quarta-feira, 9 de maio de 2012

O lado escuro da Lua

Introdução
Já notou que ao olhar para a Lua você sempre vê as mesmas formas? Você consegue ver crateras e manchas de cores diferentes. Usando binóculos ou um telescópio, você pode observar qualquer mínimo detalhe. Mas independentemente da forma como olhar a Lua, você sempre verá a mesma imagem. O que há no outro lado dela?
Muitas pessoas utilizam a expressão "o lado escuro da Lua" para descrever algo misterioso e desconhecido. Diz-se que o lado escuro da Lua é aquele que nunca vemos, que fica longe da Terra. Essa parte está voltada para o lado frio e escuro do espaço. O que poderia haver nesse lado? Como são as condições lá? Será realmente sempre escuro?
Alguns astrônomos fazem cara feia quando escutam alguém falar do lado escuro da Lua (a menos que eles também sejam fãs de Pink Floyd e adoram o LP "The dark side of the moon"). A popularidade da frase significa que há uma grande chance de as pessoas chegarem a conclusões erradas. Parte do problema é o fato de que sempre enxergamos o mesmo lado. A outra parte está relacionada a um mal-entendido geral sobre a causa das fases da Lua. Mas, na maioria das vezes, é um problema de terminologia.
No entanto, esse não é um problema difícil de resolver. Precisamos apenas analisar como o único satélite natural se move pelo espaço. Mas, antes, vamos resolver a questão da terminologia. Existem vários termos que podemos usar em vez de lado escuro da Lua que são muito menos confusos.




A Lua, conforme Pink Floyd

Se aceitarmos como fato as palavras do grupo de rock progressivo Pink Floyd, não existe lado escuro da Lua - ela é inteira escura. De certa maneira, isso está correto. A Lua não produz sua própria luz. Ela reflete a luz do Sol. E olha que nem é tão refletiva. Embora a superfície lunar não reflita muita luz, ela própria é tão grande que ainda assim parece brilhante quando está cheia em uma noite escura.

O poder do lado escuro da Lua
O termo "lado escuro" é problemático. Ele aparentemente sugere que as sombras cobrem continuamente a superfície de um lado da Lua. É fácil imaginar uma linha divisória entre o lado claro e o escuro, e que, atravessando essa linha, você passa para o lado que nunca conseguimos ver da Terra. Mas isso definitivamente não é verdade.
Embora seja verdade que uma parte da Lua fique escura durante certo período, nem sempre é a mesma parte. Isso ocorre porque, como a Terra, o satélite natural possui dia e noite. Por isso, se você fosse acampar na Lua e ficasse parado no lugar, veria o Sol nascer e se pôr. Você sentiria o dia e a noite.
Como o lado escuro da Lua muda conforme o avanço do dia lunar, é mais certo dizer que ela possui um lado dia e um lado noite, assim como a Terra. O lado dia é aquele que recebe a luz solar, enquanto o lado noite é o que está distante do Sol. O que isso tem a ver com o lado que vemos quando olhamos para a Lua daqui da Terra? É aí que as coisas podem ficar confusas. O lado que vemos, às vezes, é o lado dia, e, outras vezes, o lado noite. Tudo depende de quando olhamos para a Lua durante o dia lunar.
Um termo mais exato para descrever o lado que enxergamos é o lado próximo. O lado oposto a essa parte é o lado distante. O lado próximo sempre estará voltado para nós e o distante oposto a nós. Isso ocorre até em regiões exatamente contrárias da Terra. Se você voasse dos Estados Unidos para a Austrália apenas para olhar a Lua de lá, você veria as mesmas características que vê da sua casa.
Tanto o lado próximo quanto o lado distante da Lua têm dia e noite. Os dois recebem a luz solar em certos pontos da órbita da Lua ao redor da Terra. Apenas não conseguimos ver o lado distante da Lua, mesmo quando está sendo iluminado pelo Sol, porque essa parte está sempre contrária a nós.




