domingo, 5 de maio de 2013

O Espectro Eletromagnético

Introdução
Espectro de cores via ShutterstockO que é o espectro eletromagnético? O espectro electromagnético descreve todos os comprimentos de onda da luz. De nebulosas escuras a explosão de estrelas, revela um universo de outra forma invisível.
Quando você pensa de luz, provavelmente você pense no que seus olhos podem ver. Mas a luz para que nossos olhos são sensíveis é apenas o começo, é um pedaço da quantidade total de luz que nos rodeia. O espectro electromagnético é o termo utilizado pelos cientistas para descrever todo o leque de luz que existe. Das ondas de rádio a raios gama, a maioria da luz no universo é, de fato, invisível para nós!A luz é uma onda de alternância de campos elétricos e magnéticos. A propagação da luz não é muito diferente do que as ondas que atravessam um oceano. Como qualquer outra onda, a luz tem algumas propriedades fundamentais que descrevem. Uma é a sua frequência , medida em Hertz, que conta o número de ondas que passam por um ponto num segundo. Outra propriedade é intimamente relacionada comprimento de onda , a distância a partir do pico de uma onda para o pico da próxima. Esses dois atributos são inversamente relacionados. Quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda - e vice-versa.

As ondas eletromagnéticas seus olhos - detectar a luz visível - oscila entre 400 e 790 terahertz (THz). Isso é várias centenas de trilhões de vezes por segundo. Os comprimentos de onda são aproximadamente do tamanho de um grande vírus: 390-750 nanômetros (1 nanômetro = 1 bilionésimo de metro). Nosso cérebro interpreta os vários comprimentos de onda de luz, como cores diferentes. Vermelho tem o comprimento de onda mais longo, e violeta o menor. Quando passamos a luz solar através de um prisma, vemos que na verdade é composta de vários comprimentos de onda de luz. O prisma cria um arco-íris, redirecionando cada comprimento de onda de um ângulo ligeiramente diferente.
O espectro electromagnético

Mas a luz não para em vermelho ou violeta. Assim como há sons que não podem ouvir (mas outros animais podem), há também uma enorme gama de luz que nossos olhos não conseguem detectar. Em geral, os comprimentos de onda mais longos provêm das regiões mais frescos e mais escuras de espaço. Enquanto isso, os comprimentos de onda mais curtos medir fenômenos extremamente energéticos.
Astrônomos usam todo o espectro eletromagnético para observar uma variedade de coisas. As ondas de rádio e microondas - os comprimentos de onda mais longos e mais baixas energias de luz - são usados ​​para olhar dentro nuvens interestelares densas e acompanhar o movimento de, gás frio e escuro. Radiotelescópios foram usados ​​para mapear a estrutura da nossa galáxia, enquanto os telescópios de microondas são sensíveis ao brilho remanescente do Big Bang.A imagem abaixo,mostra como a galáxia M33 seria se você pudesse ver em ondas de rádio. Esta imagem mapeia gás hidrogênio atômico na galáxia. As diferentes cores mapeia as velocidades do gás: vermelho mostra o gás se afastando de nós, azul está se movendo em nossa direção.Crédito: NRAO / AUI (EarthSky)

Já esta imagem do telescópio Hubble e Spitzer,mostram as centrais de 300 anos-luz da nossa galáxia,Via Láctea,como seria observado se nossos olhos pudessem ver a energia infravermelha.A imagem revela aglomerados de estrelas maciças em torno de nuvens de gases.Crédito:NASA,ESA,JPL,QD Wang e Earth Sky.
Imagem em infravermelho do centro galáctico

A maioria das estrelas emitem a maior parte de sua energia eletromagnética, como a luz visível, a pequena porção do espectro para a qual nossos olhos são sensíveis. Por causa do comprimento de onda se relaciona com a energia, a cor de uma estrela nos diz como é quente: Estrelas vermelhas são mais frescos, azuis são mais quentes. O frio de estrelas emitem quase nenhuma luz visível a todos, pois eles só pode ser visto com telescópios infravermelhos.
Em comprimentos de onda mais curtos do que violeta, encontramos o ultravioleta, ou UV, luz. Você pode estar familiarizado com UV de sua capacidade de dar-lhe uma queimadura solar. Os astrônomos usam para caçar o mais energéticos de estrelas e identificar as regiões de nascimento de estrelas. Ao visualizar galáxias distantes com telescópios UV, a maioria das estrelas e gás desaparecem, e todos os berçários estelares chama à vista.
UV imagem da galáxia espiral M81
Esta é a imagem da galáxia espiral M81 no ultravioleta, tornada possível pelo observatório espacial Galex. As regiões brilhantes mostram berçários estelares nos braços espirais. Crédito: NASA (via Wikipedia).

Além UV, vem as mais altas energias do espectro eletromagnético: raios-X e raios gama. Nossa atmosfera bloqueia esta luz, por isso os astrônomos devem contar com telescópios no espaço para ver o raio-x e raios gama do universo. Os raios X vêm de estrelas de nêutrons exóticas, o vórtice de material superaquecido em espiral em torno de um buraco negro, ou nuvens difusas de gás em aglomerados galácticos que são aquecidos a muitos milhões de graus. Enquanto isso, os raios gama - o menor comprimento de onda da luz e mortal para os seres humanos - revelam violentas explosões de supernovas, deterioração radioativa cósmica, e até mesmo a destruição de antimatéria. explosões de raios gama - a breve tremeluzentes de luz de raios gama de galáxias distantes quando uma estrela explode e cria um buraco negro - estão entre os eventos singulares mais energéticos do universo.
Na imagem abaixo: Se você pudesse ver em raios-x, por longas distâncias, você veria essa visão da nebulosa circundante pulsar PSR B1509-58. Esta imagem é do telescópio Chandra. Localizado 17 mil anos-luz de distância, o pulsar é o remanescente que gira rapidamente de um núcleo estelar deixado para trás após uma supernova. Crédito: NASA (via Wikipedia)-EarthSky
Imagem de raios-X do pulsar PSR B1509-58

O espectro eletromagnético descreve todos os comprimentos de onda da luz - tanto visíveis e invisíveis. Quanto mais curto o comprimento de onda, mais energia da luz. Usando telescópios sensíveis a diferentes comprimentos de onda do espectro, os astrônomos obter um vislumbre de uma ampla variedade de objetos e fenômenos do universo.

Esta postagem foi publicada pelo Site EarthSky,originalmente publicado em Inglês.Traduzimos e modificamos algumas partes da postagem para a publicação no Blog.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.