quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Que tal caçar meteoritos e ter até carteira oficial?Participe!

   Campanha ''Caçadores de Meteoritos''


OBJETIVOS DA CAMPANHA
Pretende-se com a campanha,estimular o interesse do público para o assunto,e ao mesmo tempo mostrar a importância dos estudos de meteoritos e seu valor para ciência.Levando este conhecimento a todos,queremos encontrar mais meteoritos em todo o Brasil,inclusive estimular a doação de meteoritos aos museus,pois lá são sua casa de verdade,junto com os cientistas.

FUNCIONAMENTO DA CAMPANHA
Todos os interessados podem estar se cadastrando no clube,e recebendo,gratuitamente a sua carteirinha de ''caçador oficial''.Durante toda a campanha,que não tem uma data final,pretende-se incentivar o público,a procura,e organizações de pequenos grupos de busca.E também fazendo algumas promoções para o incentivo e aumento de público na campanha.

PROMOÇÕES NA CAMPANHA
A nossa primeira promoção na campanha já foi publicada e está em funcionamento,a petição,funciona da seguinte forma:os participantes devem,até dezembro,ir cadastrando amigos e conhecidos,no nosso formulário em papel,já disponível para impressão,depois de cadastrados o participante deve enviar pelo correio a lista com cadastrados,em dezembro iremos fazer a colocação final,os que mais tiverem cadastrado pessoas irá ganhar uma estrela com pó de meteorito.Para mais informações acesse o link:Petição meteoritos.

SITE OFICIAL E CADASTROS
A partir de amanhã,dia 20 de setembro,de acordo com nosso cronograma (ás 13:30 h) será publicado o site oficial,e a página oficial aqui no Blog.A partir de então a campanha começa oficialmente,podendo quaisquer pessoas se cadastrarem.O link do site estará disponível nesta página!


A importância dos meteoritos e campanhas
Não é tão fácil encontrar um ET por aí. A professora Maria Elizabeth estuda sobre meteoritos há 30 anos e diz que ''Uma pessoa pode buscar a vida inteira e jamais topar com um. Por isso, é tão importante para a ciência contar com milhares de olhos em todos os lugares''. Os meteoritos são registros únicos do Sistema Solar, e podem trazer informações preciosas sobre o nosso sistema e o Universo são restos de planetas que não existem mais ou não chegaram a se formar, ou podem ser também fragmentos de planetoides e outros corpos do universo. É por isso que campanhas para a busca dessas pedras extraterrestres são muito importantes. 
Apesar do número de quedas registradas no Brasil a maioria ainda não foi encontrada; um caso recente foi um bólido visto no nordeste, e que pode ter tido sua queda no sertão nordestino, porém não se tem informações desse meteorito, que caiu no início deste ano. A carência de pessoas que conhecem o assunto, e programas para o incentivo de procuras são fatores relevantes que contribuem altamente para que casos como esse terminem sem nenhuma descoberta.
A campanha ''Caçadores de Meteoritos'' tem como objetivo principal estimular grupos de buscas regionais em locais suspeitos como o caso no Nordeste, mostrando às pessoas a importância destas buscas e ampliando o número de indivíduos atentos ao assunto. Este olhar minucioso e interessado da população contribuirá com a procura e informação sobre bólidos, por exemplo.
O Brasil apresenta um número inferior de meteoritos encontrados se comparado a países de mesmo tamanho territorial. A descoberta de mais meteoritos no Brasil poderá contribuir para o avanço das pesquisas Brasileiras sobre assunto e aumentar a coleção destes nos Museus do país. 
Todos que quiserem poderão ser caçadores de meteoritos formalmente, basta se cadastrar na página oficial e você receberá gratuitamente uma carteirinha da campanha.
A Ciência conta com o apoio de todos vocês para caçar mais pedras extraterrestres em todo o país!

Como identificar meteoritos?
No nosso site oficial,temos uma página destinada somente a esse fim:identificação de meteoritos.Porém para tirar conclusões é necessário que seja examinado por especialistas,em testes no microscópio e químicos,o endereço para enviar amostras também está em nosso site da campanha. SITE OFICIAL