segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As10 principais teorias de conspiração espacial


Introdução
Se a respeitável série de TV "Jornada nas Estrelas" nos ensinou alguma coisa, foi que o holodeck nunca funcionará corretamente e que você nunca deveria entrar nele. Mas se tivesse nos ensinado duas coisas, a segunda seria que o espaço é a fronteira final. 
Mesmo quando conseguimos aprender tudo sobre a Terra, ainda há muitos mistérios a serem explorados no espaço. Existem espécies inteligentes vivendo muito além do nosso sistema solar? O que exatamente é a matéria negra? Os buracos de minhoca poderiam guardar o segredo da viagem mais rápida que a luz ?
As respostas a essas perguntas nos esperam no espaço. Algumas pessoas acreditam que grupos de pessoas poderosas já conhecem os segredos do espaço e que isso não é divulgado a mais ninguém. Neste artigo, entraremos no mundo das teorias de conspiração. Essas teorias variam de hipóteses plausíveis à especulação grosseira. Algumas também descrevem um elenco de personagens dos mais diversos, incluindo governos secretos e espécies alienígenas superinteligentes.
Lembrando que a verdade está lá fora (o princípio guia de outra série de televisão de ficção científica - "Arquivo X"), exploraremos 10 teorias de conspiração espacial. Prepare-se, porque uma vez que aprender, não conseguirá esquecer.
TEORIA 10-O astronauta morto
Durante a década de 60, a União Soviética e os Estados Unidos disputaram a posição de líder mundial na exploração espacial. O vencedor poderia declarar superioridade tecnológica em relação ao outro. 
A União Soviética tinha uma pequena vantagem inicial: em 1957, lançou o Sputnik, o primeiro satélite feito pelo homem. Em 1961, a União Soviética deu ao programa espacial norte-americano outro golpe quando o astronauta Yuri Gagarin se tornou o primeiro humano no espaço. Mas, de acordo com os irmãos Judica-Cordiglia da Itália, Gagarin não foi o primeiro.
Eles criaram uma estação de escuta na Itália para interceptar transmissões de comunicação entre as operações na terra e a espaçonave para as missões soviéticas e norte-americanas. Semanas antes do vôo bem sucedido de Gagarin, os irmãos afirmaram que detectaram e gravaram transmissões de rádio de um astronauta que estava morrendo lentamente, sem rumo, no espaço.
A União Soviética desmentiu a declaração dos irmãos. Defensores da teoria acreditam que o governo soviético escondeu a morte do astronauta para preservar a reputação do país como líder na exploração espacial. A verdade permanece um mistério, embora as gravações estejam disponíveis online, caso você esteja curioso para ouvir.
TEORIA 09-Deslocamentos Polares
Algumas pessoas acreditam que os pólos norte e sul da Terra nem sempre estiveram onde estão hoje. Elas acham que a Terra já girou em um eixo diferente. Outras dizem que a Terra sempre girou perto de seu eixo polar, mas que a crosta da Terra se desloca, de modo que a terra localizada em cada pólo muda. Mudanças climáticas, terremotos e erupções vulcânicas são resultado das pressões na crosta terrestre durante o deslocamento. Algumas pessoas afirmam que a Terra logo sofrerá outro deslocamento polar drástico e que, conseqüentemente, continentes inteiros poderão afundar enquanto outros sairão do mar.­
deslocamento do pólo norte

A posição do Pólo Norte ao longo dos anos: deslocamento sem desastres 

A hipótese de deslocamento polar entra no mundo das teorias de conspiração quando algumas pessoas alegam que autoridades governamentais e cientistas sabem do deslocamento iminente, mas se recusam a compartilhar a informação com o público, provavelmente, guardando o segredo para evitar pânico. Céticos descartam a hipótese de deslocamento polar, dizendo que não há uma base científica real.




Personalidades magnéticas

Os verdadeiros pólos da Terra não são os mesmos que seus pólos magnéticos, que definitivamente estão se deslocando. O Pólo Magnético Norte está se movendo lentamente para o noroeste pelos trechos norte do Canadá. Isso significa que, se você fizer duas viagens para o Pólo Magnético Norte com dez anos de diferença seguindo uma bússola, você chegaria a um destino diferente cada vez.


