quarta-feira, 14 de março de 2012

Fusos Horários

Introdução

O tempo é algo que a maioria das pessoas acha natural. Dificilmente param para pensar em questões como: por que o ano tem 12 meses? Por que setembro tem 30 dias? Por que fusos horários existem? O que é o horário de verão?
Da mesma forma que as tradições que rodeiam o Natal e o Halloween têm origens totalmente inesperadas, as tradições sobre relógios e calendários também. Neste artigo, vamos ajudar você a entender o tempo.
 

Origens do tempo
dicionário Webster (em inglês) - edição escolar/quarta edição - definetempo como:
    II. um período ou intervalo. 1: o período entre dois acontecimentos ou enquanto algo existe, acontece ou age. Intervalo medido ou mensurável
Na essência, o tempo é apenas uma ilusão. Não podemos vê-lo ou senti-lo, ele simplesmente acontece. De um ponto de vista histórico, os seres humanos inventaram uma maneira totalmente arbitrária e interessante de medir o tempo.
dia é obviamente o ponto de partida para o tempo. Um dia consiste de um período de luz solar seguido de noite. Nosso organismo está ligado a esse ciclo por meio do sono; portanto, um novo dia começa ao acordarmos pela manhã. Não importa qual seja a cultura, o conceito de dia vem de maneira óbvia e natural.
Usamos relógios para dividir o dia em pequenas partes. Usamos calendários para juntar dias em vários grupos. Ambos os sistemas têm origens interessantes, que descobriremos no decorrer deste artigo.
Medindo o tempo
A medição do tempo é bem abrangente. Veja aqui alguns períodos, do mais curto ao mais longo.
  • 1 picossegundo (um trilionésimo de segundo) - o menor período que pode ser medido com exatidão.
  • 1 nanossegundo (um bilionésimo de segundo) - de 2 a 4 nanossegundos é o tempo que um microcomputador leva para executar uma tarefa de um programa.
  • 1 microssegundo (um milionésimo de segundo).
  • 1 milissegundo (um milésimo de segundo) - o tempo mais rápido de exposição de um filme em uma câmera fotográfica normal. Uma foto tirada em um milésimo de segundo normalmente é capaz de congelar todos os movimentos de um ser humano.
  • 1 centésimo de segundo - tempo que um relâmpago leva para acontecer.
  • 1 décimo de segundo - o piscar de um olho.
  • 1 segundo - o coração de uma pessoa normal bate uma vez a cada segundo.
  • 60 segundos - um minuto. Uma longa propaganda na TV.
  • 2 minutos - aproximadamente o tempo que uma pessoa consegue segurar a respiração.
  • 5 minutos - aproximadamente o tempo que uma pessoa fica esperando no semáforo.
  • 60 minutos - uma hora. Aproximadamente o tempo que uma empresa oferece aos seus funcionários para eles almoçarem.
  • 8 horas - um dia normal de trabalho, bem como a quantidade de horas que uma pessoa precisa dormir por noite.
  • 24 horas - um dia. A quantidade de tempo que a Terra leva para girar uma vez em torno de seu eixo.
  • 7 dias - uma semana.
  • 40 dias - aproximadamente o tempo que uma pessoa consegue sobreviver sem comida.
  • 365 dias - um ano, o tempo que o planeta Terra leva para completar uma volta ao redor do sol.
  • 10 anos - uma década.
  • 75 anos - período aproximado de vida de um ser humano.
  • 5 mil anos - período da história registrada.
  • 50 mil anos - período de existência do Homo sapiens como espécie.
  • 65 milhões de anos - período de extinção dos dinossauros.
  • 200 milhões de anos - período de existência dos mamíferos.
  • de 3,5 a 4 bilhões de anos - tempo em que a vida existe na Terra.
  • 4,5 bilhões de anos - idade do planeta Terra.
  • de 10 a 15 bilhões de anos - idade provável do universo desde o Big Bang.
Relógios
Qual é a duração de um dia?
É a quantidade de tempo que a Terra leva para girar uma vez em torno de seu eixo. Mas quanto tempo a Terra leva para girar? É aí que as coisas começam a ficar completamente arbitrárias, então decidiu-se padronizar alguns acréscimos.
  • Um dia consiste de 2 períodos de 12 horas, totalizando 24 horas.
  • Uma hora consiste de 60 minutos.
  • Um minuto consiste de 60 segundos.
  • Os segundos são subdivididos em um sistema decimal em "centésimos de segundo" ou "milésimos de segundo".
Esse é um jeito bem estranho de dividir um dia. Dividimos o dia na metade, as metades por doze, depois por 60, por 60 novamente e então convertemos para um sistema decimal de partes bem pequenas. Não é à toa que as crianças têm dificuldade em aprender as horas.
Por que o dia tem 24 horas?
Ninguém sabe ao certo. No entanto, a tradição é bem antiga. Veja abaixo uma definição da Enciclopédia Britânica (em inglês).
    "O mais antigo relógio de sol conhecido é um egípcio, feito de xisto verde, construído pelo menos no século VIII a.C. Consiste de uma base reta com uma cruz elevada em uma das extremidades. A base, em que é gravada uma escala de seis divisões de tempo, é colocada na direção leste-oeste, com a cruz na extremidade leste pela manhã e na oeste à tarde. A sombra dessa cruz na base indica a hora. Relógios desse tipo ainda são usados em áreas primitivas do Egito.
Parece que os babilônios foram os primeiros a usar os seis na marcação de temoi, mas o motivo não está claro.
Por que uma hora tem 60 minutos e um minuto tem 60 segundos?
Isso também não está claro. Sabe-se, no entanto, que os egípcios usavam um calendário que tinha 12 meses de 30 dias, totalizando 360 dias. Acredita-se que seja por isso que os círculos são divididos em 360 graus. Dividindo 360 por 6 se obtém 60 e 60 também é o número base no sistema matemático babilônico.
O que significa a.m. e p.m.?
Essas abreviações significam ante meridiem, antes do meio-dia, e post meridiem, depois do meio-dia, e são uma invenção romana. De acordo com Daniel Boorstin em seu livro The Discoverers (Os descobridores), essa simples divisão do dia em duas partes foi a primeira contribuição romana com relação ao tempo em um dia.
    "No final do século IV a.C., os romanos dividiam seus dias em apenas duas partes: antes do meio-dia e depois do meio-dia. Um assistente do cônsul foi escolhido para observar quando o sol cruzasse o meridiano e informar ao Fórum, uma vez que os advogados tinham de comparecer nos tribunais antes do meio-dia".
O homem moderno baseia seu tempo em segundos. Um dia é definido como 86.400 segundos e um segundo é oficialmente definido como 9.192.631.770 oscilações de um átomo de césio 133 em um relógio atômico.

Fusos Horários
Todas as pessoas do planeta querem que o sol esteja no ponto mais alto do céu (cruzando o meridiano) ao meio-dia. Isso seria impossível caso só existisse um fuso horário, porque a Terra gira 15 graus a cada hora. A idéia por trás da existência de vários fusos horários é dividir o mundo em 24 pedaços de 15 graus e ajustar os relógios de acordo com cada fuso. Todas as pessoas de um determinado fuso ajustam seus relógios da mesma forma e cada fuso fica com um horário diferente do outro.
Na porção continental dos Estados Unidos existem quatro fusos horários Oriental, Central, Montanha e Pacífico. Quando é meio-dia no fuso Oriental, são 11 da manhã no Central, 10 no fuso Montanha e 9 no Pacífico.
Todos os fusos horários são medidos a partir de um ponto central no Observatório de Greenwich, na Inglaterra. Esse ponto é conhecido como oMeridiano de Greenwich ou o Meridiano Principal (ou de origem). O tempo no Meridiano de Greenwich é conhecido como relógio de Greenwich, horário médio de Greenwich ou hora de Greenwich. O fuso horário oriental nos Estados Unidos é o horário médio de Greenwich menos cinco horas. Quando lá o relógio mostra meio-dia, são 5 horas da tarde no Observatório de Greenwich. A linha internacional de mudança de data é localizada no lado oposto do planeta, a partir do Observatório de Greenwich.
Por que o Observatório de Greenwich é tão importante? Em uma conferência em 1884, vários astrônomos declararam que o Observatório de Greenwich é o meridiano principal. O interessante é que o observatório mudou para Sussex na década de 50, mas o local original continua sendo o meridiano principal.


Fusos do Brasil

O Brasil tem três fusos horários. A maior parte das cidades adota o mesmo horário de Brasília. Os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul marcam uma hora a menos que Brasília e o território de Fernando de Noronha, no Atlântico, uma hora a mais. Até abril de 2008, Acre, Amazonas e Pará tinham dois fuso horários, o que acabou extinto.


Para cada fuso a leste acrescentamos uma hora,e para cada fuso a oeste tiramos uma hora.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.