Introdução
Pois é, parece maluquice mas pode sim ter extraterrestres muito próximos de você,até mesmo no seu quintal. Não pense em homens de verde, ou de preto com naves pousando na Terra! Não é esse tipo de extraterrestre. Para maior entendimento vale lembrar que extraterrestre é tudo aquilo que vem de fora do nosso planeta!
Pois é, parece maluquice mas pode sim ter extraterrestres muito próximos de você,até mesmo no seu quintal. Não pense em homens de verde, ou de preto com naves pousando na Terra! Não é esse tipo de extraterrestre. Para maior entendimento vale lembrar que extraterrestre é tudo aquilo que vem de fora do nosso planeta!
(Para ver o cartaz em tamanho grande,clique aqui)
Como já dissemos não estamos nos referindo a seres verdes como muitos podem estar pensando,mas sim nos meteoritos. Meteoritos são fragmentos sólidos de matéria espacial que atravessam nossa atmosfera, vencendo-a e chegando até a superfície.
Você pode até estar pensando que são meras rochas,mas não são. Meteoritos são fontes inesgotáveis de informação, são restos de matéria do nosso universo, e quando estudados podem nos contar muito sobre nosso sistema.
O cartaz publicado acima faz parte de uma campanha para identificar meteoritos no território brasileiro,isso porque nosso país possui apenas 62 meteoritos registrados (até junho/2013) oficialmente junto ao Meteoritical Bulletin,órgão que registra meteoritos em todo o mundo.
Esse número é bem pequeno,pois nosso território é imenso correspondendo a quase 50% da América do Sul. Porém, países como Chile e Argentina possuem mais meteoritos identificados do que o Brasil.
Afinal, porque tamanha diferença? A carência de informação sobre os meteoritos no Brasil é um fator determinante,a população não sabe identificar meteoritos e não conhece sua importância e sua origem. O clima e vegetação também contribuem, é mais difícil encontrar meteoritos em florestas densas,pois são muito fechadas, e o intemperismo torna esses meteoritos mais parecidos com as demais rochas terrestres.
Além disso, muitos meteoritos podem estar em mãos de particulares,que por falta de informação não dá preferência de estudo para uma instituição, por exemplo, e acaba vendendo a pedra sem saber seu valor. O meteorito de Varre Sai, com queda em 2009, aconteceu isso, um dos três fragmentos encontrados por moradores da região foi vendido por 100 dólares e uma jaqueta,para um estrangeiro; o mesmo foi detido pela polícia federal.
É por isso, que a ajuda da população na expansão de informação e busca de conhecimento sobre essas rochas é muito importante.
Identificando um meteorito
Basicamente os meteoritos:
- Possuem crosta fina e escura por fora (crosta de fusão)
- São muito ou pouco mais pesados que as rochas terrestres (os metálicos são bem pesados)
- Cerca de 98% dos meteoritos são atraídos por ímã
- Possuem sulcos e depressões no exterior (chamados regmaglitos)
- Não são pretos por dentro, mas sim, mais claros ou cor de aço
- Ao ser polidos vão exibir pintinhas prateadas, ou o interior todo prateado como aço inox
Para facilitar um pouco mais a identificação você pode acessar o site Meteoritos Brasil e ver mais informações detalhadas: http://meteoritosbrasil.weebly.com/
Faça ainda, o teste do fluxograma abaixo.E se você achar que tem mesmo um meteorito envie uma amostra de 20 gramas (se possível mais que 20 gramas), para o endereço que consta no fluxograma abaixo.A análise é gratuita e pode lhe dizer com certeza se é mesmo um meteorito.
Endereço para envio de amostras:
Professora Maria Elizabeth Zucolotto
Museu Nacional/Setor Meteorítica
Quinta da Boa Vista-São Cristóvão
Rio de Janeiro-RJ CEP: 20940-040
Sua colaboração é muito importante! Se você encontrar um meteorito, ele vai receber o nome de sua cidade com o seu nome como descobridor. Vale lembrar que meteoritos caem aleatoriamente, em qualquer lugar. Apesar de nunca se ter registrado uma morte humana por um impacto de meteorito, alguns animais como vacas e cachorros já foram atingidos por essas rochas espaciais. Além disso, casas e carros já foram danificados pela queda de meteoritos.
Se você se interessou pelo assunto, assine a petição 'Caçadores de Meteoritos' e ajude a expandir a meteorítica pelo Brasil. Você vai receber alguns e-mails sobre meteoritos,para assinar acesse: