quinta-feira, 13 de junho de 2013

10 grandes especulações sobre Marte

Introdução
Blog Explorando o Universo reúne 10 grandes especulações feitas sobre o planeta vermelho,o planeta mais conhecido quando se fala de vida extraterrestre! Mas as descobertas que vamos tratar aqui não (pelo menos ainda),fala de nenhuma comprovação de vida inteligente em Marte! 

10-A água em Marte
O oceano de marte, como você nunca viu
Recentemente os pesquisadores analisaram 515 pedras,de Marte por meio de dados enviados pelo robô Curiosity e o que tudo indica,Marte já abrigou água no passado.
As pedras são todas redondas e lisas,como se tivessem viajado longas distâncias pelo leito de um antigo rio. Os pedregulhos oferecem novas pistas sobre o passado de Marte, segundo Morten Bo Madsen, diretor do grupo de pesquisa sobre o planeta vermelho no Instituto Niels Bohr.Hoje Marte é um planeta árido,mas para os cientistas este planeta já abrigou grande quantidade de água no passado.(Na imagem de oceano passado em Marte).

09-Vida microbiana

Em março de 2013,o robô Curiosity envio também novas informações que foram divulgadas pela Nasa,as informações revelam que Marte também pode ter abrigado vida microbiana no passado.Essa especulação se deve ao resultado de uma amostra de rocha analisada pelo robô.Outros estudos feitos mostram ainda que a existência de água no passado,seria propício para o surgimento da vida.

08-Perda de atmosfera
Uma das prováveis teorias de como Marte perdeu sua atmosfera,é um evento chamado pulverização caótica,Durante esse processo, os átomos presentes na atmosfera são lançados ao espaço devido a colisões de partículas energéticas.
O Sol produz um poderoso campo magnético, que viaja pelo espaço através das tempestades solares. Quando uma parte desse campo passa próximo a um planeta, ele pode capturar os íons soltos e lançá-los ao espaço. Contudo, dependendo do ângulo com que o campo magnético se aproxima, ele também pode fazer com que os íon se choquem com as moléculas e átomos presentes na atmosfera, lançando essas partículas ao espaço como se fossem bolas de sinuca.

07-Fendas nas dunas marcianas
A presença de gelo seco explicaria a origem de fendas nas dunas marcianas, segundo novo estudo da Nasa Foto: Nasa / Divulgação
Estudo divulgado pela NASA, mostra que as fendas presentes nas dunas marcianas podem ter sido criadas por causa do gelo seco.
Uma pesquisa divulgada pela Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês) aponta que blocos de CO2 congelados - também conhecido como gelo seco - podem ter deslizado pelas dunas de areia de Marte, provocando sulcos no terreno. Segundo a Nasa, esse processo explicaria as marcas nas dunas mostradas por imagens captadas pela sonda  Mars Reconnaissance Orbiter.(Ver imagem).

06-Micróbios que podem viver em Marte
Os cientistas já identificaram também, micróbios terráqueos que poderiam sobreviver em Marte.Estudando a vida de micro-organismos aqui na Terra, uma equipe de cientistas da Universidade do Oregon, Estados Unidos, poderia finalmente esclarecer se é possível existir vida em Marte. Os pesquisadores coletaram tubos de lava congelada nas montanhas do Oregon, em um ambiente similarmente hostil ao do Planeta Vermelho. Mesmo assim, muitos micróbios estavam vivendo nas rochas.
Os organismos vivem do ferro que fica em um mineral específico das formações rochosas, chamado olivina, que também foi encontrado nas montanhas vulcânicas de Marte. A atmosfera de baixo oxigênio do Planeta Vermelho também não seria um problema para os micróbios.

05-Grande depósito de água 
Cientistas descobrem grande depósito de água em Marte
A Agência Espacial Europeia já informou que nave espacial Mars Express descobriu um grande depósito de água em forma de geleira, localizado a cerca de 20 metros de profundidade da superfície do planeta vermelho.
A nova descoberta está localizada nos Montes Phlegra e, de acordo com a agência, o suprimento pode ser utilizado por seres humanos em missões de exploração ao planeta, o que é uma notícia fundamental se levarmos em consideração os planos da NASA de colonizar partes de Marte.

