sexta-feira, 2 de março de 2012

Geocentrismo X Heliocentrismo

Geocentrismo
Desde a Antiguidade,a humanidade tenta explicar o comportamento exibido pela natureza.Destacam-se,nesse sentido,as regularidades que se podem observar no céu,particularmente no céu noturno.
O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) propôs um modelo para explicar essas regularidades,no qual os corpos celestes se moveriam todos ao redor da Terra,considerada como o centro do Universo.
Esse é um modelo geocêntrico,ou seja,no qual a Terra é o centro.
Esse modelo foi aprimorado pelo matemático,geógrafo e astrônomo Cláudio Ptolomeu (100?-170? -as interações indicam que não há certeza histórica nas datas).Aplicando conceitos matemáticos,Ptolomeu era capaz de prever que posição ocuparia os astros no céu,com o passar dos dias. 
Embora essas previsões fossem de precisão limitada,o modelo de Ptolomeu foi aceito como a melhor explicação para as regularidades celestes por mais de 1.400 anos.


Heliocentrismo 
Insatisfeito com alguns aspectos do modelo de Ptolomeu,o padre polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) elaborou um novo modelo,desta vez heliocêntrico,ou seja,na qual o Sol seria considerado o centro do Universo.
No modelo de Copérnico,a Terra e os demais planetas girariam ao redor do Sol em órbitas circulares.Ao redor da Terra,apenas a Lua orbitaria.O modelo de Copérnico também era capaz de prever a posição dos astros no céu ao longo do tempo.


As contribuições de Brahe e de Kepler
Para decidir qual dos modelos,o geocêntrico ou o heliocentrismo,estava correto,era necessário comparar as previsões feitas pelos dois modelo com a real posição dos astros no céu,observada a cada dia.
Contudo,as medidas feitas até aquela época,realizadas a olho nu e com instrumentos nem sempre muito precisos,não eram suficientemente confiáveis para permitir optar por um dos modelos.
Na polêmica do geocentrismo versus heliocentrismo,dois indivíduos tiveram papel decisivo.
Um deles foi o dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601),que construiu instrumentos de alta precisão para medir a posição dos astros no céu (embora ainda não existisse telescópio).Ele fez medidas e registros por vinte anos.
O outro foi Johannes Kepler (1571-1630).Esse matemático alemão analisou por cerca de duas décadas os registros de Brahe e chegou a conclusão de que,embora parecesse que o modelo de Copérnico fosse menos incorreto por ser heliocêntrico,nenhum dos dois modelos era totalmente adequado para prever a posição dos astros.
Os estudos de Kepler revelaram que o aspecto do céu poderia ser descrito admitindo-se que o Sol permanecesse fixo e,ao redor deles,se movessem os planetas (o que inclui a erra) em órbitas elípticas.
Nesse modelo,o Sol se posicionaria num dos focos da da elipse.A Lua se moveria em torno da Terra e as constelações estariam fixas em uma posição muitíssimo distante do Sol,da Terra e dos demais planetas.
O modelo de Kepler é diferente dos anteriores,mas compartilha com o de Copérnico uma característica importante:é um modelo heliocêntrico.Pode-se dizer que o modelo de Kepler é um aperfeiçoamento do modelo de Copérnico.Isso é comum em Ciência.Quando surgem novas evidências não explicadas pelo modelo em uso,esse modelo deve ser aprimorado ou,se não for possível,substituído.


EM DESTAQUE 
                     Galileu e o heliocentrismo
Galileu nasceu em 1564 e Pisa,na Itália central.Com 17 anos ele entrou para a universidade de Medicina,mas logo decidiu fazer da Matemática e da Física as Ciências de sua vida.
Na época de universidade observou que o período de oscilação de um pêndulo depende apenas de seu comprimento.Isso deu à humanidade as bases para o primeiro método razoável de marcação do tempo.
Após sair da universidade,em 1585,Galileu estudou hidrostática (situações de equilíbrio envolvendo líquidos) e o centro de massa de objetos sólidos.Suas conclusões,nesses estudos,lhe valeram a aceitação como professor de matemática na Universidade de Pisa.
A essa altura,ele já havia definido bem o que queria:estudar os fenômenos naturais e usar a Matemática em sua interpretação.A Ciência Moderna foi influenciada pelo método de trabalho de Galileu:a experimentação.
Em vez de se preocupar com o porquê de os movimentos ocorreram,ele preferiu investigar como eles ocorreram.De Pisa,Galileu foi para a Universidade de Pádua,onde continuou suas pesquisas sobre movimento acelerado,objetos em queda e trajetória de projéteis.
Usando um telescópio que ele mesmo construiu (embora não tenha sido o inventor desse instrumento),Galileu foi o primeiro a ver os quatro maiores satélites de Júpiter,as fases do planeta Vênus (semelhante às fases da Lua),as manchas solares e as montanhas e crateras lunares.
Galileu convenceu-se de que a Terra se move ao redor do Sol e passou a defender o modelo heliocêntrico.
Contudo,o pensamento geocêntrico de Aristóteles e de Ptolomeu era o aceito,na época,pela Igreja Católica,e defender o modelo de Copérnico era considerado um ato ofensivo para a Igreja.O poder do papa era muito forte na região,e Galileu foi advertido,em 1616,para que parasse de defender o heliocentrismo.
Em 1631,quando um amigo foi eleito papa,Galileu achou que poderia voltar a difundir o modelo heliocêntrico.Estava enganado.
Esse novo papa voltou-se contra ele e,em 1633,Galileu foi considerado,pela Igreja,culpado por heresia e condenado à prisão perpétua.Ele foi forçado a negar publicamente que a Terra se movia.Diz a lenda que,logo após a negação pública,ele teria sussurrado ''Contudo,ela se move!''.
Sua pena foi convertida em confinamento em casa,pelo resto da vida.Nos anos seguintes,ele trabalhou num livro,o Diálogo sobre duas novas Ciências,que,para ser publicado,teve seus originais levados escondidos,por amigos,até a Holanda,onde a influência papal não chegava,e o livro pôde ser publicado.
Galileu,ainda sob prisão domiciliar.morreu em 1642,com 78 anos.Alguns meses depois de sua morte,nasceu o Inglês Isaac Newton.
Em 1992,passados 350 anos da morte de Galileu,uma comissão papal reavaliou seu julgamento e declarou-o inocente.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.