quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O campo magnético do Sol está para virar

Introdução
Algo grande está para acontecer.Medições da NASA revelam que o Sol está prestes a ter o campo magnético virado.


O sol muda de polaridade do campo magnético aproximadamente a cada 11 anos. Acontece no pico de cada ciclo solar como dínamo magnético interno do sol A reversão irá marcar o ponto médio do ciclo solar 24. 
Hoeksema é o diretor do Observatório Solar Wilcox de Stanford, um dos poucos observatórios do mundo que monitoram os campos magnéticos polares do sol. Os pólos são um arauto da mudança. Magnetogramas em Wilcox rastreiam o magnetismo solar desde 1976, e eles gravaram três grandes reversões-com um quarto em um futuro próximo.
Phil Scherrer, também na Universidade de Stanford, descreve o que acontece: "os campos magnéticos polares do sol enfraquecem, vão a zero, e, em seguida, surgem novamente com a polaridade oposta. Esta é uma parte regular do ciclo solar. "
A inversão do campo magnético do Sol é, literalmente, um grande evento. O domínio de influência magnética do Sol (também conhecida como a "heliosfera") estende bilhões de quilômetros.
Os raios cósmicos também são afetados.Os raios cósmicos são um perigo para os astronautas e sondas espaciais, e alguns pesquisadores dizem que pode afetar a nebulosidade e o clima da Terra. 
Ao aproximar-se de inversão de campo, os dados de Wilcox mostram que dois hemisférios do sol estão fora de sincronia.

"Pólo norte do Sol já mudou de sinal, enquanto o pólo sul está correndo para recuperar o atraso", diz Scherrer. "Em breve, no entanto, ambos os pólos serão invertidos''.
Quando isso acontecer, Hoeksema e Scherrer irá compartilhar a notícia com os seus colegas e o público.