Introdução a meteoritos
A maioria dos meteoritos,vem do cinturão de asteroides,que fica entre Marte e Júpiter.E quando ainda estão no espaço são chamados de meteoroides,quando passam pela atmosfera terrestre,produzem um efeito luminoso,que chamamos de meteoro,ou estrela cadente.E é chamado de meteorito,somente se o meteoroide conseguir chegar no solo terrestre.Durante a passagem pela atmosfera,a maioria se desintegra completamente.Os meteoros bem brilhantes são chamados de bólidos,e quando próximos do local produzem barulho bem forte.
Outros meteoritos,bastante raros,e curiosos,são os meteoritos lunares e marcianos.Abaixo nos vamos conhecer mais de tudo sobre esses ETs.
ET-Extraterrestre,ou seja que veio do espaço.
Importância dos meteoritos
Os dinossauros estariam extintos devido um grande impacto de massa na Terra,que causou a morte da espécie. |
Os meteoritos são as rochas mais antigas de que se tem conhecimento,eles foram responsáveis por trazer água e outros elementos fundamentais para a existência de vida no nosso planeta,isso aconteceu devido o grande números de quedas na época em que a Terra estava em formação.
O impacto de grandes meteoritos também tiveram seu papel no passado,foram responsáveis pela extinção dos dinossauros e possibilitou a evolução da classe mamífera.
Por isso descobertas de novos meteoritos tem papel fundamental para as pesquisas sobre o assunto,porém a mídia de que meteoritos valem muito,vem também,influenciando para que doações de peças como essas nos museus,diminua.Meteoritos possuem seu valor,mas isso vai estar,de fato,relacionado a seu tipo,tamanho,como veremos a seguir.
Características
Crosta escura por fora. |
A maioria dos meteoritos também são atraídos por ímã,e no caso de meteoritos metálicos essa atração é mais forte.
Eles também,a maior parte,apresentam ferro-níquel,quando lixados,irão exibir seu interior cor de aço,tipo inox,ou algumas pintinhas ou flocos nessa cor.
Côndrulos. |
Não há uma forma própria dos meteoritos,porém não são redondinhos e polidos,nem apresentam forma de pedra de raio ou corisco,ou seja,pontas.
Eles também apresentam esférulas de minerais,que se chamam côndrulos,e são melhores vistas em microscópio.
Porém existem também as exceções,cerca de 1% dos meteoritos,não apresentam as características acima,exceto a crosta de fusão,esses são muito raros e praticamente só são recuperados logo que tem sua queda.Mostraremos mais abaixo como identificá-los.
Saiba como identificar um meteorito clicando aqui.
Quanto valem?Posso ganhar um bom dinheiro?
Como circula na mídia meteoritos são valiosos e você pode ganhar um bom dinheiro com eles.Isso é mentira!Apesar de não possuírem valor definido,tem meteoritos que valem centavos e outros milhões de dólares,porém estes são raros e vai depender muito:
*Da raridade do meteorito
*O seu tipo,existem cerca de 50 tipos diferentes de meteoritos.
*Do seu tamanho
*Sua aparência estética
Outro fator bem importante,é a autenticação oficial,não é bem dizer que ''eu tenho um meteorito'',este tem que ser autenticado e classificado por uma instituição de pesquisa,como o Museu Nacional.E o resultado deve ser publicado no Meteoritical Bulletin,que emite espécie de um ''pedigree'' do meteorito.Só depois disso esse meteorito passa a existir oficialmente.
Encontrar meteoritos é bem raro,uma atividade bem difícil,apesar de você procurar e procurar pode nunca encontrar um.Encontrar um meteorito raro,que vale milhões de dólares é mais raro ainda.
O maior meteorito do Brasil
Classificação: Metálico,Octaedrito Grosseiro,Og,grupo IC. |
O meteorito de Bendegó foi descoberto em 1784,por Domingos da Motta Botelho,um garoto.
Tentaram transporta-lo para a capital Salvador,em uma carreta que era puxada por 12 juntas de bois,mas a carreta correu desenfreadamente e atropelou todos os bois,o meteorito foi parar dentro do riacho de Bendegó.Ali permaneceu por mais de cem anos até que o imperador D.Pedro II tomasse conhecimento de sua existência e providenciasse seu transporte para o Museu Nacional do Rio de Janeiro em 1888.
Como reconheço um meteorito?
Existem meteoritos de três tipos básicos:de rocha,de ferro e mistos (rocha+ferro).