TEORIA 08-2012 e o fim do mundo
Podemos culpar os maias. Eles criaram o calendário de longa contagem, um sistema de medida do tempo que tinha significado espiritual para sua cultura. Eles organizaram o calendário em vários ciclos, sendo que o último terminará em dezembro de 2012. Algumas pessoas acham que os maias descobriram que, depois de 2012, o mundo acabaria.
Há dezenas de teorias sobre a forma como isso poderia acontecer. Alguns dizem que em 2012 a Terra sofrerá um deslocamento polar. Outros afirmam que, depois de 2012, a Terra passará por um período de terrível destruição seguido de uma nova era de paz e esclarecimento. Alguns dizem que, em 2012, um governo secreto chegará ao seu objetivo de dominação total do mundo. O que realmente acontecerá?
Coluna de um calendário maia em Quiriguá, Yucatan Coluna de um calendário maia em Quiriguá, península de Yucatan, México, 13 de agosto de 1929

TEORIA 07-IIIuminati e Majestic-12

Os governos secretos são um elemento importante nas teorias de conspiração. De acordo com William L. Moore, um "ufólogo", o Majestic-12 foi um codinome para um departamento do governo secreto liderado por Harry Truman, um dos presidentes dos Estados Unidos. O objetivo desse departamento: lidar com seres extraterrestres [fonte: CSI]. Céticos dizem que os documentos que Moore utiliza para sustentar suas afirmações são falsos e que esse departamento não existe.
Harry Truman e James WebbImagem cedida pela NASA
Harry S. Truman e o diretor da NASA, James Webb, fizeram parte de uma agência do governo secreto chamada Majestic-12?
Provavelmente, o Illuminati é outra organização secreta presa ao espaço. Há centenas de teorias diferentes sobre o Illuminati, sendo que algumas dizem que é a organização a qual todos os outros governos secretos se reportam. Possivelmente a teoria mais estranha dessa lista, algumas pessoas afirmam que os Illuminati são descendentes da união entre humanos e uma raça de répteis extraterrestres.
De acordo com essa teoria, esses descendentes híbridos se infiltraram nos níveis mais altos do governo em países de todo o mundo. As supostas metas dos Illuminati variam de simples dominação do mundo à preparação da Terra para a colonização extraterrestre. Céticos dizem que não há prova que sustente a existência dos Illuminati, mas os teóricos de conspiração afirmam que é justamente a falta de evidências que realmente comprova que o grupo existe. Alguns dizem que o grupo Illuminati é tão eficaz que eliminou praticamente todas as provas de sua existência.

