quinta-feira, 27 de junho de 2013

Micrometeoritos

Introdução
Quando o meteoroide consegue sobreviver a passagem da atmosfera terrestre e chega até a superfície é chamado de meteorito.Os meteoritos podem ser divididos basicamente entre rochosos (mais numerosos),metálicos e mistos. Os mais fáceis de serem distinguidos das demais rochas terrestres são os metálicos.Porém vamos falar aqui,de partículas bem menores! 

Micrometeorito
Micrometeoritos são basicamente,pedacinhos bem menores de material intergalático que caem no nosso planeta constantemente.
Há uma maneira fácil de coletar esses meteoritos bem pequenos,porém você precisa contar um pouco com a sorte,para a caça de micrometeoritos,o ideal é encontrar micrometeoritos metálicos,que são atraídos por ímã e podem ser então identificados.
Vamos ensinar você algumas maneiras de caçar micrometeoritos na sua casa mesmo.

A caça dos micrometeoritos
Para coletar micrometeoritos,você deve procurar por lugares onde esse material pode estar disperso.Um local muito indicado para procurar micrometeoritos é no telhado de casa,ou por meio dos tubos de drenagens de sua casa ou prédio,uma vez que a água das chuvas pode arrastar partículas de todo um telhado e coletá-las através das calhas de drenagem.

1-Use a calha de sua casa
Se sua casa possui calha,esse é um ótimo método para procurar por micrometeoritos.Quando chover colete a água da chuva,por meio de um recipiente, basta usar a saída da sua calha.Os micrometeoritos poderão estar acumulados em seu telhado,a chuva vai limpar seu telhado e trazer essas partículas para o recipiente,porém,junto trará várias outras sujeiras.Deixe a água acalmar,os micrometeoritos deverão permanecer no fundo (pois são mais densos),retire a sujeira menos densa.
Agora chegou a hora de tirar a água e pegar o material que interessa.Você pode criar seus próprios métodos para fazer isso.
a) você pode deixar a água secar,depois colocar os resíduos numa folha de papel.Em seguida passe um ímã,com atração mais forte possível,em baixo dessa folha com materiais,ao mesmo tempo chacoalhe a folha para dispersar os demais materiais.Ou você pode simplesmente passar o ímã por cima de todos os materiais,mas nesse caso pode ser difícil identificar as partículas atraídas.
b)você pode também colocar seu ímã dentro de uma sacola plástica,ou outro material e mergulhar essa no recipiente com água,os materiais atraídos por ímã (inclusive os micrometeoritos metálicos) serão atraídos.
c)invente seu próprio processo de separação! Lembre-se que os micrometeoritos serão atraídos pelo ímã.

Agora é hora de analisar as partículas que você encontrou (lembre-se as atraídas por ímã).Você vai precisar de um microscópio ou de uma lupa,para analisar melhor,as partículas mais arredondadas e com possíveis 'furinhos' na superfície serão os micrometeoritos! Essas características são dadas pela passagem do material na atmosfera.

Dicas
Durante um período de chuva de meteoros,seu resultado pode ser melhor,nessas épocas mais material intergalático entra no nosso planeta.Períodos longos sem chuvas,são ótimos para após uma chuva conseguir esse material,já que haverá um maior acúmulo.
Se você mora próximo da praia você pode usar um ímã,ou detector de metais dentro de um saco plástico para procurar micrometeoritos.Esse procedimento pode ainda ser feito em outros lugares!

Se você tem interesse na área de meteoritos visite nosso site. Clique aqui.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.