terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Conquista do Espaço




Durante muitos séculos a curiosidade do homem acerca do espaço e tudo que se encontra em seu interior sempre foi muito grande. Ao observar o céu, especialmente à noite, é possível ver a olho nu alguns astros, estrelas etc. Isso motivou a humanidade a estudar e pesquisar os enigmas oriundos do universo. 
Com o desenvolvimento tecnológico e das ciências, alguns países destinaram vários anos de pesquisa e bilhões de dólares com a finalidade de conhecer partes do universo através de viagens espaciais. 
Nesse sentido, os percussores desse seguimento foram os Estados Unidos e a União Soviética, principais potências mundiais da época, denominado de mundo bipolar. 
Esse fator político desencadeou a corrida espacial, que corresponde à luta entre Estados Unidos e União Soviética de apresentar para a humanidade fatos inéditos relacionados às questões espaciais. 
A primeira exploração direta do espaço teve início no dia 4 de outubro de 1957, nessa data a União Soviética enviou um satélite artificial denominado de Sputnik. O foguete foi lançado de uma base russa localizada no Cazaquistão. 
No mês seguinte ao primeiro lançamento, a URSS enviou um novo satélite chamado de Sputnik II, esse levava consigo uma cadela de nome Laika, esse fato ficou na história, pois foi o primeiro ser vivo a entrar no espaço, é bom ressaltar que esse animal nunca mais retornou à Terra. 
O primeiro homem a entrar no espaço foi Yuri Gagarin, que pôde observar a Terra de forma externa e viu a olho nu a tonalidade azulada do nosso planeta, essa viagem teve início no dia 12 de abril de 1961. 
 Oito anos após o primeiro ser humano ter viajado ao espaço, aconteceu um dos principais episódios desenvolvidos pela humanidade. No dia 20 de julho de 1969, a Apollo XI foi lançada rumo à Lua, na nave espacial estavam a bordo os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin Jr. Dessa vez o homem não contentou a apenas viajar para o espaço, foi mais longe, pousou na superfície lunar; os tripulantes tiveram a oportunidade de pisar no “solo” de outro corpo celeste, nosso satélite natural, a Lua. 
                      
Após o homem ter pisado pela primeira vez na superfície lunar aconteceram novas 6 missões Apollo, desse modo, outros doze astronautas tiveram o privilégio de pisar na Lua. 
O Brasil também criou um satélite, que foi enviado ao espaço em fevereiro de 1993, por meio do foguete espacial de origem norte-americana intitulado de Pegasus. No dia 29 de março de 2006, aconteceu a primeira viagem espacial de um brasileiro, que ocorreu por meio da nave russa Soyuz TMA-8. O astronauta brasileiro, Marcos Pontes, é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira. A nave na qual o brasileiro estava a bordo partiu do Cazaquistão.



Atualmente e antigamente
O fascínio pelo desconhecido e o anseio por desbravar novos mundos e chegar aonde ninguém 
jamais alcançou tem levado o homem para as mais diversas e ousadas aventuras. Talvez tenha sido esse anseio que fez com que os homens deixassem suas cavernas na pré-história e percorressem quilômetros e mais quilômetros através do planeta. Com certeza esse foi um dos principais motivos que o lançou em expedições marítimas no século XV buscando um incrível mundo novo. Hoje, o homem já deu a volta ao mundo por terra, por água e por ar, mas ainda não saciou sua vontade de exploração e descoberta.
Com a avançada tecnologia dos dias de hoje, ficou mais fácil realizar viagens exploratórias pelo planeta – e até fora dele. Afinal, depois de realizar tantas voltas ao redor do mundo, o espaço surge como uma nova e misteriosa fronteira a ser desbravada. Cada vez mais se investe na exploração espacial, até com a realização de vôos sub-orbitais particulares. E o Brasil não fica atrás nessa expedição além da terra.
A exploração espacial hoje chegou a níveis que nem o cosmonauta soviético Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço, ou Júlio Verne, um dos mais célebres escritores de ficção, imaginariam em seus mais ousados sonhos. Uma nave espacial já fez uma viagem particular sub-orbital, sondas já pousam nos satélites de Saturno, e uma viagem tripulada a Marte já está sendo preparada para 2020.


