sábado, 6 de julho de 2013

Meteorito Varre-Sai

Introdução
Já faziam 19 anos que o Brasil não presenciava a queda de um meteorito! Porém o meteorito de varre-sai mudou isso no dia 19 de junho de 2009.Um agricultor da cidade de Varre-Sai no Rio de Janeiro, presenciou a queda de um meteorito do tipo condrito.
 Imagem

Meteorito de Varre-Sai
Varre-Sai,distante a cerca de 550 quilômetros da capital fluminense,registrou um evento diferente no dia 19 de Junho de 2009.Foi nesse dia,que foi presenciado,pelo agricultor Germano da Silva Oliveira, de 62 anos.Segundo informações do agricultor,ele avisto um rastro vermelho no céu,em seguida uma explosão de maior intensidade,que clareou tudo. ''Vi umas nuvens cor de rosa rodando, houve uma explosão e clareou tudo. Depois foram mais três explosões menores'',conta Germano.No dia seguinte,caminhou até um campo de plantação de mandiocas e encontrou uma rocha acinzentada com cerca de 600 gramas e 12 centímetros. 
 Imagem
A pedra foi analisada por professores de uma escola municipal.Uma das professoras da escola,Filomena Ridolphi,cadastrada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA),logo reconheceu a importância que aquela rocha deveria ter.
A amostra foi analisada posteriormente por astrônomos,que constataram que a rocha se trataria de um meteorito,do tipo condrito.

O último registro de meteorito a cair no Rio de Janeiro, com relatos e o posterior resgate, é de 1869. Souza e um grupo de pesquisadores também vasculharam a região em que Germano Oliveira viu cair o meteorito, mas nada encontraram. Estima-se que haja um pedaço gigante, de cerca de 20 quilos. 
O Museu Nacional levou o meteorito do Sr. Germano removendo cerca de 50g para análise.  Uma tentativa de compra por parte desse museu foi recusada pelo Sr. Germano. A prefeitura da cidade de Varre-Sai pediu preferência na compra do meteorito pois a mesma teria interesse em colocar a pedra no museu da cidade a fim de explorar o turismo e divulgar a cidade. Após meses de negociação entre a prefeitura e o Sr. Germano, finalmente a pedra foi comprada pela prefeitura pelo valor de 16 mil reais e deverá estar disponível a quem quiser conhecer o meteorito e sua história no museu da cidade. 

O próximo fragmento do meteorito foi encontrado por um lavrador chamado Deocleciano Gomes da Silva em uma plantação de café muito próxima ao local do primeiro achado. Esse fragmento foi vendido por pouco mais de USD 100,00 e uma jaqueta de couro a um espanhol que foi a regiao a caça do meteorito. Uma denúncia foi feita e o mesmo foi preso ao tentar sair do país com o meteorito. No Brasil não há legislação sobre coleta e comércio de meteoritos e a alegação da policia federal de que uma autorização deveria ter sido requisitada junto ao DNPM foi a causa da prisão. O terceiro fragmento encontrado com cerca de 300g foi encontrado agora no estado do Espirito Santo, já na cidade de Guaçui, pelo Sr. Antônio. Uma amostra foi removida por uma universidade desse estado. Esse fragmento foi adquirido posteriormente pelo Museu Nacional. 


Via Meteoritos Brasil.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.