Leve-me até a Lua

O lado escuro da Lua
Foto cedida pela NASA
O lado escuro da Lua

Não é porque não conseguimos ver o lado distante da Lua aqui da Terra que não sabemos como ele é. Temos diversas fotos tiradas nas missões lunares. Em 1968, os astronautas a bordo da espaçonave Apollo 8 foram os primeiros humanos a verem o lado distante enquanto orbitavam a Lua. A massa lunar bloqueou toda a comunicação da espaçonave. Mas, à medida que foi se afastando, o contato foi restabelecido com o controle terrestre. Então, como é o lado distante da Lua? Veja você mesmo!

Lados distantes e fases da Lua
Leva cerca de 29 dias para a Lua dar uma volta completa ao redor da Terra. Esse também é o tempo de rotação do satélite natural sobre seu próprio eixo. Como a rotação e a órbita da Lua levam o mesmo tempo, nós sempre vemos o mesmo lado, independentemente de quando olhamos para ela. Parece um pouco confuso, mas a animação a seguir vai ajudar a esclarecer.




Se a Lua não girasse, conseguiríamos ver todos os lados de sua superfície. Da mesma forma, se sua rotação fosse mais rápida ou mais lenta, poderíamos vê-la completamente. Então, por que a Lua gira apenas uma vez sempre que orbita a Terra?
A resposta é: gravidade. A atração da Terra sobre a Lua diminuiu sua rotação até chegar a velocidade atual. Esse movimento está ligado ao tempo que ela leva para dar a volta na Terra.
Curiosamente, a Lua está fazendo a mesma coisa com a Terra. Já teve a impressão de que os dias estão ficando mais longos? Eles estão. Mas, a mudança é tão gradativa que você nunca perceberia. Assim, em alguns bilhões de anos, a rotação da Terra corresponderá ao tempo que leva para a Lua orbitá-la. Nesse momento, ambas terão se afastado um pouco uma da outra, o que significa que levará mais tempo para a Lua mover-se ao redor da Terra - cerca de 40 dias ou mais. Isso significa que, no futuro, um dia na Terra equivalerá a 40 de nossos dias atuais, ou, aproximadamente, 960 horas [fonte: Space.com (em inglês)].
Uma vez que a rotação da Terra corresponder ao tempo de órbita da Lua, o mesmo lado da Terra ficará de frente para a Lua o tempo todo. Isso quer dizer que, se você viajasse pelo tempo até o futuro, fosse até o lugar certo da Terra e olhasse para o céu, você sempre veria a Lua? Não, e isso tem a ver com as fases da Lua

ilustração das fases da Lua
Uma ideia errada muito comum sobre a Lua é que a Lua nova ocorre quando a Terra bloqueia a luz do Sol, deixando-a na sombra. Na verdade, durante esse período, a Lua fica entre o Sol e a Terra. Imagine que você esteja em um quarto com apenas uma fonte de luz iluminando-o de um lado e alguém entra e passa entre você e a luz. Você não conseguiria perceber detalhes, mas poderia ver a silhueta da pessoa. A Lua nova é exatamente isso.
Já a Lua cheia ocorre quando a Terra está entre o satélite natural e o Sol. Voltando ao nosso exemplo, imagine que você esteja de costas para a luz e alguém para na sua frente. Você conseguiria ver a pessoa perfeitamente. Isso é o que acontece com a Lua cheia.
Se for Lua cheia ou nova, você ainda verá o mesmo lado - o lado próximo. Durante a Lua nova, você verá esse lado durante a noite lunar. Com a Lua cheia, verá durante o dia.
Por isso, não há um lado escuro da Lua permanente, mas um lado distante que ainda é um mistério para nós. Como a massa da Lua bloquearia os sinais de rádio com a Terra, pode levar anos até que os engenheiros criem uma forma de explorar mais o lado distante. Podemos até começar a ver a Nasa e outras organizações construir torres de transmissão de rádio na superfície lunar para possibilitar essa exploração. Até lá, teremos que nos contentar com o lado que está voltado para nós.


NASA MOSTRA O LADO ESCURO DA LUA!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.