História
Mas a exploração espacial teve que percorrer um longo e árduo caminho para chegar ao nível de desenvolvimento dos dias atuais. A história da Astronáutica é dividida basicamente em três períodos: os das descobertas iniciais, o da corrida espacial e o dos projetos pós-Guerra Fria. 
O primeiro período vai até meados de 1945 e é marcado pelas tentativas de fazer voar foguetes espaciais. Esses experimentos foram criados originalmente com a idéia de atacar adversários com mísseis. Apesar das muitas falhas nas diversas tentativas realizadas, as pesquisas promoveram um avanço na ciência da exploração espacial e deram origem aos lançadores de satélites e naves espaciais de hoje.
Durante o período da corrida espacial as ciências especiais conhecerem sua época de maior expansão. A disputa acirrada pela conquista do espaço travada entre os Estados Unidos e a União Soviética levou a grandes avanços científicos. A União Soviética saiu na frente com o lançamento do primeiro satélite artificial em 1957. Um mês depois, o país levou ao espaço o primeiro ser vivo, a cadela Laika, a bordo do Sputinik 2. Os Estados Unidos reagem no ano seguinte com a criação da Nasa, responsável pelo programa espacial norte-americano, e com o lançamento de seu primeiro satélite artificial, o Explorer 1. Os dois países então se emparelham em projetos de exploração da Lua e de reconhecimento dos planetas Vênus, Marte e Mercúrio. 
Na década de 60, o objetivo maior da disputa é levar o homem ao espaço. Novamente a União Soviética sai na frente, enviando ao espaço o cosmonauta Yuri Gagarin, a bordo da nave Vostok I, em 1961. Mas a tão desejada conquista da lua é realizada pelos Estados Unidos, oito anos depois, com o astronauta Neil Armstrong, a bordo da Apollo 11, em 1969. Após a conquista da Lua, a prioridade da exploração do espaço passa a ser a pesquisa científica e tecnológica, viabilizada com a construção de estações e ônibus espaciais e com o lançamento de sondas espaciais.
O período pós-Guerra Fria é marcado pela recessão econômica e por uma certa diminuição de ritmo nos projetos espaciais. Os projetos que se destacam no período é o lançamento da nave Galileu, em 1989, que explorou o sistema solar percorrendo a órbita da Terra, da Lua e de Vênus até chegar a Júpiter em dezembro de 1995; o lançamento do telescópio espacial Hubble, em 1990, para observar e fotografar objetos astronômicos jamais vistos; a construção da Estação Espacial Internacional, programa coletivo de vários países de uma base permanente de pesquisa no espaço; a exploração de Marte, pela sonda Mars Pathfinder, lançada pela Nasa em 1997; e pelo Neat, sigla em inglês para Programas de Rastreamento de Asteróides Próximos da Terra.


