sábado, 4 de fevereiro de 2012

Turismo Espacial

Introdução
Faça sua reserva agora! A indústria de turismo espacial está oficialmente aberta para negócios e os ingressos custarão meros US$ 20 milhões para uma estada de uma semana.
Apesar de relutância da NASA, a Rússia fez do americano Dennis Tito o primeiro turista espacial do mundo. Tito voou para o espaço a bordo do foguete russo Soyuz e chegou a Estação Espacial Internacional (ISS), no dia 30 de abril, de 2001. O segundo turista espacial, o empresário sul-africano,Mark Shuttleworth, embarcou no Soyuz russo no dia 25 de abril, de 2002, também com destino a ISS. Greg Olsen, um empresário americano, tornou-se o terceiro turista a ir para a ISS no dia 1 de outubro, de 2005.



Alternativa "barata"

A marca Virgin Galactic promete os primeiros vôos ao redor da Terra bem mais baratos. A bagatela de US$ 100 mil. Leia mais aqui
No dia 18 de setembro, de 2006, Anousheh Ansari, uma empresária de telecomunicações, tornou-se a primeira turista espacial e a quarta no mundo. Ela também foi a primeira pessoa com ascendência iraniana a ir para o espaço. 
Estas viagens são o começo do que poderia ser uma indústria lucrativa do século 21. Já existem várias companhias de turismo espacial que planejam construir veículos suborbitais e cidades orbitais dentro das próximas duas décadas. Estas companhias investiram milhões, acreditando que a indústria de turismo espacial, pode se tornar viável.




space tourism ring






Foto cortesia Grupo da Ilha Espacial
Os hotéis espaciais podem se tornar estações de férias populares em 20 anos


Testes em 2009

Até o final deste ano, poderão começar os testes da Virgin Galactic, a primeira nave espacial comercial, que será não-poluente.

Leia mais em VEJA.com
Em 1997, a NASA (em inglês) publicou uma reportagem concluindo que vender viagens para o espaço a cidadãos comuns poderia render bilhões de dólares. Uma reportagem japonesa reforça essa descoberta, além de projetar que o turismo espacial poderia se tornar uma indústria de US$ 10 bilhões por ano dentro de duas décadas. Os únicos obstáculos para abrir espaço a turistas são as agências espaciais que estão preocupadas com segurança e o desenvolvimento de um veículo de lançamento reutilizável confiável.
Se você alguma vez sonhou em ir para o espaço e fazer o que poucas pessoas realizaram, então, prossiga a leitura. Neste artigo, você aprenderá sobre as espaçonaves projetadas para turistas espaciais e como você poderá, um dia, ter a chance de viajar pelo espaço.



Turista espacial
Anousheh Ansari havia investido em seu interesse no espaço anteriormente, já ela e e outro parente contribuíram para o XPrize com US$ 10 milhões e ela espera que sua experiência na ISS ajude no desenvolvimento de espaçonaves que tornem o turismo espacial mais acessível. Ansari repugna o termo "turista espacial", porque ela e os primeiros três exploradores tiveram que passar por treinamento rigoroso para fazer a viagem: "eu penso que os turistas são as pessoas que basicamente decidem ir para algum lugar e põem uma máquina fotográfica ao redor do pescoço, compram um ingresso e vão lá. Eu passei seis meses [treinando na Rússia], tive que aprender muitos sistemas diferentes e muitas tecnologias novas para fazer essa jornada, assim eu não penso que ela possa ser considerada turismo," disse Ansari. Você pode aprender mais sobre Ansari e ler sobre sua aventura em seu web site (em inglês).


