quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A poluição que prejudica a astronomia

Introdução
A Poluição Luminosa,é um dos tipos de poluição que mais trazem prejuízos para a observação dos astros em uma noite.E pode impedir de ver várias estrelas,e ainda em conjunto com a poluição piora mais ainda a situação.

A poluição luminosa
A poluição luminosa,no céu,ocorre devido ao uso incorreto de luzes, iluminarias que não possuem um ''tampo'' em cima,permitindo que a luz ilumine somente o chão,estão contribuindo muito para esse mal,que atinge principalmente as cidades grandes,onde a população é maior,e prejudica muito a observação do céu.
Áreas mais claras,mais poluição.
Como dito,quanto maior a cidade mais iluminação,e mais poluição,dois fatores que contribuem altamente para a poluição do céu.Cidades com alto índice de poluição,e com poluição luminosa,não enxergam o tanto de estrelas,que se enxerga em uma cidade pequena,com pouca poluição luminosa e/ou atmosférica.
Luzes em geral,placas de propaganda,sinalização aérea e marítima,entre outros,em conjunto provocam uma forte luz no céu,prejudicando altamente a visão das estrelas.

Ajudando a combater esse tipo de poluição
Apesar de todas as luzes,em geral,contribuírem para esse mal,você pode ajudar,usando iluminarias que tende a fazer a luz iluminar somente o chão,desse modo a luz não consegue subir e atrapalhar a visão das estrelas no céu.
Os principais poluidores luminosos são EUA,Japão e Europa.

Teste de impacto
Se possível,tente fazer esse teste para ver o impacto de poucas luzes no ambiente externo,vendo assim menos estrelas no céu.Quanto mais luzes que poluem diretamente o ambiente externo do local,melhor para você ver o impacto.
Poluição Luminosa:
1-Saia no quintal da sua casa,ou em qualquer outro local que possa ver as estrelas no céu.É importante que tenha bastante luzes acesas neste momento,pode ser da sua própria casa.E também é importante o céu estar límpido.
2-Depois de observar o céu,com as luzes acesas,experimente apagar as luzes que estavam acessas antes e voltar a olhar para o céu.
3-Você deverá enxergar muito mais estrelas no céu.É claro que pode variar de cidade para cidade,em cidades grandes por exemplo,pouca diferença pode ser notada.

Poluição atmosférica:
Você pode fazer esse experimento em um dia nublado,parcialmente nublado.Você não conseguirá ver quase nenhuma estrela,é mais ou menos assim que acontece em grandes cidades.

A poluição luminosa e atmosférica 
Atrapalha ver a Lua
Principalmente em conjunto,atrapalha muito ver a Lua,principalmente em fases como nova,crescente,minguante.
Atrapalha ver estrelas e planetas
A poluição atrapalha muito ver as estrelas pois o brilho delas é bem mais fraco.O mesmo acontece com planetas,pois vemos eles como estrelas no céu.
Atrapalha ver chuva de meteoros
Principalmente quando a chuva tem poucos meteoros e a magnitude é baixa.
Eclipses
Se a poluição for muita pode se ter uma imagem péssima do eclipse,em cidades em que possui muitos prédios estes podem tapar a Lua.