sábado, 2 de novembro de 2013

Eclipse Solar Híbrido visível no Brasil

Introdução
Em 03 de novembro de 2013, teremos a ocorrência do Eclipses Solares Híbrido. Os eclipses solares ocorrem quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, impedindo a visibilidade do Sol para uma determinada região terrestre, fato que só ocorre minutos antes, depois ou durante a ocorrência da Lua Nova.

Os tipos de eclipses
Existem três tipos de eclipses solares. São eles:

Totais: quando o disco lunar encobre completamente o disco solar. Apesar do tamanho da Lua ser um objeto celeste menor do que a estrela Sol, por causa da distância Terra-Lua e Terra-Sol, quando visto da Terra, aparentemente a Lua parece ser maior, se comparada com o Sol. Em ocasiões especiais, na ocorrência de um Eclipse Solar, quando seus diâmetros aparentes são praticamente iguais (cerca de meio grau), temos a ocorrência do Eclipse Solar Total;

Parciais: quando apenas parte do disco solar é encoberto pelo disco lunar;


Anulares: Em ocasiões especiais, na ocorrência de um Eclipse Solar, quando o disco lunar é menor do que o disco solar, temos a ocorrência do Eclipse Solar Anular. Como resultado, temos a aparência de um anel no disco solar e o restante do disco solar permanece coberto.


ipos de Eclipses Solares.
Créditos:
Total: http://www.nasa.gov/images/content/469309main_20100711eclipse.jpg
Parcial: Marcos Calil
Anular: http://www.nasa.gov/sites/default/files/images/659168main_eclipse-cruikshank_full.jpg

Porém existe ainda um tipo de eclipse bem raro e interessante:
O Eclipse Solar Híbrido ocorre quando a umbra e a sombra ante-umbral cruza a Terra, isto é, o eclipse híbrido aparece como solar total e anular em diferentes locais da sua trajetória. A dualidade surge quando o ápice (apex) do cone da umbra atinge a superfície terrestre durante um determinado período do tempo, havendo períodos temporais onde não a atinge, levando ao caso do eclipse anular.
O Eclipse Solar Híbrido de 03 de novembro de 2013 é ainda mais único e raro, no sentido que se iniciará como ANULAR e terminará como TOTAL. Dos eclipses híbridos, num período de cinco mil anos, de 2000 a.C. a 3000 d.C, a Terra terá sido palco de 11898 eclipses do Sol, sendo 569 eclipses híbridos, ou seja, cerca de apenas 4,8% de todos os eclipses solares nesse período [Espenak, Meeus, 2009].

Há três situações possíveis que um dado eclipse solar híbrido pode ter:
1) quando o eclipse inicia como sendo anular, e depois muda para total, invertendo na fase final para anular. É um caso de eclipse de classe 1, existindo 519 eclipses híbridos entre os 569. Fato que lhe confere como o caso mais comum;
2) quando o eclipse inicia como total e termina como anular. É um caso de eclipse de classe 2 e ocorre apenas 24 casos dos 569 eclipses híbridos;

3) quando o eclipse tem a situação inversa do caso 2. É um caso de eclipse de classe 3 e ocorre apenas 26 casos dos 569 eclipses híbridos. Será esse eclipse que irá ocorrer em 03 de novembro!

Visualização do eclipse no Brasil 
No Brasil, somente os observadores localizados no Nordeste e Norte do Brasil poderão contemplar esse eclipse. De acordo com a figura abaixo, esses observadores poderão contemplar o Eclipse Solar Parcial com ocultações de 1% a 40% do disco solar. Sendo assim, quem estiver localizado mais ao norte do Brasil, terá o privilégio de ver 40% do disco solar ocultado pela Lua.

Referências bibliográficas:
http://www.momentoastronomico.com.br/#eclipsesolar