segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Meteoritos-Importância e como identificá-los


Introdução a meteoritos
A maioria dos meteoritos,vem do cinturão de asteroides,que fica entre Marte e Júpiter.E quando ainda estão no espaço são chamados de meteoroides,quando passam pela atmosfera terrestre,produzem um efeito luminoso,que chamamos de meteoro,ou estrela cadente.E é chamado de meteorito,somente se o meteoroide conseguir chegar no solo terrestre.Durante a passagem pela atmosfera,a maioria se desintegra completamente.Os meteoros bem brilhantes são chamados de bólidos,e quando próximos do local produzem barulho bem forte.
Outros meteoritos,bastante raros,e curiosos,são os meteoritos lunares e marcianos.Abaixo nos vamos conhecer mais de tudo sobre esses ETs.
ET-Extraterrestre,ou seja que veio do espaço.

Importância dos meteoritos
Os dinossauros estariam extintos devido um grande
impacto de massa na Terra,que causou a morte da espécie.
Meteoritos são muito importantes para a ciência,pois são registros únicos da origem do nosso sistema.Estudados podem trazer informações importantes sobre a evolução e nascimento do nosso sistema,assim como a composição e os processos presentes na origem e evolução da Terra e dos outros planetas.
Os meteoritos são as rochas mais antigas de que se tem conhecimento,eles foram responsáveis por trazer água e outros elementos fundamentais para a existência de vida no nosso planeta,isso aconteceu devido o grande números de quedas na época em que a Terra estava em formação.
O impacto de grandes meteoritos também tiveram seu papel no passado,foram responsáveis pela extinção dos dinossauros e possibilitou a evolução da classe mamífera.
Por isso descobertas de novos meteoritos tem papel fundamental para as pesquisas sobre o assunto,porém a mídia de que meteoritos valem muito,vem também,influenciando para que doações de peças como essas nos museus,diminua.Meteoritos possuem seu valor,mas isso vai estar,de fato,relacionado a seu tipo,tamanho,como veremos a seguir.

Características 
Crosta escura por fora.
Existem muitas informações que dizem por aí a respeito dos meteoritos que não é verdade,uma delas é que dizem que meteoritos são pedras pretas,isso não é verdade,eles possuem uma crosta escura somente por fora,que chamamos de crosta de fusão,quando entram na atmosfera há uma queima de materiais que deixa a parte de fora escura.
A maioria dos meteoritos também são atraídos por ímã,e no caso de meteoritos metálicos essa atração é mais forte.
Eles também,a maior parte,apresentam ferro-níquel,quando lixados,irão exibir seu interior cor de aço,tipo inox,ou algumas pintinhas ou flocos nessa cor.
Côndrulos.
Geralmente meteoritos não apresentam superfícies pontudas,pois estas não iriam resistir ao entrar na atmosfera,eles geralmente apresentam depressões,como se alguém tivesse amassado com os dedos uma massa de modelar.Eles não apresentam furos nem bolhas.
Não há uma forma própria dos meteoritos,porém não são redondinhos e polidos,nem apresentam forma de pedra de raio ou corisco,ou seja,pontas.
Eles também apresentam esférulas de minerais,que se chamam côndrulos,e são melhores vistas em microscópio.
Porém existem também as exceções,cerca de 1% dos meteoritos,não apresentam as características acima,exceto a crosta de fusão,esses são muito raros e praticamente só são recuperados logo que tem sua queda.Mostraremos mais abaixo como identificá-los.
Saiba como identificar um meteorito clicando aqui.

Quanto valem?Posso ganhar um bom dinheiro?
Como circula na mídia meteoritos são valiosos e você pode ganhar um bom dinheiro com eles.Isso é mentira!Apesar de não possuírem valor definido,tem meteoritos que valem centavos e outros milhões de dólares,porém estes são raros e vai depender muito:
*Da raridade do meteorito
*O seu tipo,existem cerca de 50 tipos diferentes de meteoritos.
*Do seu tamanho
*Sua aparência estética
Outro fator bem importante,é a autenticação oficial,não é bem dizer que ''eu tenho um meteorito'',este tem que ser autenticado e classificado por uma instituição de pesquisa,como o Museu Nacional.E o resultado deve ser publicado no Meteoritical Bulletin,que emite espécie de um ''pedigree'' do meteorito.Só depois disso esse meteorito passa a existir oficialmente.
Encontrar meteoritos é bem raro,uma atividade bem difícil,apesar de você procurar e procurar pode nunca encontrar um.Encontrar um meteorito raro,que vale milhões de dólares é mais raro ainda.

