quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Efemérides astronômicas- Novembro 2013

Efemérides Astronômicas / Novembro 2013
Informações válidas para todo o Brasil

As informações não consideram o horário de verão
  ___________________________________________________________________

Observação dos Planetas

Mercúrio 
Onde observar: Horizonte leste
Horário: Poucos instantes antes do nascer do Sol
Observação: Difícil durante todo mês de novembro
Outras informações:
O planeta pode ser observado a olho nu cerca de 1 hora antes do nascer do Sol. Procure um horizonte leste livre de interferências (árvores,prédios,etc). 

Vênus  
Onde observar: Horizonte oeste 
Horário: Poucos instantes após o ocaso do Sol
Observação: Fácil observação pelo forte brilho de Vênus
Outras informações:
Cerca de 15 minutos após o pôr do Sol,Vênus poderá ser observado acima do horizonte oeste. 

Marte 
Onde observar: Próximo ao horizonte leste
Horário: Por volta das 02h30min 
Observação: Fácil observação 
Outras informações:
O planeta Marte pode ser facilmente identificado,com seu brilho vermelho,próximo ao horizonte leste por volta das 2h30min. No dia 27 de novembro é possível contemplar a aproximação do planeta com a Lua.

Júpiter 
Onde observar: Horizonte leste
Horário: Por volta da meia noite 
Observação: Fácil observação 
Outras informações:
Durante todo o mês o planeta Júpiter poderá ser observado surgindo no horizonte leste por volta da meia noite.Com o avançar das horas o planeta irá ganhar altura. O planeta possui um brilho amarronzado, e quando o Sol estiver começando a despontar no horizonte,esse planeta estará próximo do ponto mais alto em relação ao observador. 
-Luas Galileanas 
 O que é interessante de ser observado com auxílio de um simples instrumento óptico como telescópio são as luas Galileanas. Tratam-se de Io, Europa, Calisto e Ganimedes. Essas luas podem ser observadas girando em torno de Júpiter numa única noite.         

Saturno 
Onde observar: Horizonte leste
Horário: Visível apenas após 25 de novembro (menos de 1h antes do nascer do Sol)
Observação: Difícil observação
Outras informações:
Observar Saturno será difícil no mês de novembro. As observações poderão ser feitas apenas após 25 de novembro, e mesmo assim, as dificuldades implicam para a observação do Planeta. Saturno estará bem próximo do horizonte leste, a menos de 1h antes do nascer do Sol. 

Chuvas de meteoros 
Os meteoros, popularmente chamados de estrelas cadentes são traços luminosos proporcionados pela rápida passagem de corpos variados na alta atmosfera terrestre. Esses corpos são chamados meteoróides e atingem diâmetros na ordem entre alguns microns ou milímetros.

Na tabela,chuva de meteoros em novembro/2013:
(Ver tabela em tamanho grande)

Legenda:
CHUVA - indica o nome da chuva em questão;

P - Período em que ocorrerá a chuva;

M - Momento máximo que irá ocorrer a chuva. Essa é a melhor data para observar;

HORÁRIO - Horário sugestivo para observação. O horário sugerido para observação leva em consideração a menor influência da Lua, o melhor momento inicial para observação do radiante da chuva e as diferentes latitudes no Brasil. Serve apenas como sugestão de orientação para observação.

C - Constelação associada a chuva;

CCT - Posição sugerida de observação dadas em coordenadas equatoriais, sendo:
a: ascensão reta;
d: declinação.

THZ - Taxa Horária Zenital - um número máximo calculado de meteoros que um observador pode apreciar, numa noite sem a inferência da Lua, com o céu perfeitamente limpo e com radiante sobre a cabeça do observador (zênite). Quando ocorrer uma chuva periódica, ou seja, sem previsão da taxa por hora, a mesma será representada pela letra P;

r - Índice provável de magnitude da chuva. Quanto menor o valor mais fácil será sua observação;

V - Velocidade de entrada atmosférica do meteoro, dada em km/s. As velocidades variam entre 11 km/s (muito lento), 40 km/s (médio) e 72 km/s (muito rápido).

LUA (%) - Porcentagem do disco iluminado para o melhor momento de observação da chuva. No caso sem influência da Lua durante a chuva de meteoros é atribuído o símbolo s/l.

COMENTÁRIO - Quando existir o número, a chuva será comentada no seu respectivo número.

