quinta-feira, 11 de julho de 2013

5 mitos sobre a Lua

Introdução
Está na hora de esclarecer alguns mitos muito conhecidos sobre o nosso satélite natural.O portal Earth Sky, recentemente nos explicou sobre 5 mitos lunares. 

1-A Lua tem um lado escuro permanente
Quem nunca ouviu falar no lado escuro da Lua? Todos já sabem que a Lua está sempre com a mesma dace voltada para nós, e isso leva a alguns equívocos como: o outro lado nunca está iluminado, ou que vemos sempre 50% do disco lunar na fase cheia.
A verdade é que o lado escuro da Lua, não é mais escuro do que o lado que vemos daqui da Terra. Este lado escuro é também completamente iluminado pela luz solar. 
Outro equívoco que pode ser encontrado é pensar que vemos apenas 50% do disco lunar. Porém, cerca de 41% apenas, do 'lado escuro da Lua', é escondido dos observadores.
Um observador na Terra, pode observar até 59% da superfície da Lua, quando um evento acontece: a libração. Libração lunar é devido ao fato de que a órbita da Lua em torno da Terra não é um círculo perfeito.Ao contrário, é um círculo ligeiramente alongada chamada elipse.
O resultado para a lua é que, ocasionalmente, expõe um pouco mais da sua superfície ou no extremo leste ou no oeste (dependendo da localização na órbita). 

2-A Lua é perfeitamente redonda
Para nossos olhos a Lua pode até parecer esférica.Como uma bola, na qual qualquer ponto da sua superfície é equidistante ao seu centro.
Porém não é assim.A forma da Lua, é o que podemos chamar de um esferoide achatado nos seus pólos.Isso significa que é a Lua é uma esfera ligeiramente achatada (nos pólos) e não redonda como uma bola,como pensamos.

3-Branca e brilhante
Todos nós já vimos uma Lua cheia no céu noturno, certo? Porém, a Lua não é bem como pensamos,não é branca e tão brilhante. Aparentemente parece muito brilhante para nosso céu noturno, que é escuro e normalmente parece branca para nossos olhos.Porém agora, vamos passar o que foi dito na postagem semelhante do canal Earth Sky! 
Imagine uma lâmpada incandescente de 100 watts localizada a 150 metros de distância, e brilhando em uma noite bem escura.Isso é aproximadamente o quão brilhante a Lua é! 
A cor também é subjetiva. A Lua não emite luz própria, mas sim reflete a luz solar. Lembre-se então que a luz solar é composta por várias cores, o sol então, parece branco quando alto no céu,assim como a Lua,isso devido a conexão olho-cérebro que combina essa variedade de cores juntas.A cor da Lua pode variar muito, devido a sua posição e fase no céu,porém a verdade é que a Lua possui uma cor acinzentada,em vez de branco puro.

4-Gravidade zero! 
Quem disse que não há gravidade na Lua? Na realidade, a força da gravidade na Lua é apenas um sexto do que é na Terra, mas ela ainda está lá.Se cada coisa física não apresentaram gravidade, o universo como o conhecemos não poderia existir.Como exemplo desse mal entendido, o portal Earth Sky colocou a imagem,que está abaixo.Esta faz parte de um comercial de televisão da marca Nike,que se chama ,traduzindo ao pé da letra, ''Pulo na Lua'',que passa então a imagem da gravidade zero na Lua!
Esta não é uma fotografia real.  É de um comercial de televisão para calçados Nike, chamada "Lua Jump." A idéia da gravidade zero na Lua é ...  bem ...  igualmente imaginário.  Leia mais sobre esta imagem aqui.

5-A Lua influência na nossa vida!
Não há como discutir! A Lua influência sim nas marés,na verdade a Lua não,sua gravidade.A gravidade da Lua,com uma parcela do Sol é a consequência do aumento das marés nos oceanos terrestres.É por isso,que muita gente usa isso para dizer que a Lua também influência na vida cotidiana: corte de cabelo, cirurgias etc.Outro equívoco é dizer que a Lua está influenciando nas plantações,esse equívoco se dá,provavelmente, pelo seguinte motivo:na agricultura primitiva, eles organizavam seus ciclos pelas fases da Lua. No hemisfério norte, até hoje a última lua cheia da primavera é chamada de "lua da colheita".Não demorou para alguém achar que o que era bom para as plantas era bom pros cabelos. Porém tudo isso é lenda!Se a Lua influenciasse nessas ocasiões deveria também influenciar nas piscinas e lagos aqui da Terra.

Essa postagem foi baseada na postagem publicada no portal Earth Sky.Isso não é uma cópia. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.