Linha do tempo

Antes de 1942

DataEvento importante para a exploração espacialPaísPesquisador(es)
1686Publicação do Philosophiae Naturalis Principia MathematicaInglaterraInglaterraSir Isaac Newton
1813Primeira exposição da equação de foguetes baseada na Terceira Lei do Movimento de Newton: Tratado do Movimento dos FoguetesReino Unido Reino UnidoWilliam Moore
1903Primeira publicação séria mostrando que e a Exploração Espacial era teoricamente possível: Исследование мировых пространств реактивными приборами (A Exploração do Espaço Cósmico por Meio de Dispositivos de Reação).RússiaRussiaKonstantin Tsiolkovsky
1913Goddard abre arquivo e consequentemente ganha patentes americanas de foguetes de combustível líquido com múltiplos estágiosEstados UnidosEstados UnidosRobert H. Goddard
1919O influente artigo de Goddard "Um método de chegar a altitudes extremas" discute sobre foguetes com combustíveis sólidos e líquidosEstados UnidosEstados UnidosRobert H. Goddard
15 de Dezembro,1923Die Rakete zu den Planetenräumen ("No espaço planetário através de foquetes") é auto-publicado depois de sua rejeição como tese de doutoradoFlag of Germany (3-2 aspect ratio).svgAlemanhaHermann Oberth
1924Fundação da Sociedade para Estudos das Viagens Interplanetárias na União SoviéticaFlag of the Soviet Union.svg União Soviéticaincluía como membro Konstantin Tsiolkovsky, Friedrich Zander e Yuri Kondratyuk
16 de Março,1926Goddard lança seu primeiro foguete com combustível líquidoEstados UnidosEstados UnidosRobert Goddard
1927É formada a Verein fuer Raumschiffahrt (Sociedade para Viagens Espaciais); ela incluía os maiores cientístas Europeus especializados em foguetesFlag of Germany (3-2 aspect ratio).svgAlemanha
1927"A conquista do espaço interplanetário" discute o mecanismo dos foguetes e efeitos orbitais, incluindo o estilingue gravitacionalFlag of the Soviet Union.svg União SoviéticaYuri Kondratyuk
1928Das Problem der Befahrung des Weltraums - der Raketen-Motor (O problema da viagem espacial - O motor de foguete) discute a viagem espacial e o uso potencial para experimentos científicosÁustriaÁustriaHerman Potočnik
1929Oberth, com estudantes (incluindo Wernher von Braun), lança seu primeiro foguete com combustível líquidoFlag of Germany (3-2 aspect ratio).svgAlemanhaHermann Oberth
1931Foi desenvolvido o primeiro foguete Alemão movido a combustão líquida com propósito militarFlag of Germany (3-2 aspect ratio).svgAlemanhaWalter Riedel
1933Começam os trabalhos na série de foguetes Agregado que levará ao foguete V2.Alemanha NaziAlemanhaWernher von Braun
25 de Novembro,1933O Grupo Russo de Estudos do Movimento de Reação (GIRD) lança o primeiro foguete Russo de combustível líquidoFlag of the Soviet Union.svg União SoviéticaSergei Korolev (líder), Friedrich Zander(designer)
1935O estudante de graduação Frank Malina, sob orientação do professor Theodore von Kármán, inicia trabalhos com foguetes de sondagemEstados UnidosEstados UnidosFrank Malina

1942-1957

DataConquistas da MissãoPaís ou Organização InternacionalNome da Missão
1942Primeiro foguete alcança 100 km de altitude a partir da face da Terra (Linha de Kármán)Alemanha Nazi AlemanhaFoguete V2, programa militar
10 de Maio, 1946Primeiro vôo de pesquisa (experimentos sobre a radiação cósmica)Estados Unidos Estados UnidosFoguete V2capturado e melhorado
22 de Maio, 1946Primeiro foguete americano desenhado para alcançar o limite do espaço (80 km (49 mi))Estados Unidos Estados UnidosWac Corporal
10 de Outubro, 1946Primeiras fotos da Terra à 100 km de altura Estados Unidos Estados UnidosFoguete V2
1947Primeiro animal no espaço (mosca-das-frutas)Estados Unidos EUA-ABMAFoguete V2
21 de Agosto, 1957Primeiro míssil balístico intercontinental (ICBM)Flag of the Soviet Union.svg União SoviéticaR-7 Semyorka/SS-6 Sapwood