O maior meteorito do Brasil
Classificação:
Metálico,Octaedrito Grosseiro,Og,grupo IC.
Conheça um pouco mais sobre o maior meteorito Brasileiro,o meteorito de Bendegó.
O meteorito de Bendegó foi descoberto em 1784,por Domingos da Motta Botelho,um garoto.
Tentaram transporta-lo para a capital Salvador,em uma carreta que era puxada por 12 juntas de bois,mas a carreta correu desenfreadamente e atropelou todos os bois,o meteorito foi parar dentro do riacho de Bendegó.Ali permaneceu por mais de cem anos até que o imperador D.Pedro II tomasse conhecimento de sua existência e providenciasse seu transporte para o Museu Nacional do Rio de Janeiro em 1888.

Como reconheço um meteorito?
Existem meteoritos de três tipos básicos:de rocha,de ferro e mistos (rocha+ferro).
Meteorito de ferro
Destes três tipos os mais fáceis de serem encontrados são os de ferro,pois estes se diferem muito das rochas terrestres.Estes são bem pesados,(cerca de 3 vezes mais que uma rocha terrestre) e tem o interior igual aço.Os outros meteoritos são mais parecidos com as rochas terrestres.Como já dissemos anteriormente,não costumam apresentar superfícies com calombos,nem pontudas,mas sim,com sulcos ou depressões,chamados de regmaglitos.Possuem crosta escura por fora,e a maioria com o interior mais claro.
Faça o teste abaixo:


O que eu faço se achar que tenho um meteorito?
Somente você fazendo estes testes,não basta!É necessário a análise de um profissional,que tenha costume de fazer testes nessa área.Um dos locais mais conhecidos é o museu nacional.Mande uma amostra (cerca de 50g) dessa sua rocha,para o endereço ao lado da imagem acima,juntamente com um e-mail,ou meio de contato,para a professora Elizabeth lhe informar sobre o resultado.Se for mesmo um meteorito (tomara!) faça uma boa ação!Doe ao museu,peque somente algum pedacinho para você!A Ciência agradece!Se você encontrou mesmo um meteorito ele receberá o nome da cidade onde foi encontrado e o seu nome como descobridor oficial.

Campanha para encontrar meteoritos
A campanha ''Caçadores de meteoritos'' é uma campanha que tem como objetivo conseguir mais peças de meteoritos para o museu.Qualquer um pode ajudar!
Clique aqui e contribua!

Curiosidades sobre meteoritos
Veja algumas curiosidades sobre o tema:
*Em 2009 um jovem alemão foi atingido por um meteorito do tamanho de uma ervilha!
*Em 1954,no estado norte americano do Alabama uma mulher que dormia em casa foi atingida por um meteorito do tamanho de uma uva!
*Enquanto eu escrevia a curiosidade anterior uma pequena pedrinha caiu bem próxima de mim!Não era um meteorito :(
*O maior meteorito,com cerca de 60 toneladas se chama Hoba West,foi encontrado na Namíbia.
*Já são conhecidos mais de 170 crateras no mundo provocadas por meteoritos,sendo 5 delas no Brasil!
*No campo são vistos cerca de 4 à 6 meteoros por hora,porém a maioria não resiste e se desintegra. 

Meteoritos lunares
Meteoritos lunares são rochas originárias da Lua,que chegam a nosso planeta.Na classificação científica e da geologia extraterrestre,o meteorito lunar é classificado como acondrito e chamado de lunaíto e no grupo dos acondritos possuem duas divisões:
BASÁLTICOS:São rochas lunares de origem vulcânica,na superfície da Lua,eles tem origem nos mares lunares.
REGOLÍTICOS:São as rochas lunares mais antigas,tem origem nas terras lunares,e são formados por uma camada de rochas e pó fragmentadas por micrometeoroides que impactaram na superfície lunar a bilhões de anos.São formadas por diversos pedaços de minerais,formados quando a Lua ainda estava sendo formada.
Um meteorito lunar possui as mesmas características externas dos outros meteoritos,a crosta de fusão,uma vez que esse tipo de pedra se ''desprendeu'' da Lua e chegou ao solo terrestre,entrando pela atmosfera,como os outros meteoritos.A imagem ao lado mostra o meteorito lunar que foi encontrado na Antártida em 
Allan Hills.

Meteoritos marcianos
São os meteoritos de origem Marciana,que chocaram-se com nosso Planeta.Um dos mais famosos e conhecidos meteoritos marcianos é o ALH 84001,que caiu na Antártida há 13 mil anos originário de um impacto de asteroide em Marte há 16 milhões de anos.Já a rocha que deu origem a esse meteorito se formou em Marte há 4 bilhões de anos.Em 1996,foi estudado por cientistas,que reportaram algumas características que seriam microfósseis deixados pela vida em Marte.[foto ao lado.]
Outro meteorito marciano é o Kaidun,que caiu em 1980,em uma base militar soviética,esse meteorito contém uma incomum variedade de minerais,o que causa controvérsias quanto a sua origem.Nesse meteorito foram encontrados cerca de 60 diferentes tipos de minerais.A maior suspeita para o surgimento seria uma das luas de Marte,sendo mais provável que seja Fobos do que Deimos,por estar mais próximo a Marte.

A informação não para por aqui!
É interessante visitar também: