sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Evolução da Lua

Introdução
A Lua,assim como os planetas e outros corpos do sistema solar,tem sua evolução.Assim como as teorias mais aceitas sobre a criação de cada corpo celeste.O satélite natural da Terra também tem sua história de evolução,e como vamos mostrar abaixo,tem também uma linha do tempo completa sobre as crateras lunares e suas manchas.

Origem incerta
Assim como não temos certezas exatas de como o universo surgiu,acontece com a Lua,não uma origem certa,exata,porém há algumas teorias que são levadas muito a sério pelos cientistas.
Dentre as inúmeras teorias para o surgimento da Lua,a mais aceita é a que diz que a Lua surgiu após um impacto entre o Planeta Terra e um corpo do tamanha de Marte,aproximadamente,o choque,que aconteceu por volta da última fase da evolução do nosso Planeta,teria espalhado matéria no universo,parte dessa matéria se reuniu e formou o satélite natural da Terra,que hoje conhecemos como Lua.
Porém outra hipótese levada muito a sério,diz que a Lua não surgiu de um impacto de um corpo com nosso satélite,mas sim,de uma explosão interna do nosso Planeta.
A teoria diz,que a explosão que ocorreu,liberou cerca de um trilhão de toneladas de matéria derretida,esse material orbitou em torno de nosso Planeta,e foram se juntando aos poucos,e formou o a Lua.
Não há nenhuma teoria exata sobre o surgimento do satélite,e várias outras teorias,além dessas são respeitadas pelos cientistas.
A imagem abaixo mostra a Lua,como se tivesse surgida do ponto de vista da segunda teoria que apresentamos,da explosão interna da Terra:
G_Lua_Nova.jpg
[Imagem:ISTOÉ]

Evolução nos estudos
A Lua já era estudada por Galileu Galilei,há muitos séculos atrás,com sua luneta,Galileu conseguiu ver montanhas e crateras lunares.
Depois disso um grande passo para os estudos lunares,foi á ida do homem até lá,na missão Apollo 11,os astronautas puderam trazer material lunar,para ser analisado,tais como pedras e areias lunares.Aproveitaram também e instalaram uma placa na superfície lunar,que envia até os dias atuais,informações da Lua,essas informações são estudadas por cientistas de todo o mundo.
E nos dias atuais temos sondas enviadas a cada ano,que também permitem o estudo da Lua.
Outra coisa que também permite estudos da Lua,são os meteoritos lunares,apesar de bem raros,já foram encontrados alguns que caíram aqui no nosso Planeta,assim como os outros meteoritos,em especial,os lunares podem trazer informações mais precisas sobre a Lua.Tais como sua composição.

O mundo de crateras
Acredita-se que o satélite tenha cerca de meio milhão de crateras com mais de 1km de tamanho,provenientes de impactos de grandes asteroides e cometas,a milhões de anos atrás.Devido a falta de atmosfera,é muito fácil a colisão de asteroides e cometas no solo lunar.
A maior cratera lunar,e que também tem a distinção de ser a maior cratera do sistema solar é a Cratera do Polo-sul Aitken.Ela está no lado escuro da Lua,ou seja o lado que nunca conseguimos ver da Lua.E tem 2.240 quilômetros de diâmetro.
Algumas das crateras visíveis no lado que podemos ver da Lua estão:Mare Imbrium, Mare Serenitatis, Mare Crisium e Mare Nectaris.

Evolução Lunar
Abaixo temos algumas imagens de um vídeo publicado pela Nasa que mostra a evolução lunar,as imagens mostram desde o surgimento do satélite até o choque de cometas e asteroides na Lua.