Acomodações Espaciais 
A estação espacial Mir seria o primeiro destino para turistas espaciais. Mas, em março de 2001, a Agência Aeroespacial Russa derrubou a Mir no Oceano Pacífico. Derrubar a Mir adiou apenas temporariamente a primeira viagem turística ao espaço.
A queda da Mir cancelou os planos de um novo reality-show da NBC, que seria chamado de Destination Mir. Os participantes do programa iriam treinar no centro de treinamento de cosmonautas da Rússia, Cidade das Estrelas. A cada semana, um dos participantes deveria ser eliminado do programa, sendo que o vencedor receberia uma viagem para a estação espacial Mir. A falência da Mir adiou os planos espaciais da NBC. A NASA é contra o começo do turismo espacial até que a Estação Espacial Internacional seja completada.
A Rússia não está sozinha no seu interesse em turismo espacial. Existem muitos projetos em andamento para comercializar as viagens espaciais.
  • Grupo da Ilha Espacial (em inglês) - irá realizar uma construção em forma de anel, uma "infra-estrutura comercial no espaço" com a espaçonave Discovery no filme "2001": "Uma Odisséia Espacial". O grupo diz que construirá essa cidade espacial utilizando tanques de combustível vazios dos ônibus espaciais da NASA, para começar, seria necessário ter aproximadamente 12, e colocando-os a 644 km acima da Terra. A cidade espacial girará uma vez por minuto para criar um empuxo gravitacional com 1/3 de força da gravidade da Terra.
  • X Prize - é uma competição norte-americana que oferece US$10 milhões para a primeira companhia privada a desenvolver um veículo de lançamento reutilizável (RLV) capaz de conduzir o púbico ao espaço. Em outubro de 2004, a Scaled Composites, companhia com sede na Califórnia, ganhou o prêmio com o SpaceShipOne. 
  • De acordo com sua afirmação, a Aventuras Espaciais (em inglês) planeja "lançar ao espaço milhares de pessoas nos próximos 10-15 anos e assim por diante, tanto vôos orbitais quanto os suborbitais, em volta da Lua e para trás, de portos espaciais tanto na Terra quanto no espaço, de/e para estações espaciais privadas, a bordo de dúzias de veículos diferentes ..."
  • Até mesmo os Hotéis Hilton (em inglês) têm demonstrado interesse na indústria do turismo espacial e na possibilidade de construir ou financiar em parceria um hotel espacial. Porém, a companhia disse acreditar que tal hotel é projeto para 15 ou 20 anos.
  • Bigelow Aerospace (em inglês) - formado pelos hotéis Budget Suites of America hotels cujo dono é Robert Bigelow. Tem a esperança de fazer "estações espaciais habitáveis e com preço acessível para comunidades corporativas".
Inicialmente, o turismo espacial oferecerá alojamentos apertados na melhor das hipóteses. Por exemplo, se a Estação Espacial Internacional for utilizada como uma atração turística, os hóspedes não encontrarão os ambientes elegantes de um quarto de hotel na Terra. Ela foi projetada para a condução de pesquisas, não para entretenimento. A primeira geração de hotéis espaciais poderia oferecer aos turistas uma experiência muito mais confortável.

proposed space hotel interior








Foto cortesia da Ilha Espacial
Este hotel espacial poderia ser uma das muitas iniciativas comerciais localizadas dentro da cidade da Ilha Espacial
Com referência a um conceito de hotel espacial inicialmente planejado pela Ilha Espacial, ele poderia oferecer aos hóspedes todas as vantagens que eles encontram em um hotel na Terra, além de outras que não encontrariam. O pequeno empuxo gravitacional criado pela rotação da cidade espacial permitiria aos turistas espaciais e residentes caminhar e agir normalmente dentro da estrutura. Tudo seria possível: de água corrente a plantas recicláveis para recursos medicinais.
Muitas dessas companhias acreditam que devem oferecer uma experiência extremamente agradável para que os passageiros paguem milhares ou mesmo milhões de dólares para passear no espaço. Com isso o espaço criará mais uma divisão entre os que têm e os que não têm? Na seção a seguir, você descobrirá se estará em condições de ir ao espaço, mesmo se não tiver milhões de dólares para gastar.
Mas...Quem poderá ir?
O espaço será um retiro exótico reservado somente para os ricos ou as pessoas da classe média terão a chance de levar seus familiares ao espaço ? Não se engane, ir ao espaço será muito caro. Atualmente, os únicos veículos que podem levá-lo ao espaço são o ônibus espacial e o Soyuz russo, ambos ineficazes. Cada espaçonave exige milhões de quilos de propulsor para a viagem, o que as torna caras para o lançamento. Cada quilo de carga útil custa em torno de US$10 mil para ser colocado em órbita.


Foto cortesia NASA
O CEV poderá dar um novo significado para as viagens espaciais.
A NASA e a Lockheed Martin (em inglês) trabalharam em um lançador "estágio-para-órbita espaço plano", chamado de VentureStar, o qual supostamente seria lançado com um décimo do custo de lançamento de um ônibus espacial. Entretanto, o programa foi cancelado em fins de 2001 depois que um protótipo sofreu problemas durante testes, além de problemas com o cronograma e custos. Talvez o último projeto de espaçonave da NASA, o Veículo de Exploração Tripulado Órion (CEV Órion), substituirá o ônibus como meio para transportar turistas ao espaço. 
Em 1998, um relatório conjunto da NASA e da Space Transportation Association (em inglês) determinou que melhorias em tecnologia poderia pressionar para menos de US$ 50 mil o preço da passagem para viagens espaciais, e baixar possivelmente para US$20 mil ou US$10 mil na década seguinte. O relatório concluiu que, com o preço da passagem em US$50 mil, poderia haver 500 mil passageiros viajando pelo espaço a cada ano. Embora ainda excluindo muitas pessoas, esses preços abririam espaço a uma quantidade razoável de tráfego.
Se você não quer esperar por cruzeiros e hotéis espaciais, a Aventuras Espaciais(em inglês) oferece aos passageiros algumas opções, como:
  • programa de vôo gravidade-zero
  • programa a beira do espaço MiG-25
  • programa de vôo High-G MiG-21
  • programa de aventura caminhada espacial
Ainda que a maior parte desses programas inclua dois ou três noites de estadia em Moscou, os preços começam próximo de US$10 mil podendo ser ainda maiores. Alguns, incluindo o astronauta da Apollo 11 e presidente daShareSpace Foundation Buzz Aldrin, propuseram uma loteria de viagens espaciais para dar a todos a chance de ir.
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