é grandemente baseado na missão Curiosity, que recentemente concluiu que Marte possuiu condições para a formação de vida no passado. Por mais que a sonda não tenha obtido sucesso na verificação de que realmente existem seres vivos no Planeta Vermelho, já existem teorias de que isso pode ainda ser possível.