1957-1961

DataConquistas da MissãoPaís ou Organização InternacionalNome da Missão
4 de Outubro, 1957Primeiro satélite artificial
Primeiro sinal enviado do espaço
Flag of the Soviet Union.svg URSSSputnik 1
3 de Novembro, 1957Primeiro animal em órbita, a cachorra LaikaFlag of the Soviet Union.svg URSSSputnik 2
31 de Janeiro, 1958Confirmado a existência do cinturão de Van AllenEstados Unidos EUA-ABMAExplorer 1
17 de Março, 1958Primeiro satélite mantido por energia solarEstados Unidos EUA-NRLVanguard 1
18 de Dezembro, 1958Primeiro satélite de comunicaçãoEstados Unidos EUA-ABMAProjeto SCORE
2 de Janeiro, 1959Primeira ignição de um foguete em órbita
Primeira saída da velocidade de escape da Terra
Primeira detecção do vento solar
Flag of the Soviet Union.svg URSSLuna 1
4 de Janeiro, 1959Primeiro objeto feito pelo homem em órbita heliocêntricaFlag of the Soviet Union.svg URSSLuna 1
17 de Fevereiro, 1959Primeiro satélite meteorológicoEstados Unidos EUA-NASA/NRL¹Vanguard 2
28 de Fevereiro, 1959Primeiro satélite em órbita polarEstados Unidos EUA-DARPASatélite Corona
(Discoverer 1)
7 de Agosto, 1959Primeira fotografia da Terra em órbitaEstados Unidos EUA-NASAExplorer 6
13 de Setembro, 1959Primeiro impacto em outro mundo (na Lua)Flag of the Soviet Union.svg URSSLuna 2
4 de Outubro, 1959Primeiras fotos do lado oculto da LuaFlag of the Soviet Union.svg URSSLuna 3
1 de Abril de 1960Primeiro satélite de imagens climáticasEstados Unidos EUA-NASATIROS-1
5 de Julho, 1960Primeiro satélite de reconhecimentoEstados Unidos EUA-NRLGRAB-1
11 de Agosto, 1960Primeiro satélite recolhido intacto da órbitaEstados Unidos EUA-Força AéreaDiscoverer 13
12 de Agosto, 1960Primeiro satélite de comunição passivaEstados Unidos EUA-NASAEcho 1A
18 de Agosto, 1960Primeira foto de satélite de reconhecimentoEstados Unidos EUA-Força AéreaKH-1 9009
1961Primeiro lançamento em órbita
Primeira correção de curso no espaço
Primeira estabilização de giro
Flag of the Soviet Union.svg URSSVenera 1

1961-1969

DataConquistas da MissãoPaís ou Organização InternacionalNome da Missão
12 de Abril, 1961Primeiro vôo espacial tripulado (Yuri Gagarin)
Primeio homem em vôo orbital
Flag of the Soviet Union.svg URSSVostok 1
5 de Maio, 1961Segunda nação a realizar um vôo tripuladoEstados Unidos EUA-NASAMercury-Redstone 3
7 de Março, 1962Primeiro observatório solar orbitalEstados Unidos UUA-NASAOSO-1
14 de Dezembro, 1962Primeiro sobrevôo planetário (Aproximação de Vênus à 34.773 km)Estados Unidos EUA-NASAMariner 2
16 de Junho, 1963Primeira mulher no espaço (Valentina Tereshkova)Flag of the Soviet Union.svg URSSVostok 6
19 de Julho, 1963Primeira espaçonave tripulada reutilizável - X-15 (suborbital)Estados Unidos EUA-NASAX-15 - Vôo 90
26 de Julho, 1963Primeiro satélite de comunicação em órbita geossíncronaEstados Unidos EUA-NASASyncom 2
5 de Dezembro, 1963Primeiro satélite global de navegaçãoEstados Unidos EUA-MarinhaNAVSAT
19 de Agosto, 1964Primeiro satélite de comunicação em órbita geoestacionáriaEstados Unidos EUA-NASASyncom 3
12 de Outubro, 1964Primeira multi-tripulação (três membros)Flag of the Soviet Union.svg URSSVoskhod 1
18 de Março, 1965Primeira atividade extra-veicularFlag of the Soviet Union.svg URSSVoskhod 2
6 de Abril, 1965Primeiro satélite comercial de comunicaçãoIntelsatIntelsat 1
14 de Julho, 1965Primeiro sobrevôo de Marte (aproximou a 9.846 km)Estados Unidos EUA-NASAMariner 4
15 de Dezembro, 1965Primeira manobra orbital de aproximação de duas espaçonaves (vôo paralelo, sem atracação)Estados Unidos EUA-NASAGemini 6A/Gemini 7
3 de Fevereiro, 1966Primeiro pouso em outro mundo (na Lua)
Primeiras fotos de outro mundo
Flag of the Soviet Union.svg URSSLuna 9
11 de Março, 1966Primeiro impacto em outro planeta (Vênus)Flag of the Soviet Union.svg URSSVenera 3
16 de Março, 1966Primeira manobra de aproximação com atracaçãoEstados Unidos EUA-NASAGemini 8/veículo alvo Agena
3 de Abril, 1966Primeiro satélite artificial em órbita de outro mundo (na Lua)Flag of the Soviet Union.svg URSSLuna 10
2 de Junho, 1966Pouso na Lua
Fotos da Lua
Estados Unidos EUA-NASASurveyor 1
23 de Abril, 1967Primeira vítima de vôo espacialFlag of the Soviet Union.svg URSSSoyuz 1
30 de Outubro, 1967Primeira atracação sem tripulaçãoFlag of the Soviet Union.svg URSSCosmos 186/Cosmos 188
21 de Dezembro, 1968Primeira órbita tripulada de outro corpo celestial (Lua)Estados Unidos EUA-NASAApollo 8
16 de Janeiro, 1969Primeira atracação tripulada com troca de tripulaçãoFlag of the Soviet Union.svg URSSSoyuz 4/Soyuz 5
21 de Julho, 1969Primeiros humanos na Lua e primeiro lançamento a partir de um corpo celestialEstados Unidos EUA-NASAApollo 11
19 de Novembro, 1969Primeira manobra de aproximação de superfície num corpo celestialEstados Unidos EUA-NASAApollo 12/Surveyor 3