Meteorito de ferro |
Faça o teste abaixo:
O que eu faço se achar que tenho um meteorito?
Somente você fazendo estes testes,não basta!É necessário a análise de um profissional,que tenha costume de fazer testes nessa área.Um dos locais mais conhecidos é o museu nacional.Mande uma amostra (cerca de 50g) dessa sua rocha,para o endereço ao lado da imagem acima,juntamente com um e-mail,ou meio de contato,para a professora Elizabeth lhe informar sobre o resultado.Se for mesmo um meteorito (tomara!) faça uma boa ação!Doe ao museu,peque somente algum pedacinho para você!A Ciência agradece!Se você encontrou mesmo um meteorito ele receberá o nome da cidade onde foi encontrado e o seu nome como descobridor oficial.
Campanha para encontrar meteoritos
A campanha ''Caçadores de meteoritos'' é uma campanha que tem como objetivo conseguir mais peças de meteoritos para o museu.Qualquer um pode ajudar!
Clique aqui e contribua!
Curiosidades sobre meteoritos
Veja algumas curiosidades sobre o tema:
*Em 2009 um jovem alemão foi atingido por um meteorito do tamanho de uma ervilha!
*Em 1954,no estado norte americano do Alabama uma mulher que dormia em casa foi atingida por um meteorito do tamanho de uma uva!
*Enquanto eu escrevia a curiosidade anterior uma pequena pedrinha caiu bem próxima de mim!Não era um meteorito :(
*O maior meteorito,com cerca de 60 toneladas se chama Hoba West,foi encontrado na Namíbia.
*Já são conhecidos mais de 170 crateras no mundo provocadas por meteoritos,sendo 5 delas no Brasil!
*No campo são vistos cerca de 4 à 6 meteoros por hora,porém a maioria não resiste e se desintegra.
Meteoritos lunares
Meteoritos lunares são rochas originárias da Lua,que chegam a nosso planeta.Na classificação científica e da geologia extraterrestre,o meteorito lunar é classificado como acondrito e chamado de lunaíto e no grupo dos acondritos possuem duas divisões:
BASÁLTICOS:São rochas lunares de origem vulcânica,na superfície da Lua,eles tem origem nos mares lunares.
REGOLÍTICOS:São as rochas lunares mais antigas,tem origem nas terras lunares,e são formados por uma camada de rochas e pó fragmentadas por micrometeoroides que impactaram na superfície lunar a bilhões de anos.São formadas por diversos pedaços de minerais,formados quando a Lua ainda estava sendo formada.
Um meteorito lunar possui as mesmas características externas dos outros meteoritos,a crosta de fusão,uma vez que esse tipo de pedra se ''desprendeu'' da Lua e chegou ao solo terrestre,entrando pela atmosfera,como os outros meteoritos.A imagem ao lado mostra o meteorito lunar que foi encontrado na Antártida em Allan Hills.
REGOLÍTICOS:São as rochas lunares mais antigas,tem origem nas terras lunares,e são formados por uma camada de rochas e pó fragmentadas por micrometeoroides que impactaram na superfície lunar a bilhões de anos.São formadas por diversos pedaços de minerais,formados quando a Lua ainda estava sendo formada.
Um meteorito lunar possui as mesmas características externas dos outros meteoritos,a crosta de fusão,uma vez que esse tipo de pedra se ''desprendeu'' da Lua e chegou ao solo terrestre,entrando pela atmosfera,como os outros meteoritos.A imagem ao lado mostra o meteorito lunar que foi encontrado na Antártida em Allan Hills.
Meteoritos marcianos
São os meteoritos de origem Marciana,que chocaram-se com nosso Planeta.Um dos mais famosos e conhecidos meteoritos marcianos é o ALH 84001,que caiu na Antártida há 13 mil anos originário de um impacto de asteroide em Marte há 16 milhões de anos.Já a rocha que deu origem a esse meteorito se formou em Marte há 4 bilhões de anos.Em 1996,foi estudado por cientistas,que reportaram algumas características que seriam microfósseis deixados pela vida em Marte.[foto ao lado.]
Outro meteorito marciano é o Kaidun,que caiu em 1980,em uma base militar soviética,esse meteorito contém uma incomum variedade de minerais,o que causa controvérsias quanto a sua origem.Nesse meteorito foram encontrados cerca de 60 diferentes tipos de minerais.A maior suspeita para o surgimento seria uma das luas de Marte,sendo mais provável que seja Fobos do que Deimos,por estar mais próximo a Marte.
A informação não para por aqui!
É interessante visitar também: