terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pulsares


Pulsar Caranguejo
Introdução
Conhecido também como estrelas de nêutrons,são pequenas estrelas,com massa densa,algumas chegam a ter somente 20 quilômetros de diâmetro.Existem pulsares que possuem uma velocidade incrível,são muito rápidos.
O primeiro pulsar,descoberto em 1967,acidentalmente por Jocelyn Bell,foi descoberto com um uso de radiotelescópio,ele e seu companheiro Antony Hewish,notaram várias explosões periódicas.
Há uma estimativa que nossa galáxia,tenha cerca de um milhão dessas estrelas,desde o ano da primeira descoberta,mais de mil pulsares foram encontrados,estudados e catalogados.

Pulsar-como se inicia
A medida em que uma estrela vai perdendo toda a sua energia,toda a matéria dessa estrela é ''empurrada'' para seu núcleo,ficando cada vez mais densa.Quanto mais matéria se direciona ao centro dessa estrela,mas essa estrela vai girar,com velocidades maiores.
O campo magnético de uma estrela que está se transformando em um pulsar sofre algumas modificações,com o campo magnético forte e modificado,juntamente com toda a potência giratória dessa estrela,é produzido várias correntes elétricas na superfície dessa estrela.
Esse tipo de estrela possui uma forte fonte de radiação eletromagnética,e o pulsar emite um fluxo de energia constante,quando a estrela gira,partículas eletromagnéticas se espalham por todo o universo,e quando o feixe de energia chega até nosso planeta é possível identificar por meio de radiotelescópios os pulsares.

Características
Pulsares são corpos extremamente massivos e giram muito rápido,em alguns casos a rotação pode chegar em milésimos de segundos.
O interior dessa estrela é formado por nêutrons,pode-se encontrar também próximo ao núcleo ferro e elétrons livres.

Estrelas de nêutrons binárias
Existem no universo sistema que orbitam em torno das estrelas de nêutrons,um exemplo é o pulsar  PSR1913 +16,esse pulsar está em um sistema binário,em órbita de uma estrela com outro centro de massa comum.
Já o pulsar PSR B1257+12,é um pulsar que acredita que em seu redor orbitem quatro planetas extra-solares,entre esses quatro planetas,está o primeiro planeta extra-solar descoberto.

Estudo dos pulsares
Os pulsares são encontrados em restos de supernovas que entraram em colapso,quando um pulsar é descoberto e estudado pode ajudar os cientistas a descobrirem mais sobre o colapso das estrelas,além disso cada pulsar possui características únicas entre si,alguns são extremamente brilhantes,outros giram muito rápido,chegando a mil voltas por segundo,alguns apresentam até mesmo tremores,que são semelhantes aos terremotos terrestres.