1970-1980

DataConquistas da MissãoPaís ou Organização InternacionalNome da Missão
24 de Setembro, 1970Primeira missão com retorno automatizado de amostras do solo da LuaFlag of the Soviet Union.svg URSSLuna 16
23 de Novembro, 1970Primeiro jipe-robô lunarFlag of the Soviet Union.svg URSSLunokhod 1
12 de Dezembro, 1970Primeiro observatório espacial de Raios-XEstados Unidos EUA-NASAUhuru
15 de Dezembro, 1970Primeiro pouso em outro planeta (Vênus)
Primeiros sinais enviados de outro planeta
Flag of the Soviet Union.svg URSSVenera 7
23 de Abril, 1971Primeira estação espacial em órbitaFlag of the Soviet Union.svg URSSSalyut 1
Junho, 1971Primeiro observatório espacial tripuladoFlag of the Soviet Union.svg URSSOrion 1
14 de Novembro 1971Primeira órbita ao redor de outro planeta (Marte)Estados Unidos EUA-NASAMariner 9
27 de Novembro, 1971Primeiro impacto em MarteFlag of the Soviet Union.svg URSSMars 2
2 de Dezembro, 1971Primeiro pouso em Marte
Primeiros sinais da superfície de Marte
Flag of the Soviet Union.svg URSSMars 3
4 de Março, 1972Primeiro objeto feito por humanos enviado em trajetória de escape da órbita solarEstados Unidos EUA-NASAPioneer 10
15 de Julho, 1972Primeira missão a entrar no cinturão de asteroides e deixar o sistema solarEstados Unidos EUA-NASAPioneer 10
3 de Dezembro, 1973Primeiro sobrevôo de Júpiter (a 130.000 km)Estados Unidos EUA-NASAPioneer 10
5 de Fevereiro, 1974Sobrevôo de Vênus a 5.768 km, primeira manobra gravitacional assistidaEstados Unidos EUA-NASAMariner 10
29 de Março, 1974Primeiro sobrevôo de Mercúrio a 703 kmEstados Unidos EUA-NASAMariner 10
15 de Julho, 1975Primeira missão multinacional tripuladaFlag of the Soviet Union.svg URSS Estados Unidos
EUA-NASA
Apollo-Soyuz
20 de Outubro, 1975Primeira órbita ao redor de VênusFlag of the Soviet Union.svg URSSVenera 9
22 de Outubro, 1975Primeiras fotos da superfície de outro planeta (Vênus)Flag of the Soviet Union.svg URSSVenera 9
20 de Lulho, 1976Primeiras fotos e coleta de solo da superfície de MarteEstados Unidos EUA-NASAViking
26 de Janeiro, 1978Primeira operação remota de um observatório orbital de raios ultravioletaEstados Unidos EUA-NASA, ESA, Reino Unido RU-SERCInternational Ultraviolet Explorer
22 de Março, 1978Primeira pessoa de outra nação no espaço além dos EUA e URSS (Vladimír Remek)Flag of the Soviet Union.svg URSS Checoslováquia TchecoslováquiaSoyuz 28
5 de Março, 1979Sobrevôo de Júpiter (aproximação máxima de 349.000 km)Estados Unidos EUA-NASAVoyager 1
1 de Setembro, 1979,Primeiro sobrevôo de Saturno a 21.000 kmEstados Unidos EUA-NASAPioneer 11
12 de Novembro, 1980Sobrevvôo de Saturno (aproximação máxima de 124.000 km)Estados Unidos EUA-NASAVoyager 1