-Comentários resumidos das chuvas de meteoros:
05/11 - Southern Taurids (STA)
12/11 - Northern Taurids (NTA)
21/11 - Alpha Monocerotids (AMO)

30/11 - November Orionids (NOO)

Como essas quatro chuvas irão ocorrer próximas entre si, apresentamos aqui as informações num único comentário.
Em 05 de novembro, a observação da chuva Southern Taurids (STA) não será prejudicada pela Lua. Como horário de sugestão de observação, a contemplação dessa chuva poderá ser realizada após às 23h30min (aproximadamente), momento que o radiante estará numa altura considerável para apreciação dos meteoros. Aproveite para contemplar essa chuva, pois nesse ano, quase todas as chuvas de meteoros do mês de novembro serão difíceis de serem observadas por causa do brilho da Lua.
Para noite de 12 de novembro, quando ocorrerá a chuva Northern Taurids (NTA), a Lua irá atrapalhar a observação. Para essa noite, a Lua estará com 79% do seu disco iluminado, mas mesmo assim, vale tentar contemplar essa chuva. São esperados 05 meteoros por hora para essa chuva e recomendamos iniciar a observação, por volta, das 23h30min.
Para encontrar a constelação do Touro, local onde ocorrerá as chuvas Southern Taurids e Northern Taurids, o observador que não reconhece as constelações, deverá proceder da seguinte forma:
- após observar o ocaso do Sol, encontre o horizonte leste e;
- espere cerca de 3 horas e observe o aparecimento das estrelas dessa constelação.
 Outra forma para localizar a constelação do Touro é encontrar as populares "Três Marias", pertencentes a constelação do Órion. As "Três Marias" se localizam próximas da constelação do Touro. 
Para o caso da chuva Alpha Monocerotids (AMO), como a taxa horária zenital é variável, ou seja, ela varia durante seu histórico de anos em anos, não sabemos ao certo a quantidade que irá aparecer. Pelo seu histórico, em 1995 a taxa horária zenital foi igual a 800!!! Imagine que, na época, surgiram cerca de 13 meteoros a cada uma hora!!! Para poder localizar o radiante dessa chuva, por volta da 1 hora da manhã de 21 de novembro, utilize novamente as "Três Marias" e olhe para à sua direita. Quando encontrar um estrela azulada e brilhante (estrela Procyon do Cão Menor) você encontrará a região do radiante. Porém, o observador poderá iniciar suas observações, por volta das 23h30min. Infelizmente, para esse ano a Lua irá atrapalhar bastante a contemplação dos meteoros, pois para a noite de 21 de novembro, o nosso satélite natural estará na constelação de Gêmeos, ou seja, próxima da constelação do Unicórnio.
Para a chuva November Orionids (NOO), a Lua não irá atrapalha a observação. A taxa horária zenital (THZ) dessa chuva está prevista para apenas 3 meteoros a cada uma hora. Apesar disso, vale observar essa chuva!
Vale ressaltar que as chuvas Southern Taurids (STA) e Northern Taurids (NTA) poderão ser observadas nas suas respectivas datas, a partir das 23h30min (aproximadamente), na qual seus radiantes estarão visíveis no horizonte nordeste. A chuva Alpha Monocerotids (AMO) poderá ser inicialmente contemplada após ás 23:30, em 21 de novembro, no horizonte leste e a chuva November Orionids (NOO) poderá ser incialmente observada após às 21 horas à nordeste com seu máximo, em 30 de novembro.

Chuva de meteoros Leonids (LEO)
Sem dúvida poderia ser uma excelente chuva para ser observada, se não fosse a influência do brilho da Lua. Para essa noite, a Lua estará com 99,6% do seu disco iluminado, praticamente, impossibilitando a contemplação dessa chuva.
O momento máximo dessa chuva irá ocorrer na madrugada de 17 de novembro, onde são estimados cerca de 15 meteoros a cada uma hora, mas conforme algumas literaturas, essa quantidade de meteoros pode ser aumentada para mais de 100 meteoros por hora, de acordo com seu histórico dos anos anteriores. 
Associado ao cometa 55P/Tempel-Tuttle, o histórico dessa chuva é bem interessante.
Sobre a região dessa chuva: A constelação do Leão possui uma estrela muito brilhante, de nome Regulus, que significa o “pequeno rei”, em latim. Essa estrela de brilho azulada é um ótimo referencial para poder localizar a constelação do Leão. Outro referencial para poder localizar essa chuva é a localização do horizonte nordeste para ás 3:30 da manhã. 

Informações extraídas do site: Momento Astronômico

Para mais informações sobre a observação do céu noturno,visite: http://www.momentoastronomico.com.br/

Referências:
http://www.momentoastronomico.com.br/