04-Placas tectônicas 
De acordo com o The Washington Post, An Yin, um geólogo da Universidade da Califórnia, descobriu a presença de placas tectônicas na superfície de Marte depois de analisar mais de 100 imagens de satélite do Planeta Vermelho.
Yin fez a descoberta com base em levantamentos realizados pelos satélites de reconhecimento da NASA, chamados THEMIS, e através das imagens capturadas pela câmera HiRise, que se encontra em órbita estudando o Planeta Vermelho. De acordo com o cientista, tais feições geológicas nunca foram encontradas em nenhum outro planeta do Sistema Solar, além da Terra e de Marte.
Segundo as medições feitas por Yin, as duas placas que dividem o sistema de cânions do Planeta Vermelho — medindo pouco mais de 4 mil quilômetros — apresentaram um deslocamento horizontal de quase 150 quilômetros. Além disso, de acordo com o geólogo, a presença das placas também pode indicar a probabilidade de que ocorram eventuais terremotos em Marte.
O descobrimento mostra a tectônica de placas do planeta em estágios bem primitivos, e pode ajudar os geólogos a explicar a existência do sistema de vales de Marte — conhecido como Valles Marineris —, assim como a entender a forma como a tectônica de placas teve início aqui na Terra.

03-Marte pode ser atingido por cometa em 2014
Há quase 20 anos, o cometa Shoemaker-Levy 9 atingiu Júpiter. O acontecimento teve grande repercussão, principalmente por possibilitar a primeira observação direta desse tipo de colisão, suas causas e consequências. O impacto não foi tão grande, pois se tratava de um planeta imenso com uma camada atmosférica mais do que forte.
O alerta lançado agora, de acordo com o site da Discovery, é o de que um novo cometa pode colidir com Marte no próximo ano. A diferença entre uma colisão em Júpiter e outra em Marte é a atmosfera que, no planeta mais próximo à Terra, não é tão espessa assim, fator que pode potencializar os danos causados pelo impacto.
O lado mais interessante desse possível acontecimento é que temos sondas em Marte, capazes de captar os mais diversos tipos de imagem. Essa possibilidade está deixando astrônomos, cientistas e curiosos ansiosos com a possível colisão. Seria uma fonte muito rica de informações.
descoberto por um observatório australiano, em janeiro deste ano. Ele mede 1,9 km de largura e viaja cerca de 56 km por segundo. A energia causada pelo impacto seria equivalente a 35 milhões de megatoneladas de TNT. Para se ter ideia, a bomba de Hiroshima explodiu com 15 quilotoneladas de TNT, muito menos do que a prevista pela colisão.

02-Neve em Marte
De acordo com uma notícia publicada pela NASA, a sonda espacial MRO encontrou fortes evidências de que em Marte neva gelo-seco. Segundo os cientistas, esse é o único local no nosso Sistema Solar onde ocorrem tempestades de dióxido de carbono em estado sólido de que se tem notícia até o momento.
A sonda registrou imagens de nuvens contendo dióxido de carbono em forma de neve no polo sul do Planeta Vermelho e, de acordo com os dados coletados, essas formações são grandes e densas o suficiente para causar a precipitação dos flocos e posterior acúmulo sobre a superfície.

01-Mistério geológico
De acordo com a NASA, as imagens mostram formações esféricas de aproximadamente três milímetros de diâmetro, similares em formato a algumas formações encontradas anteriormente pela sonda na margem oeste da Cratera Endeavor, sendo ricas em hematita em sua composição e tratadas como evidência da presença de água no passado do Planeta Vermelho.
Contudo, conforme explicaram os pesquisadores, essas novas formações são diferentes em estrutura, concentração, composição e distribuição quando comparadas às primeiras esferas que haviam sido descobertas, tratando-se de um mistério geológico que os cientistas ainda precisam decifrar. 

Fonte:Nasa
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.