[editar]1981-presente

DataConquistas da MissãoPaís ou Organização InternacionalNome da Missão
12 de Abril, 1981Primeiro vôo orbital de uma espaçonave reutilizável (ônibus espacial)Estados Unidos EUA-NASAColumbia
1 de Março, 1982Primeira coleta do solo de Vênus e gravação do som de outro planetaFlag of the Soviet Union.svg URSSVenera 13
25 de Janeiro, 1983Observatório orbital de raios infravermelhoEstados Unidos EUA-NASA Reino Unido RU-SERC Países Baixos Holanda-NIVRIRAS
23 de Março, 1983Observatório orbital de raios ultravioletaFlag of the Soviet Union.svg URSS França FrançaAstron
13 de Junho, 1983Primeira espaçonave além da órbita de Netuno (primeira a ir além dos planetas
do Sistema Solar)
Estados Unidos EUA-NASAPioneer 10
25 de Julho, 1984Primeira atividade extra-veicular de uma mulherFlag of the Soviet Union.svg URSSSalyut 7
24 de Janeiro, 1986Primeiro sobrevôo de Urano (aproximação máxima de 81.500 km)Estados Unidos EUA-NASAVoyager 2
19 de Fevereiro,1986Primeira pesquisa consistente numa estação espacial habitadaFlag of the Soviet Union.svg URSSMir
25 de Agosto, 1989Primeiro sovrevôo de NetunoEstados Unidos EUA-NASAVoyager 2
1 de Dezembro,1989Observatório orbital de raios gamasFlag of the Soviet Union.svg URSS França França
Dinamarca Dinamarca Bulgária Bulgária
Granat
24 de Abril, 1990Observatório orbital óticoEstados Unidos EUA-NASA, UE-ESAHubble Space Telescope
2 de Dezembro,1990Primeiro vôo espacial comercial tripuladoFlag of the Soviet Union.svg URSS Japão JapãoSoyuz TM-11
21 de Outubro, 1991Primeiro sobrevôo de um asteroide (aproximação máxima a 1.600 km - 951 Gaspra)Estados Unidos EUA-NASAGalileo
8 de Fevereiro, 1992Primeira órbita polar ao redor do SolEstados Unidos EUA-NASA, UE-ESAUlysses
7 de Dezembro,1995Primeira órbita de JúpiterEstados Unidos EUA-NASAGalileo
7 de Dezembro,1995Primeira missão dentro da atmosfera de um gigante gasoso (Júpiter)Estados Unidos EUA-NASAsonda atmosférica da Galileo
7 de Julho, 1998Primeiro espaçonave lançada de um submarinoRússia RussiaSubmarino russo K-407 Novomoskovsk
14 de Fevereiro,2000Primeira órbita de um asteroide (433 Eros)Estados Unidos EUA-NASANEAR Shoemaker
12 de Fevereiro,2001Primeiro pouso em um asteroide (433 Eros)Estados Unidos EUA-NASANEAR Shoemaker
28 de Abril, 2001Primeiro turista espacialRússia Russia Estados Unidos EUASoyuz TM-32
15 de Outubro, 2003Terceira nação a realizar um vôo espacial tripuladoRepública Popular da China ChinaShenzhou 5
4 de Janeiro, 2004Jipe robótico móvel em MarteEstados Unidos EUA-NASAJipe Spirit
25 de Janeiro, 2004Jipe robótico móvel em MarteEstados Unidos EUA-NASAOpportunity
21 de Junho, 2004Primeiro vôo espacial privado (suborbital)Estados Unidos EUA-Mojave Aerospace VenturesSpaceShipOne 15P
1 de Julho, 2004Primeira órbita de SaturnoEstados Unidos EUA-NASA, UE-ESA, Itália Itália-ASICassini-Huygens
14 de Janeiro, 2005Primeiro pouso em TitãESA, Estados Unidos EUA-NASA, Itália Itália-ASICassini-Huygens
¹Projeto Vanguard foi transferido da NRL para a NASA em 1958.
Em especial, praticamente todos os recordes de permanência humana no espaço foram estabelecidos pela URSS, graças às estações espaciais Salyut e Mir.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.