TEORIA 06-Conspiração de Roswell/Homens de preto e área 51
Nenhuma discussão sobre as teorias de conspiração espacial estaria completa sem mencionar o incidente de Roswell. 
Em julho de 1947, o fazendeiro Mac Brazel encontrou alguns fragmentos estranhos em uma região noroeste de Roswell, Novo México. Brazel não conseguia identificar esses fragmentos e uma base militar próxima lançou informações contraditórias sobre a origem do material. Alguns jornais locais roubaram a história. 
Embora as pessoas considerassem o incidente raro, alguns anos se passaram antes de as primeiras teorias sobre a atividade alienígena realmente surgirem. Naquela época, dezenas de entusiastas de OVNIs publicaram histórias e livros sobre o incidente de Roswell. A teoria básica era de que os fragmentos se originaram de uma espaçonave alienígena e que o governo norte-americano apreendeu o material para estudo posterior.
Pessoas fantasiadas de alienígenas em Roswell, Novo México.
Scott S. Warren/Aurora/Getty Images
O governo dos Estados Unidos escondeu as provas de uma espaçonave alienígena estraçalhada em Roswell, Novo México?
De acordo com algumas teorias, o governo transportou os fragmentos para uma base da Força Aérea em Roswell. Outras afirmam que foram levados para a Área 51, uma base militar secreta, em Nevada, onde o governo testou uma aeronave experimental.
Houve histórias de autópsias realizadas por autoridades governamentais em alienígenas mortos. Algumas pessoas afirmavam que qualquer um que tentasse descobrir os segredos do governo em relação aos alienígenas receberia a visita de um grupo de oficiais assustadores vestidos de preto: os conhecidos Homens de Preto.
O governo norte-americano negou várias vezes ter qualquer informação sobre extraterrestres, mas muitos teóricos recusaram as respostas do governo. Oficialmente, a Força Aérea diz que os fragmentos encontrados em Roswell eram de um balão de inspeção que fez parte de um projeto ultra secreto chamado Projeto Mogul e que não tinha informações sobre formas de vida alienígenas [fonte: Notícias da Força Aérea].
TEORIA 05-Planeta X
Nosso sistema solar possui um planeta gigante sem nome? Possui, de acordo com a teoria do Planeta X. 
Essa teoria afirma que nosso sistema solar tem um 10.º planeta (se você contar Plutão como um planeta, caso contrário, o planeta misterioso é o nono). Acredita-se que o planeta é enorme e está em um caminho orbital que logo o aproximará da Terra
Defensores dessa teoria citam os terremotos e os dados meteorológicos como provas dessa influência de crescimento do planeta na Terra. Eles também afirmam que o governo está forçando os observatórios a fecharem para manter em segredo a aproximação do planeta e evitar pânico. 
Vários astrônomos disseram que não havia provas para a teoria do Planeta X, e que, se o planeta realmente existisse, os humanos seriam capazes de vê-lo mesmo sem um telescópio.

Nosso sistema solar possui um planeta gigante sem nome? Foto cedida pela NASA
Nosso sistema solar possui um planeta gigante sem nome?

TEORIA 04-Satélite espião USA 193
Em 14 de dezembro de 2006, a Base da Força Aérea de Vandenberg lançou um foguete carregando um satélite chamado USA 193. Esse satélite fazia parte do programa de inteligência do NRO (National Reconnaissance Office - Escritório Nacional de Reconhecimento). Em outras palavras, era um satélite espião. Ele teve problemas para se manter em órbita e, no fim de 2007, a Força Aérea determinou que logo se chocaria contra a Terra. O governo norte-americano anunciou em janeiro de 2008 que pretendia derrubar o satélite com um míssil.

Satélite de reconhecimento

Cortesia de National Reconnaissance Office
Um satélite de reconhecimento em construção
em uma foto sem data

Por que derrubar o satélite? O governo disse que era porque o tanque de combustível do satélite continha hidrazina, que é tóxica. Se o tanque de combustível suportasse a reentrada, poderia pousar em uma área habitada.
Em 20 de fevereiro de 2008, os Estados Unidos lançaram um míssil e alcançaram o USA 193. Algumas pessoas acreditam que o governo não contou a história toda. Dizem que o governo também queria impedir que o satélite caísse em outro país. Outras vão além e sugerem que os Estados Unidos queriam apenas mostrar ao mundo que eram capazes de derrubar um satélite com um míssil.
Em 2007, a China destruiu um satélite meteorológico com um míssil, chamando a operação de teste. Esse teste espalhou fragmentos em uma área ao redor da Terra repleta de outros satélites, colocando essas máquinas em perigo. Em contrapartida, a abordagem dos Estados Unidos era derrubar o USA 193 quando ele atingisse uma órbita baixa o suficiente para minimizar o risco a outros satélites. O governo norte-americano estava usando o USA 193 como desculpa para reagir ao míssil de teste da China? Algumas pessoas acham que sim.
TEORIA 03-Sociedade da Terra plana
Em 1956, Samuel Shelton fundou uma sociedade que defendia a teoria sobre a forma da Terra - ou seja, que era plana. Shelton baseou sua teoria no que chamou de senso comum e observação pessoal. Ele chamava de "dogmática" a prova científica de que a Terra era redonda, significando que os cientistas estavam fazendo essa afirmação sem evidências adequadas. 
Posteriormente, quando as pessoas mostraram a ele fotos da Terra tiradas por satélites, Shelton disse que elas eram falsas. Ele e os membros de sua sociedade continuaram sustentando a idéia de que a Terra é plana e que aqueles que discordam fazem parte de uma conspiração para manter escondida a verdade sobre a Terra.
Em 1956, Samuel Shelton fundou uma sociedade que defendia a teoria sobre a forma da Terra - ou seja, que era plana.


