terça-feira, 2 de julho de 2013

Efemérides astronômicas e Chuvas de meteoros/Julho 2013

As informações abaixo são válidas para todo o Brasil
Informações referentes ao mês de Julho/2013


OBSERVAR MERCÚRIO
Horário de Observação: Logo após o pôr do Sol.
Onde observar? No horizonte oeste.
Visível a olho nu? Sim.
Observações: Observações complicadas durante todo mês de Julho.Mercúrio exibe um belo brilho prateado no céu.A dica é procurar um horizonte oeste livre de obstáculos.

OBSERVAR VÊNUS
Horário de Observação: Cerca de 15 minutos após o pôr do Sol.
Onde observar? Acima do horizonte oeste.
Visível a olho nu? Sim.
Observações: Ao passar dos dias Vênus estará cada vez mais alto no céu.O brilho de Vênus no nosso céu é inconfundível,por ser bem forte e prateado.

OBSERVAR MARTE
Horário de Observação: Antes do nascer do Sol.
Onde observar? Horizonte leste.
Visível a olho nu? Sim.
Observações: Difícil visualização desse planeta.Marte está muito próximo ao horizonte leste,por isso é necessário um horizonte limpo.

OBSERVAR JÚPITER
Horário de Observação: Poucos instantes antes do nascer do Sol.
Onde observar? Horizonte Leste.
Visível a olho nu? Sim.
Observações: Observação difícil,requerendo um horizonte leste livre de interferências.Porém,com o avançar dos dias,este planeta de cor amarronzada estará cada vez mais alto no horizonte.
AS LUAS DE JÚPITER
Uma vez que se tem Júpiter localizado,com um simples instrumento óptico é possível observar as quatro luas desse belo planeta.Essas luas podem ser observadas girando em torno de Júpiter numa única noite

OBSERVAR SATURNO 
Horário de Observação: Logo após o ocaso do Sol.
Onde observar? Próximo ao ponto mais alto em relação ao observador (chamado Zênite).
Visível a olho nu? Sim.
Observações: Logo após o pôr do Sol esse planeta poderá ser observado próximo ao ponto mais alto em relação ao observador que é chamado ZÊNITE. Com o passar das horas,este planeta caminhará para o horizonte oeste.No dia 16 de Julho a Lua estará próxima a Saturno às 18h30min~.

CHUVAS DE METEOROS
Também chamados popularmente de estrelas cadentes,meteoros são vestígios de matéria especial (meteoróides) que entram na nossa atmosfera e causam um efeito luminoso (denominado meteoro).Quando os meteoróides conseguem atravessar nossa atmosfera e chegar a superfície,denominamos meteoritos (IDENTIFICAR METEORITOS).
Observe a tabela abaixo,para consultar informações sobre as chuvas de meteoros para esse mês (FONTE: Momento Astronômico).
INFORMAÇÕES PARA OBSERVAÇÃO DA TABELA:
CHUVA - indica o nome da chuva em questão;
P - Período em que ocorrerá a chuva;
M - Momento máximo que irá ocorrer a chuva. Essa é a melhor data para observar;
C - Constelação associada a chuva;
HORÁRIO - Horário sugestivo para observação. O horário sugerido para observação leva em consideração a menor influência da Lua, o melhor momento inicial para observação do radiante da chuva e as diferentes latitudes no Brasil. Serve apenas como sugestão de orientação para observação.
CCT - Posição sugerida de observação dadas em coordenadas equatoriais, sendo:
a: ascensão reta;
d: declinação.
THZ - Taxa Horária Zenital - um número máximo calculado de meteoros que um observador pode apreciar, numa noite sem a inferência da Lua, com o céu perfeitamente limpo e com radiante sobre a cabeça do observador (zênite). Quando ocorrer uma chuva periódica, ou seja, sem previsão da taxa por hora, a mesma será representada pela letra P;
r - Índice provável de magnitude da chuva. Quanto menor o valor mais fácil será sua observação;
V - Velocidade de entrada atmosférica do meteoro, dada em km/s. As velocidades variam entre 11 km/s (muito lento), 40 km/s (médio) e 72 km/s (muito rápido).
LUA (%) - Porcentagem do disco iluminado para o melhor momento de observação da chuva. No caso sem influência da Lua durante a chuva de meteoros é atribuído o símbolo s/l.

COMENTÁRIO - Quando existir o número, a chuva será comentada no seu respectivo número.
COMENTÁRIOS IMPORTANTES:
28 a 30/07 Chuva de meteoros Shouthern Delta Aquarids (SDA), Alpha Piscis Australis (PAU) e Alpha Capricornids (CAP)
Durante esse período o céu será riscado por esses meteoros.Essas chuvas são próximas uma das outras e tornará ainda mais belo o espetáculo.Ainda,a Lua não irá atrapalhar.
Para encontrar a constelação do Capricórnio, local onde irá ocorrer a chuva de meteoros Alpha Capricornids, basta esperar o ocaso do Sol e localizar o horizonte leste. Nesse momento a constelação do Capricórnio estará na linha desse horizonte e, as constelações do Peixe Austral e Aquário não estarão visíveis, pois se localizam abaixo do Capricórnio. Dessa forma, para poder localizar os radiantes dessas três chuvas, o observador deverá esperar cerca de 3 horas após o pôr do Sol, quando as constelações do Capricórnio, do Aquário e do Peixe Austral estarão presentes no céu, acima do horizonte leste.
Se desejar, existe outra maneira mais fácil para encontrar os radiantes dessas três chuvas. Basta localizar o horizonte leste às 22 horas, nas noites de 28 a 30 de julho. Nesse horário, observe pouco acima do horizonte leste e espere algumas "estrelas cadentes" surgirem no céu.A dica é contemplar essa chuva no período de 28 à 30 de Julho.

Para mais dicas de observação do céu noturno,clique aqui.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.