Foto cedida pela NASA
Em 1956, Samuel Shelton fundou uma sociedade que defendia a teoria sobre a forma da Terra - ou seja, que era plana

Shelton morreu em 1971 e a liderança da sociedade passou para Charles Johnson. Johnson comandou a sociedade até sua morte, em 2001. Sem liderança, a sociedade se desfez. Críticos da Sociedade da Terra Plana dizem que seus membros simplesmente rejeitavam qualquer prova que discordasse de sua visão de mundo sem oferecer hipóteses alternativas reais.

TEORIA 02-O rosto em Marte
Na década de 70, a NASA lançou duas espaçonaves chamadas Viking 1 e Viking 2 em missões a Marte. As duas espaçonaves fotografaram a superfície de Marte e enviaram as imagens para a NASA. Em uma foto, um monte na superfície de Marte se assemelhava a um rosto. 

Autor e teórico de conspiração Richard Hoagland foi um passo além e disse que não apenas parecia, mas era definitivamente um rosto. Hoagland desenvolveu a teoria de que uma civilização alienígena colonizou Marte e que o rosto era a prova de uma cidade alienígena na região de Cydonia. 

Quando outros satélites fotografaram a superfície de Marte, as imagens da região de Cydonia revelaram que o rosto era apenas um planalto que sofreu erosão. Hoagland argumentou que o equipamento que a NASA usou para tirar as fotos subseqüentes não era tão preciso quanto o equipamento da Viking. Ele também afirmou que a NASA tratou as imagens, fazendo-as parecerem menos com um rosto [fonte: Hoagland (em inglês)].
O planeta vermelho. Você consegue ver um rosto?Foto cedida pela NASA/Instituto de Ciências do Telescópio Espacial Foto de David Crisp e da equipe de ciências do WFPC2 (JPL/CalTech)
O planeta vermelho.
Você consegue ver um rosto?

TEORIA 01-Farsa da ida a Lua
O avô de todas as teorias de conspiração espacial é a de que os pousos na lua foram forjados em um estúdio de som. 
As pessoas que acreditam que os pousos na lua foram uma farsa dizem que os Estados Unidos não tinham a tecnologia necessária para transportar seres humanos à lua nem para trazê-los de volta. Alegam que a NASA forjou os pousos para fazer as pessoas acreditarem que os Estados Unidos tinham cumprido a promessa do presidente John F. Kennedy de levar um homem à lua antes de 1970.
Que provas esses céticos citam? Em primeiro lugar, nos vídeos de pouso lunar, você não consegue ver nenhuma estrela no céu. A NASA diz que é porque a superfície da lua e os trajes dos astronautas eram tão refletivos que estava muito claro para a câmera pegar as estrelas fracas.
Outro ponto que os céticos levantam é que durante a colocação da bandeira norte-americana no solo lunar, ela parece balançar. Mas se não há ar no espaço, como isso é possível? A NASA afirma que os astronautas giraram o mastro da bandeira para frente e para trás enquanto a colocavam, para que permanecesse em pé. O giro do mastro fez com que a bandeira se movesse como se balançasse com a brisa, mesmo não havendo ar na lua.
A NASA diz que há muitas provas de que os homens pousaram na lua. Existem fotos, vídeos e depoimentos de dezenas de astronautas que colocaram o pé na superfície lunar. Os astronautas voltaram com amostras de solo e rocha, que a NASA também afirma serem uma prova física de nossa presença na lua. Alguns céticos de carteirinha sustentam que todas essas provas são falsas ou que são de missões não tripuladas à lua.
Essa é nossa lista com as 10 principais teorias de conspiração espacial. A próxima vez que você for olhar as estrelas e quiser saber que segredos o universo guarda, lembre-se de que alguém pode saber a resposta - só não quer contar a mais ninguém.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.